sábado, julho 31, 2010

Churrascos
Não tenho uma grelha, mas há daquelas de comprar e deitar fora que já vêm armadas com carvão e tudo. E poucas refeições me dão tanto prazer como aquelas que são assadas ali na brasa à beira-mar. Ou durante encontros improvisados de amigos em que a comida é simples e mais uma desculpa para um convívio informal e nada planeado.

sexta-feira, julho 30, 2010

Refrescos naturais
No Verão para além de comer muita fruta, bebo muita fruta, de preferência sucos feitos na hora com frutos exóticos. Tanta vitamina, tanto refresco!

quinta-feira, julho 29, 2010


Fora
Enquanto que no Inverno passamos a vida encafuados em casa, no Verão é o diametral contraste: passamos muito mais tempo fora de casa do que dentro: na praia, de passeio, na floresta, na cidade e na varanda. Dentro de casa é que não ;-)

(fotos: vida de praia)

quarta-feira, julho 28, 2010

Pés de molho
Às vezes está tanto calor, que só sabe bem ou passar horas e horas dentro de água, ou pelo menos estar com os pés de molho, refrescando assim eficazmente o corpo todo.

(foto: vida de praia)

terça-feira, julho 27, 2010

Queijo fresco
É raro comer pão, mas durante o Verão não passo sem o meu queijo fresco e e muito menos sem o meu requeijão, de preferência em pão saloio bem cozido e com manjericão fresco a condimentar – nham nham!

segunda-feira, julho 26, 2010

Passeios
Adoro passear, andar a pé, fazer longas caminhadas à beira-mar, no campo, pela floresta, respirar fundo, sentir a brisa num dia de muito calor. Ou deambular pelos quarteirões pitorescos da cidade.
(foto: vida de praia)

domingo, julho 25, 2010

Viajar
Uma coisa que ligo imperativamente ao Verão são os aeroportos, as viagens de avião. Adoro a atmosfera internacional num aeroporto que podia ser em qualquer destino do mundo. Gosto de ter de mostrar o passaporte no check in e passar à área restrita só a viajantes. Gosto das chegadas ao destino final, de ser esperada com ansiedade. Das despedidas é que não gosto mesmo nada...

sábado, julho 24, 2010

Perna ao léu
Sempre detestei andar encasacada. Logo assim que posso começo a andar de saias e de calções para poder andar de perna ao léu :-)

sexta-feira, julho 23, 2010

Gelados de água
Não vou aqui além por um gelado, mas quando o calor aperta podia viver de gelados de água, especialmente Sun Lollies, que compramos às embalagens de 10 e congelamos nós próprios. Os meus favoritos são os de mirtilo, os de morango e os de ananás. Nham nham!

quinta-feira, julho 22, 2010

Bougainvilleas
Verão tem tudo a ver com sensações e cores fortes e as bougainvilleas em flor são um excelente exemplo disso.

(foto: vida de praia)

quarta-feira, julho 21, 2010

Água
Durante o Verão bebo àgua gelada às litradas e não há nada que nos refresque de tal maneira. Pois não?

terça-feira, julho 20, 2010

Arroz de marisco
Quando está tanto calor não me apetecem grandes refeições ou refeições quentes; prefiro qualquer coisa leve como uma salada. Mas faço uma excepção com o arroz de marisco, que é um dos meus pratos favoritos e mais um daqueles pitéus que infelizmente só provo uma ou duas vezes por ano.
(foto: vida de praia)

segunda-feira, julho 19, 2010

Pastel de nata
Nunca fui muito à bola com os pastéis de nata, mas desde que deixaram de estar à minha disposição diariamente que é sempre uma festa provar o primeiro e único pastel de nata, só para matar saudades.

domingo, julho 18, 2010

Vinhos leves
Normalmente prefiro o vinho tinto, mas durante os dias de calor aprecio e vou mais para os vinhos mais leves – e raramente declino um copo de vinho verde, branco ou rosé fresquinho.

(foto: vida de praia)

sábado, julho 17, 2010

Dormir
Tempo de férias também é tempo de pôr os sonos em dia, dormir até tarde e acordar por mim própria sem o terrível som do despertador que me escraviza durante o resto do ano. Viva a liberdade! ;-D

sexta-feira, julho 16, 2010

Leitura
Tempo de férias é tempo de pôr a leitura em dia, de preferência a de ficção – chick lit, mistérios policiais e tal. Na praia, na esplanada, na varanda – desde que seja ao ar livre e esteja com o meu livro estou bem :-)
(foto: damekkodark @flickr.com)

quinta-feira, julho 15, 2010

Sagres
E a acompanhar as sardinhas, ou só para refrescar, uma Sagres geladinha.
(foto: vida de praia)

quarta-feira, julho 14, 2010

Sardinhas
Já cá faltavam as sardinhadas assadas da praxe, claro, com salada de pimento assado, em que se come mais por guloseima do que qualquer outra coisa - e pela boa companhia, claro ;-)

terça-feira, julho 13, 2010

Cheiro a maresia
Não há nada como acordar cedo e ir dar um passeio pela praia e respirar fundo aquele cheirinho inconfundível a maresia. Tem tudo a ver com Verão e férias!

segunda-feira, julho 12, 2010

Convívio
Durante o Inverno temos mais a tendência de “hibernar” e andar ocupados com isto e aquilo. Mas na época estival parece que volta a vontade de estar com a família e a malta amiga. Eu não estou muitas vezes em Portugal por isso é também uma das raras oportunidades que tenho para estar com a família e a malta amiga lá. Iupiiiii! :-D

domingo, julho 11, 2010

Chapéus de sol
Gosto de chapéus de sol não só pela sombra indispensável que oferecem num dia de calor como pelas cores e padrões que têm e que dão à praia um colorido extraordinário.

sábado, julho 10, 2010

Girassóis
Adoro passar por campos extensos de girassóis, sempre virados em direcção ao sol (daí o nome) para que este os ajude a produzir o néctar que irá atrair os insectos de que eles necessitam para a polinização. Comprar ramos de girassóis para pôr numa jarra alta a iluminar-me a sala. Ou um minigirassol apenas num vaso.
(foto: vida de praia)

sexta-feira, julho 09, 2010

Vida de varanda
E adoro passar dias inteiros na minha varanda, claro :-) Estar espojada na espreguiçadeira a ler. Tomar as refeições lá fora. Regar as minhas flores e plantas aromáticas. Seguir o vôo ágil das andorinhas.

(foto: vida de praia)

quinta-feira, julho 08, 2010

Morangos & cerejas
Durante o Verão não passo sem a fruta da época, em particular a minha favorita: o morango e a cereja. Como sempre mais do que me faz bem, mas sabem-me tão bem ;-D

quarta-feira, julho 07, 2010

Praia
Também não perco uma oportunidade para ir à praia, quer seja a nossa praia local, quer sejam as praias de onde esteja a passar férias. Desde que tenha uma extensãozinha boa de areia (calhaus não!) e água cristalina, lá estou eu! E se a águinha estiver a uma temperatura razoável até sou capaz de lá meter o pé :-)

terça-feira, julho 06, 2010

Havaianas ad libitum
E também não perco uma oportunidade de andar com os pés à solta ou só de sandálias ou havaianas. Sabe tão bem e sabe mesmo a Verão :-)

segunda-feira, julho 05, 2010

Namorar
E quem diz descansar diz namorar ;-) Adoro andar de mão dada com o meu cara-metade, andar aos beijinhos a toda a hora, ir com ele a sítios românticos e passar horas na conversa e na galhofa. Porque temos tempo e porque apetece.

domingo, julho 04, 2010

Descanso
Durante as férias têm-se oportunidades únicas de descanso e lazer – conto ler alguns livros e desfrutar de ter tempo sem medida.

sábado, julho 03, 2010

Sol
E das redes passamos ao sol, que nunca é demais :-D O que não significa que não tome cuidado e me proteja nas horas de mais calor, em que prefiro estar à sombra, numa esplanada ou debaixo de um chapéu de sol.

sexta-feira, julho 02, 2010

Rede
A pouquíssimas horas das férias de Verão (mais precisamente... 6! Iupiiiii! :-D) não posso deixar de começar a pensar já naquelas delícias que pertencem mais às férias do que ao dia-a-dia. Vão ser 4 semaninhas só para estar no bem bom. E resolvi levar-vos de passeio pelas coisas de que mais gosto ou ligo mais ao Verão e às férias grandes à medida que me ocorrem. Começando pelas redes: adoro estar deitada a ler ou a dormitar numa rede; e vi há dias o anúncio de uma rede de viagem – leve, compacta e com a capacidade de aguentar até 90 quilos. Custa 14,80 € no Goplanet.com. A ver se ainda vou a tempo de encomendar uma...

quinta-feira, julho 01, 2010

Parabéns, amor!
Hoje o meu cara-metade faz anos. Como estamos quase a entrar de férias e este ano excepcionalmente até vamos tirar um mês inteiro (iupiiii! :-D) não tivémos hipótese de tirar também o dia livre hoje. Mas eu conto sair mais cedo para ir decorar tudo a primor lá em casa e preparar o jantar. O aniversariante não sabe (mas já deve calcular...) que vai ter visitas à noite ;-)
Entretanto o que não sabe nem calcula é que... shhhhh: para amanhã à noite convidei outros dois casais entre alguns dos seus melhores amigos...
(foto: herfordfalgren @flickr.com)