segunda-feira, janeiro 31, 2011

Limpezas de Primavera
Não tarda chega a Primavera. Bem, não tarda é como quem diz, porque ainda falta um bom bocado, mas pronto... não tarda voltam os dias de mais sol que me iluminam a casa toda de maneira desconcertante, revelando o pó que impossivelmente se terá juntado só desde as limpezas de Sexta-feira, ou...? Para já não falar do efeito que tem a luz cair nos vidros que já precisam de uma mãozinha outra vez. Como limpo todas as semanas não costumo fazer aquela grande limpeza de Primavera em que tudo é virado e revirado e aspirado e lavado; mas talvez devesse, porque pelo que ouvi dizer, temos a tendência de nos esquecer do teclado do computador, do forno, etc. e tal. E cheirar a limpo não chega: tem de se ir a fundo com as limpezas, porque a sujidade não é nada saudável e pode provocar sintomas como dores de cabeça, irritações nos olhos, asmas e porcarias.
Como não posso tornar a sujidade invisível, a propósito da conversa de ontem, he he he, vou ter de começar a planear isto...

domingo, janeiro 30, 2011

Apostas europeias
Por mim acabávamos com a União Europeia por todas as razões e mais uma. Agora ainda por cima se vê mais uma vez como deitar dinheiro (o dinheiro de nós todos!...) à rua num projecto no mínimo psicótico: então não é que resolveram financiar uma pesquisa cujo intuito é descobrir o segredo da invisibilidade? (I kid you not!) Não, e não se trata de ficção científica: querem mesmo tentar aplicar a famosa nanotecnologia para manipular a maneira como a luz é reflectida à volta de um objecto sólido para que pareça invisível de todos os prismas, ao contrário do que até aqui supostamente já era possível: um objecto parecer invísivel mas só de 2 dimensões. Apesar do projecto estar a custar uma fortuna, até aqui só conseguiram fazer desaparecer totalmente objectos minúsculos, microscópicos mesmo (que já de si nem davam para ver a olho nú, talvez...? ;-D). Mas a Comissão Europeia está tão entusiasmada com os resultados que já propõe duplicar a verba apartir de 2015.
...
???
Ter políticos com visões e ambições míseras, que se contentam com pouco, é no que dá ;-D

sábado, janeiro 29, 2011

Angariação de fundos na Dinamarca
A recordar que hoje é o dia em que os residentes na Dinamarca, tal como no ano passado, têm a oportunidade de demonstrar a sua enorme generosidade para com os mais carenciados. Em 2010 foi o Haiti o beneficiado; este ano é a vez de vários países africanos. Durante a semana já houveram algumas iniciativas de angariação de fundos e hoje à noite, no melhor estilo Natal dos Hospitais, vai haver o grande show de solidariedade na TV. A não perder! :-)

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Equilíbrio
Sempre me fascinou, se bem que nada positivamente, ouvir os pais pais comentar que este ou aquele colega fazia duas e três horas de almoço por dia se fosse preciso, ou passava o dia todo ao telefone com os amigos ou a mãe, em vez de se aplicar ao trabalho nas horas do expediente. Como é que é possível ser-se tão mandrião e ter uma moral laboral tão modesta??? Com isto das novas tecnologias imagino que o problema seja o mesmo – ou maior ainda, se quem já se aproveitava continua a fazer horas de almoço de campeão e conversas telefónicas privadas idem e ainda se vai pendurar no Facebook ou no Messenger.
Não digo que uma pessoa não precise de pausas ou não possa tratar de assuntos privados na hora do expediente – pois se as horas de abertura de certos serviços são restritas, e se uma pessoa uma vez por outra até leva trabalho para casa ou assim; há que ser flexível. Mas também há que ter moralidade e responsabilidade. Já para não falar de que há que ter cuidado, se o chefe anda de olho porque uma pessoa não apresenta resultados satisfatórios, o que deve ser dificílimo de conciliar com horas e horas de calanzice ;-)

quinta-feira, janeiro 27, 2011


Popularidade
Mas mudando de assunto, que a minha pressão arterial não aguenta que me exalte muito mais, li em tempos sugestões de como se tornar popular ou o contrário em relação aos colegas à hora de almoço.
A fazer: levar um almocinho caseiro cheirosinho, de preferência com ervas aromáticas frescas, e com um óptimo aspecto; levar uma pizza extra para partilhar com os colegas, ou rissóis ou outro pitéu do género. Ou um bolinho.
A evitar: comida mal cheirosa e com mau aspecto com tendência a acachapar ou a escorrer em líquido.
É fááááácil! :-)

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Grrrr :-(
Há já uns tempos que ando para escrever sobre isto, mas agora finalmente ganhei balanço: há uns meses atrás tive que me exaltar e escrever à ministra da administração interna e integração dinamarquesa, Birthe Rønn Hornbech. Respeito e concordo com o seu desejo de ver os estrangeiros cá residentes bem integrados e a contribuir activamente para a sociedade. Mas não me venham cá com discriminações e planos injustos, que eu me vou logo aos arames! :-( A questão foi uma proposta de lei, que sugeria criar um sistema de pontos, se alguém quiser para cá trazer o/a namorado/a ou esposo/a do estrangeiro, como foi o caso do meu maridinho. Se o/a potencial noivo/a tivesse mais de 24 anos, era preciso ter 60 pontos para poder imigrar, se fosse mais novo/a 120 pontos. Dei uma vista de olhos nas actividades e qualificações que dariam direito a pontos: um PhD daria logo os 120 pontos, um mestrado 80 pontos, um bachelerado de uma universidade estrangeira de elite 70 pontos, experiência qualificada de trabalho, x pontos etc. e tal.
Ora, quando comecei a namorar com o meu futuro marido era tão novinha que só tinha o liceu e experiência profissional mínima; dar-me-iam 40 pontos pelos conhecimentos de Inglês e Alemão, e mais 20 pontos por não ir morar para um gueto... ok e talvez 10 míseros pontinhos por fazer trabalho humanitário voluntário, mas é só; logo não tinha qualquer hipótese de chegar aos 120 pontos! :-S
Vim para cá, casei, estudei (até me fizeram fazer 2 anos de liceu dinamarquês, que liceu português na altura não dava acesso à universidade aqui), formei-me e tenho sempre contribuido, quer a trabalhar quer a pagar impostos.
A meu ver o importante para uma integração bem-sucedida é portanto a força de vontade e sentir-se bem recebido, mais nada. Por isso não me venham cá com pontos e exigências prévias, por favor! O amor não é ditado por estas coisas...

terça-feira, janeiro 25, 2011

Replay
Quando eu era adolescente se havia uma música de que gostava, tinha a mania de a pôe em replay e ouvia-a vezes sem fim. Se bem que nem precisasse, porque o meu cérebro já de si tem a mania de pôr as músicas em replay – infelizmente quer as que aprecio, quer as que detesto; basta ter ouvido uma música qualquer no rádio e... zás!: estou tramada com ela para o resto do dia.
Entretanto há dias descobri que esta tendência irritante serve uma função importante: quando temos uma música na cabeça, o cérebro liberta dopamina, que é uma hormona que nos põe de bom humor.. Porquê? Porque o cérebro, particularmente o feminino, não sei bem porquê, adooooora repetições e reconhecer padrões.
Foi um grupo de cientistas da universidade de Cincinnati que chegaram a esta conclusão. E apesar das vantagens das repetições musicais, felizmente também tinham algumas sugestões para ajudar uma pessoa a tirar uma música da cabeça: por exemplo distraindo o cérebro fazendo outras coisas, mudando o CD mental cantarolando uma música ainda mais irritante e mais complicada e por conseguinte difícil de fixar; cantando o último verso, já que muitas vezes o que se passa é que o cérebro está a tentar fazer é lembrar-se da música toda; “contagiar” outros – não é nada simpático, mas às vezes ajuda ;-D

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Derrota democrática
Este fim de semana houve eleições presidenciais em Portugal. E não posso esconder a minha descomunal decepção com meus compatriotas – não pelo resultado em si; vamos levar com mais 5 anos de cavaquismo e não foi ele o candidato em que votei, mas nem é por aí. É que só de pensar que os ditos “eleitores de sofá”, 53,37% da população com direito a voto, decidiram o resultado da eleição abstendo-se, supostamente em protesto, me dá vontade de abolir os direitos cívicos destas pessoas que obviamente não os querem para coisa nenhuma. A meu ver estas eleições foram uma derrota gigantesca para a democracia e uma afronta para com quem lutou para que Portugal saísse de uma ditadura :-S

domingo, janeiro 23, 2011

Milagres
Skylar Schwab (na foto) é o nome de uma bebé que sobreviveu ao inimaginável (nem sei se isto é uma palavra, mas enfim...): ao ataque de uma vaca voadora. Passo a explicar: a mãe, Samantha Wittstruck, já estava de barriga quando um tornado assolou o Minnesota a 17 de Junho do ano que passou e consigo entre colossais jorradas de vento trouxe uma vaca, que veio de encontro a ela (daí ser uma vaca voadora). A coitada da senhora deve ter desmaiado e acordou com a vaca em cima de si. Receou ter perdido o bebé com o choque, o que não foi o caso, e quando a menina finalmente veio ao mundo, a mãe quiz celebrar este milagre, dando à bebé este nome inspirado pelo céu (“sky”-lar). E os presentes que os habitantes da cidade ofereceram à menina – cobertores, roupa e tal – tinham todos imagens de vaquinhas, como é óbvio :-)

sábado, janeiro 22, 2011

1-2-3-4…
O cliché dos chlichés é provavelmente aquele de contar carneiros para adormecer. Entretanto li há dias que não resulta. Como também é má ideia ficar deitado a fazer tudo por tudo para adormecer, o que nos torna ainda mais despertos. Segundo os entendidos o melhor a fazer é depois de máx. 15-20 minutos levantar-se outra vez e fazer outra coisa: comer um bocadinho, ir à casa-de-banho, ler, beber um cházinho ou leite quente, tomar um belo banho tépido, fazer palavras-cruzadas, ouvir música calma e actividades do género que em si são suporíferas.
Para mim ler é tiro e queda: 2-3 páginas e já dou por mim com o livro a cair. Qual é o vosso truque quando têm dificuldade em adormecer?

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Inteligência
Na Dinamarca, quando uma pessoa tem um hábito ou interesse que lhe foi transmitido pelos pais, costuma-se dizer que o recebeu com o leite materno. Mas sabiam que a inteligência pelos vistos é mesmo transmitida através do leite materno? Segundo um estudo australiano levado a cabo pelo Instituto Telethon de Saúde Infantil da University of Western Australia em que seguiram 1.038 crianças desde a 18. semana de gravidês das mães, as que foram amamentadas com o leite das mães saiam-se melhor na escola (em testes de matemática, leitura e escrita) aos 10 anos de idade (e supostamente mais tarde também, imagino eu), especialmente nos rapazes, que, como se sabe (dizem os peritos, não fui eu que inventei), são mais vulneráveis às adversidades em períodos críticos de desenvolvimento do que as raparigas. Possivelmente porque o conteúdo do leite apoia o desenvolvimento cerebral no que diz respeito aos lípidos longos, graças ao efeito protector das hormonas femininas.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

De… perna ao léu
Mais uma vez, e apesar da neve e gelo, milhares de habitantes de Nova Iorque voltaram pelo 10. ano consecutivo a despir-se no Metro como se fosse a coisa mais natural do mundo: um-dois-três, toca a ficar de perna ao léu assim de repente. Aconteceu no fim-de-semana passado, mais precisamente Domingo passado às 15 horas o anual “No Pants Subway Ride” (trad.: “Viagem de Metro sem Calças”). Para que efeito? Para quebrar a monotonia. Para sentir que fazem parte do grupo. Parecendo que não isto estava tão bem orquestrado que os participantes previamente tinham recebido um e-mail em que eram instruidos a responder que as calças ou saia que tinham despido eram desagradáveis de usar se alguém lhe viesse perguntar o que estavam a fazer.
...
Eu podia pensar em mil maneiras mais elegantes – e menos frias! – de quebrar a monotonia ;-)

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Descobertas
Já não me lembro como é que uma pessoa se mantinha informada antigamente quando não tínhamos internet. O certo porém é que suspeito que o nível de informação era mais… modesto, digamos, e que hoje somos bombardeados com bastante mais informação do que temos capacidade de absorver, apesar do seu interesse.
Por exemplo hoje entrei no Google para procurar uma coisa específica e dei por acaso de caras com uma imagem de uma das pinturas de Cézanne e foi assim que me apercebi de que Paul Cézanne, cujeas obras eu até aprecio, faria 172 anos hoje caso estivesse vivo.
O que fazer sem o Google, né? ;-D
(na foto: “Still life with bottle and apple basket”, de Paul Cézanne, 19 de Janeiro de 1839 – 22 de Outubro de 1906)

terça-feira, janeiro 18, 2011


30 aninhos
A minha irmã mais nova faz hoje 30 anos de idade. Desde que acordei que tenho andado a repetir esta frase para mim mesma, porque mal posso acreditar!... Ainda me lembro perfeitamente do dia em que veio para casa da maternidade, franzininha, muito vermelha e com uns pulmões dignos de uma cantora de ópera – aquilo era cada berro!... X-S
Com os anos a nossa relação felizmente tornou-se menos dramática mas mais intensa e sinto-me muito ligada à minha irmã.
Muitos parabéns, Lena! Espero que passes um dia muito feliz, cheio de miminhos e atenções; e só tenho pena de estar cá tão longe e de não poder ir celebrar este grande dia contigo.

(fotos: vida de praia)

segunda-feira, janeiro 17, 2011

A guerra dos sexos
Se pensam que a perpétua luta entre homens e mulheres está ligada aos direitos de uns e de outros, reivindicações salariais, injustiças sociais ou coisa do género estão enganados: a luta trava-se na sala e é pelo telecomando da televisão! ;-) Pelo que li há dias (que como não tenho televisão me falta a experiência própria) homens e mulheres têm necessidades e gostos televisivos completamente diferentes e escolher o programa é ter poder! :-D Daí tantas disputas entre os casais terem a ver precisamente com este tema. Vê-se aquele jogo de futebol muuuuuuito importante (são todos...) ou a telenovela? O filme de acção ou a comédia romântica? O debate político ou os ditos reality shows?
...
Tanta disputa para quê?, pergunto eu. Ou escolhem abolir a televisão – e ficam logo com mais tempo para namorar e tudo, ou compram mais uma e ninguém se chateia ;-)

domingo, janeiro 16, 2011

Assalto de veteranos
E eu continuo sobre uma nuvenzinha côr-de-rosa com o meu maridinho inteiro e de volta a casa, por isso vão ter que levar com o meu excelente humor. Li há dias uma notícia que me ia fazendo cair da cadeira... de rebolar a rir: então não é que um bando de velhotes suecos de 52, 63 e 70 anos de idade (portanto com mais do que idade para ter juízo, né...? ;-D)foram apanhados a planear um assalto a um banco em Copenhaga? Um deles, o de 63 anos, conhecido já pela polícia sob o psudónimo “Duende Pistola” (atarracado e armado até aos dentes???) é alegadamente o chefe do bando de que suspeitam numa onda de assaltos nos últimos meses.
...
Alguém se esqueceu da bengala na cena do crime ou quê...? :-D

sábado, janeiro 15, 2011

♥♥

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Jabadabaduuuuu! :-D
Hoje à noite chega o meu amado vindo directamente das pistas negras* da República Checa! Estou a morrer de saudades e mal posso esperar para o abraçar etc. e tal e ouvir os detalhes das suas peripécias na neve! :-D
...
Se passar por aqui amanhã vai ser só de raspão... ;-)
(*as pistas de ski estão organizadas por cores em relaçäo ao nível de dificuldade e as negras são as mais íngremes e lixadas)
(foto: Roberto Caucino)

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Aaaargh! X-(
De momento ando farta de pessoas e por mim abolia já as áreas e territórios comuns. Já não aguento a tremenda falta de consideração de pessoas supostamente civilizadas, quer sejam elas as que conduzem à psicopata e me ultrapassam à maluca, ou as que não se dando por vencidas com a neve ocupar a berma da estrada e mais um bocado, ainda escolhem estacionar ao lado empatando uma faixa das duas à disposição em cada sentido, tornando o trânsito desnecessariamente lento. Já para não falar das que não limpam a sanita depois de a usar deixando lá vestígios desagradáveis para quem venha depois; ou das que não estão para tirar a loiça limpa da máquina (não têm tempo, “coitadas”; nem eu! :-S) e por conseguinte deixam a loiça suja que usaram na pia, para quem queira entre os colegas que a ponha na máquina; ou as que deixam a máquina de fotocópias avariada e não se dão ao trabalho de chamar um técnico, ficando à espera que outrem o faça; ou... aaaaargh! :-( Ainda só hoje é Quinta-feira e já passei por tudo isto e mais esta semana. Acreditam???

Só me apetece hibernar longe desta gentalha toda. Ou mandá-la para a Lua para bem longe de mim. Nem toda a atitude zen do mundo me pode ajudar a aturar isto, pá!...

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Boletim meteorológico
Depois de semanas e meses de neve e gelo finalmente estamos com temperaturas positivas em Copenhaga – iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!! Até me dá vontade de fazer uma dança do derreter da neve :-D Mas o melhor é ir-me despachar para ir para o trabalho, claro.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Ai os mimos!...
Na Dinamarca já tinhamos o problema das crianças mimadas: os pais trabalham muito e passam pouco tempo com elas e no pouco tempo que têm recusam-se a uma coisa tão “chata” como discipliná-las. Logo os miúdos são uns endiabrados na escola e ninguém – excepto os pais – os atura.
E como se não bastasse, agora temos também o problema dos cães mimados: os donos trabalham muito e passam pouco tempo com eles e no pouco tempo que têm recusam-se a uma coisa tão “chata” como discipliná-los. Logo os cães roem-lhes tudo, saltam para cima das pessoas, e ninguém – nem sequer os próprios donos – os atura. Consequência: entre 12.000 e 15.000 cães são mortos todos os anos, porque os donos já não têm mãos neles :-(
Para finalizar dois pensamentos apenas:
1) se nem sequer têm tempo para os filhos, porque é que se metem em aventuras com animais de estimação?
2) Que sorte que as crianças têm mais direitos do que os cães...

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Manipulações estranhas
Há já algum tempo que não vinha para aqui falar de coisas bizarras e para estrear o ano não podia deixar de mencionar o bezerro-panda (na foto com a mãe e o seu dono), que nasceu dia 1 em Colorado nos Estados Unidos como resultado de manipulação genética... sim: é um bezerro negro com uma faixa branca à volta da barriga, que lhe dá a aparência de panda. Pelo que li é uma rarirade, já que só há 23 destas creaturas no mundo inteiro (felizmente! ;-D), e como tal há-de ser vendido a um preço exorbitante. A quem? Provavelmente a um chinês, já que nas China têm o fascínio pelos pandas e uma delegação chinesa de visita à quinta onde nasceu este bicho sui generis saiu de lá entusiasmadíssima.
...
Será 2011 o Ano do Bezerro-Panda? :-)

domingo, janeiro 09, 2011


Ciao, amor!
O meu marido saiu agora; o meu cunhado veio buscar o irmão e estão de partida a caminho da República Checa. Como já se está a tornar tradição vão esquiar durante uns dias. Vou passar a semana cheia cheia de saudades, mas por outro lado acho fixe os irmãos passarem algum tempo de alta qualidade juntos. E eu prefiro não juntar-me a eles, evitando assim desportos radicais, he he ;-)

sábado, janeiro 08, 2011

Fim-de-semana
Ai que bom que é ter fim-de-semana! Isto de começar a trabalhar outra vez depois das férias é duro que se farta; logo hoje não vou fazer nenhum ;-)

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Terapia
Já não é novidade os casais fazerem terapia se têm problemas graves na sua relação. Entretanto ontem ouvi nas notícias que a nova tendência é amigos fazerem terapia par superar os problemas que surgem na sua amizade.
...
Enquanto houver parvoíce, haverá trabalho cá para a sra. Psicóloga ;-)

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia negro
Faz hoje um ano que faleceu um rapaz extraordinário meu conhecido, por isso não acordei lá muito bem disposta. E se eu estiver mais calada e pensativa do que é costume, já sabem porquê.

...
Ainda tenho imensas saudades tuas, J.! :-S

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Primavera nada à vista
Como vêem pela foto tirada Domingo já faz menos frio (a praia já descongelou um pouco) mas não consideravelmente menos. Acho muito giro isto de ter neve no Inverno, mas é tão pouco prático no dia-a-dia que confesso que já está a fartar... e ainda falta tanto tempo para a Primavera :-P
(foto: vida de praia)

terça-feira, janeiro 04, 2011

Empenhamento
Sou um bocado ambivalente em relação àquela nova tendência do local de trabalho se meter nos hábitos de alimentação e exercício dos seus empregados; se por um lado compreendo a motivação – estatisticamente pessoas obesas e/ou com maus hábitos têm uma saúde periclitante e como tal mais dias com parte de doente do que a média – por outro lado ninguém tem de se meter na vida privada de cada um.
Mas achei interessante que a LK Klima, uma firma norueguesa está tão empenhada em incitar bons hábitos aos seus empregados que começou a pagar-lhes 50 coroas cada vez que usam ginásio, 1.000 coroas por cada quilo que perdem e 10.000 coroas se deixam de fumar.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

À procura de emprego
Há pessoas que têm mais facilidade do que outras em arranjar emprego. Mas se pensam que é só por causa das qualificações extraordinárias ou do carisma que têm estão muito enganados: é porque são bonitas. Pois é verdade: um estudo recentemente levado a cabo na Suécia demonstrou nomeadamente que os homens bem parecidos mais facilmente arranjam emprego do que os menos bem parecidos; a um homem bonitão bastava enviar 5 currículos, enquanto que um homem de aparência mediana tinha de enviar 11.
E esta, hein?
Só há portanto uma coisa a fazer: marcar uma consulta no instituto de beleza mais próximo ;-)

domingo, janeiro 02, 2011

As férias
Ai, souberam-me tão bem estes 10 diazinhos: foi bom pôr os sonos em dia, ter tempo para conversar com o meu cara metade, para passear, para ter cá os meus cunhados e os miúdos uma tarde a lanchar, para ser fada do lar, para não fazer nenhum. E estou determinada a aproveitar ao máximo este último dia de férias até ao último segundo ;-)

(fotos: vida de praia)

sábado, janeiro 01, 2011

1 de Janeiro de 2011
Feliz Ano Novo, malta!!! :-D