quinta-feira, maio 31, 2012

Alergias
Há muita gente que tem alergia ao pêlo dos animais e que sofrem imenso só pela mera proximidade de um bicho peludo – uma das minhas cunhadas, por exemplo: durante anos viveu numa quinta onde têm cavalos, gatos e um cão e não ganhava para as antihistaminas.
Mas alguém já ouviu falaer em cães alérgicos a humanos? Por estranho que pareça é como vos digo: há cães com alergia às células da pele humana e que ficam com pruridos e comichão pela mera proximidade de um ser humano.
O ser humano ainda pode livrar-se do cão; mas o que pode fazer o cão? ;-D

quarta-feira, maio 30, 2012

Smoothie
Só passei por cá para vos avisar de que nem tudo o que é verde e líquido servido num copo alto é um smoothie de kiwi: no Peru, pelo menos segundo ouvi dizer, começaram agora a fazer smoothies de rã X-P

terça-feira, maio 29, 2012

Ajuda
Uma leitora informou-me há dias de que o Brad Pitt tinha imposto uma condição à Angelina Jollie antes do casamento daqui a nada (e não, que eu saiba não foi que esta lhe fosse fiel, que isso nem seria nada realista... ;-D): que engordasse 5 quilos. Para o efeito pediram ajuda ao meu querido Jamie Oliver.
Mas que perda de tempo a vários níveis: o problema não será certamente ela não saber cozinhar ou o que comer para manter um peso normal... mas mais uma questão de voluntariamente comer restritivamente para se manter esquelética. Logo a melhor ajuda não seria talvez de um cozinheiro célebre mas de um psiquiatra ou psicólogo, né...?
E já agora o Brad Pitt também deve precisar de acompanhamento psiquiátrico para escolher a Jollie em vez da ex-mulher, a Jennifer Aniston!... ;-)

segunda-feira, maio 28, 2012

Feriado
Hoje é o último feriado desta temporada – agora só lá para o Natal. Há que aproveitar e relaxar :-D
Bom Pentecostes!
(foto: vida de praia na varanda da mesma)

domingo, maio 27, 2012

Babysitters
Ainda cá temos a nossa menina, que se tem portado muito bem: come bem, dorme o que tem a dormir, ontem esteve bom tempo, por isso fomos todos à praia e foi bastante divertido.
Espero que os papás também se estejam a divertir e a aproveitar o tempo a sós; hoje à tarde já cá passam para vir buscar o seu tesouro :-)

sábado, maio 26, 2012

Sábado em cheio
O fim-de-semana passado foi só descanso. Este – novamente prolongado, mas só de 3 dias – vai trazer mais desafios: um casal amigo faz anos de casados e para poderem ir passar um fim-de-semana romântico fora ficámos de tomar conta da filhota de 3 anos, a nossa afilhada. É a primeira vez que ficamos a tomar conta dela durante tanto tempo e é a primeira vez que dorme em nossa casa, mas espero que reaja bem.
E hoje à noite é a final do Festival da Eurovisão da Canção e, como já é tradição, vamos vê-la e falar mal das músicas do Meio-Oriente e do grau de despimento das gajas da Europa de Leste ;-D Portugal já lá vai. Força Soluna e a Dinamarca!

sexta-feira, maio 25, 2012

Questões científicas
A minha atitude de vida é muito ingénua, logo é raro questionar-me sobre o porquê das coisas. Um avião consegue manter-se no ar apesar de pesar toneladas; isso vai contra as leis da gravidade e tal, mas pronto: é possível e ainda bem. A Terra roda à volta do seu próprio eixo a milhentos quilómetros por hora, mas, por incrível que pareça, não sentimos nada; pronto, está bem.
Como vêem não daria numa boa cientista, pois esses andam sempre a questionar as coisas mais diversas.
Por exemplo um grupo de cientistas da Universidade de Copenhaga anda de momento a investigar os mistérios do interior da Terra: como é que se processa o magnetismo essencial à vida na Terra (pois se não o houvesse não nos poderíamos porteger de partículas solares nocivas)? Porque é que há altas concentrações de petróleo e outros minerais preciosos numas zonas e não noutras? Como é que o calor geotérmico é transportado para a superfície – através de canais naturais ou através do mar?
Nunca tinha pensado nisto...

quinta-feira, maio 24, 2012

Combate ao stress
Há já algum tempo que não passava por aqui para dar um conselhozito de saúde. Hoje vamos falar sobre a profilaxia ao stress, que é um mal que afecta cada vez mais pessoas na nossa sociedade. Li há dias que na América do Sul há umas bagas, as bagas de açaí, que ajudam o organismo a combater o stress, graças ao seu alto teor de antocianina e flavonóides, que protege o sistema imunitário e as células.
O maior stress é que são raras, logo encontrá-las é que pode ser elas... ;-)

quarta-feira, maio 23, 2012

Sem superstição
Não sou muito superticiosa, mas às vezes não compreendo certas pessoas não o serem mais: então não é que Clive Palmer, um bilionário australiano resolveu construir um novo Titanic? O navio estará pronto em 2016 e fará, tal como o Titanic original, a sua primeira viagem de Southampton a Nova Iorque. E supostamente é inafundável.
...
(Arrepio) Da última vez que alguém proferiu certezas sobre um navio que nem Deus conseguiria afundar 1.500 pessoas morreram no naufrágio. Foi há 100 anos atrás.

terça-feira, maio 22, 2012

Os sonhos
Sou psicóloga mas percebo muito pouco de sonhos; para além do significado mais ou menos linear que dá relacionar os temas naquilo que se sonha com questões actuais na vida da pessoa ou traumas antigos. Mas há pessoas que dizem saber imenso sobre o simbolismo dos sonhos; se se baseiam em dados cientificamente comprovados, ou estamos no ramo da adivinha e interpretação à maneira de cada qual não sei. Provavelmente a última hipótese; e ainda assim acho engraçado de vez em quando ler sobre o que é que as pessoas sonham e como o interpretam os ditos peritos.
Perguntaram a 1028 dinamarqueses sobre o que sonham quando dormem. E mais de metade disseram que sonhavam que caiam, que estavam a ser perseguidos ou sobre experiências sexuais; muitos (37%) que conseguiam voar, ou que estavam nús (23%), ou que andavam à procura da casa-de-banho (19%). E mais ou menos 10% que tinham encontrado o proverbial quarto extra algures lá em casa.
Eu sonho muitas vezes que o meu consultório desaparece, que não o consigo encontrar.
Sobre o que será que você sonham recorrentemente?
(foto: http://th02.deviantart.net)

segunda-feira, maio 21, 2012


R.I.P
Faleceu ontem à noite o ícone da música pop Robin Gibb, um terço dos Bee Gees, o trio que se tornou conhecida cantando em falsete com a banda sonora do Saturday Night Fever e que desde então êxito atrás de êxito.
Og meus favoritos são ‘How Deep is Your Love’ e ‘Staying Alive’. Aos 62 anos sucumbiu ao cancro depois de uma prolongada luta.
Que descanse em paz.

domingo, maio 20, 2012

Identificação – ou TV a mais
Há actores que ficam marcados para sempre se desempenham um certo tipo de papel; uma pessoa só os consegue ligar a esse tipo de personagem e às vezes têm até dificuldade em arranjar outro tipo de papel. E há pessoas que, pelos vistos, se identificam muito com os personagens que vêm e seguem semana após semana na tv. Há dias – e duvido que seja a primeira vez que tenha uma má reacção do público – o Larry Hagman, que desempenhou o papel do vilão JR Ewing no “Dallas” nos anos 80 levou uma cacetada de uma octogenária. Porque esta achou que ele tratava muito mal a Sue Ellen, a sua esposa alcoolizada da mesma série.
Alguém viu televisão demais... ;-D

sábado, maio 19, 2012

Espressivo
Yeeeeeees: ontem ao fim da tarde finalmente fizeram a entrega da minha nova máquina de café! E hoje ao pequeno-almoço vamos estreá-la. Mal pooooosso esperar! :-D
(foto: vida de praia)

sexta-feira, maio 18, 2012

Preparativos  
Tenho a certeza que já estiveram na situação penosa de estar num casamento ou sem conhecer nenhum dos convidados ou à mesa de pessoas aborrecidíssimas e com quem se tem muito pouco em comum. Pois para resolver esse tipo de situação foi criada a Weduary, uma nova app na internet em que os noivos podem criar uma espécie de Facebook para os convidados se “conhecerem” no dia anterior ao próprio casamento. O programa mostra que convidados têm interesses ou amigos em comum e para quem seja solteiro há uma secção de namoricos, que mostra os outros solteiros entre os convidados.
Acabaram-se as bodas aborrecidas ;-D

quinta-feira, maio 17, 2012

Fim-de-semana prolongado e mais festejos
Hoje é feriado - dia de Ascenção. Por enquanto, que este governo anda com a mania de abolir feriados para a malta bulir ainda mais e este é um dos que estão em perigo de extinção.
Hoje fazemos 21 anos de namoro , o que também é motivo de festejo!!!
Tirámos o dia livre amanhã, logo vai ser um fim-de-semana de 4 dias. E que bem nos vai saber! ;-)

quarta-feira, maio 16, 2012

“Em que estás a pensar?”
Sabem que gosto de passar pelo Facebook de vez em quando... ok, muito frequentemente, pronto! ;-) Acho engraçado seguir naqueles pequenos detalhes da vida dos meus amigos que estão longe e que de outra maneira não teria oportunidade de seguir; o que estão a fazer, o que lhes passa pela alma, as coisas a que acham piada, etc. E de compartilhar com eles o que se passa comigo.
Entretanto os pequenos detalhes podem tornar-se pequenos demais... e especialmente há pessoas com filhos pequenos que têm a tendência a chegar ao campo do exagero, dando a sensação de que agora não há mais nada na vida e não lhes vai nada na alma que não tenha a ver com os catraios. “Hoje o Miguel comeu o seu primeiro tomate”, por exemplo, é uma informação que não só não me interessa a mim, como não interessa a ninguém, nem sequer ao menino Jesus. A não ser, claro, que seja um grande acontecimento num contexto do género: o Miguel costumava ser alérgico a tomate e passou-lhe por completo; ou no país onde vivo é proibído o tomate e o que se tem é de contrabando ;-D

terça-feira, maio 15, 2012

Inquérito
Os dinamarqueses adoram inquéritos e sondagens sobre tudo e mais alguma coisa. Pelo menos respondem a qualquer coisa que lhes preguntem. Se com franqueza é que já não sei: há dias vinha no jornal que só 20% é que tiram macacos do nariz (não acredito, mas pronto!...). Sobre outros maus hábitos, “só” 28% é que têm má postura supostamente, “só” 24% é que estão sempre a mexer em qualquer coisa (por exemplo quando estão com uma caneta na mão, clic clic, clic), “só” 19% é que são desarrumados (ha ha ha ha ha, nesta é que não acredito mesmo!), “só” 11% é que estão a empatar em vez de trabalhar (yeah, right! Quanta malta não se deixa distrair pelo telemóvel, a internet etc. e tal na hora do expediente?), “só” 7% é que chegam tarde (se fosse em Portugal era mais lá para os 70%, mas sendo escandinavos até acredito que é possível...) e igualmente “só” 7% é que fofocam (mas alguém acredita nisto???!).

segunda-feira, maio 14, 2012

Gabarolas
Não sei se já repararam que há pessoas que adoram gabar-se: “Ai, eu fiz isto”, “ai, eu comprei aquilo”, “ai, só graças a mim é que aqueloutro”. Uma tendência que também transparece no que escrevem no Facebook, por exemplo. Recentemente li que os cientistas descobriram que essas pessoas não conseguem evitá-lo nem que quisessem, já que o cérebro pelos vistos adora gabar-se. Porquê? Bem, a actividade cerebral que uma bela dose de gabarolice induz corresponde à satisfação e prazer produzidos por comida, dinheiro e afins óbvios. Foi o que concluiram através de uma experiência em que viram a tendência de dezenas de voluntários a preferir falar de si próprios, apesar de lhes prometerem dinheiro por cada vez que falassem sobre outrém, e examinando os seus MR-scans; falar sobre si próprio aumenta a actividade nos centros de recompensa do cérebro.
E graças a mim vocês aprenderam uma coisa nova hoje, vêm? ;-D
(foto: Diana Tamir/PNAS)

domingo, maio 13, 2012

O sonho masculino
E ainda por falar em desporto, boas notícias para qualquer homem que aprecie uma ida ao ginásio (e se não aprecia, depois do que eu aqui vou dizer talvez comece a apreciar, ou até mesmo a dar uso ao cartão de membrasia que nunca saiu da carteira ;-D): sabiam que o exercício físico puxado provoca o orgasmo a muitas mulheres? Segundo dizem em particular quando fazem exercícios para os músculos abdominais...
... já estou a ver o enxame de homens ali à volta das máquinas para os abdominais :-D

sábado, maio 12, 2012

Festejos
Hoje temos vários motivos para festejar: faz hoje 21 anos que vim para a Dinamarca (à saúde, malta! :-D) e hoje à tarde vamos à festinha de anos da nossa afilhada, que já fez ontem 3 anitos. Parabéns, Cáti! Um brinde aos pais e até logo! :-D
(foto: vida de praia)

sexta-feira, maio 11, 2012

Saúde
Saudável a sério é praticar desporto – qualquer tipo de desporto, desde que seja uma modalidade de que uma pessoa goste e que não convide a exageros, extremos e bestialidades. Há dias li sobre uma octogenária alemã, a Johanna Quaas, que é uma ginasta exímia: aos 86 anos de idade ela é saltos mortais, ela é rodas, ela é pinos e cambalhotas para a frente e para trás e ainda ali faz umas incríveis exibições nas barras paralelas, que quem dera a muitos jovens :-D
E se a minha afilhada que faz hoje 3 aninhos chegar àquela idade naquela forma  toda, estará duplamente de parabéns ! ;-D

quinta-feira, maio 10, 2012

Bom começo do dia
Alguém me consegue definir por favor o conceito de um bom começo do dia em termos de pequeno-almoço? É que o produtor do Nutella, aquele creme de barrar de avelãs e chocolate acaba de ser processado por prometer isto aos consumidores. No anúncio uma mãe fala toda entusiasmada deste produto feito de excelentes ingredientes – avelãs, leite e chocolate – que os filhos têm vontade de comer no pão de manhã e como tal um bom começo do dia. Notem por favor que não promete que é saudável.
Só que houve pais nos Estados Unidos que deduziram que Nutella seria um pequeno-almoço saudável e compraram para os filhos – aparentemente sem ler o rótulo, onde também diz que Nutella tem 21 gr. de açúcar, 200 calorias e 11 gr. de gordura (3,5 gr. dela saturada) por dose. E depois devem ter visto ali um filão: o certo porém é que processaram a Ferrero USA que produz o Nutella e acabam de receber uma indemnização.
Isto a meu ver é o cúmulo do ridículo (como aquelas pessoas que processam as tabaqueiras por virem a sofrer de cancro depois de uma vida toda a fumar como chaminés...). Eu não consumo deste tipo de produtos pelo alto teor de açúcar e gordura que comtêm. E quem conclui que um creme de barrar de chocolate é uma coisa saudável precisa que lhe examinem a cabeça ou, pelo menos, que lhe façam um teste à inteligência...

quarta-feira, maio 09, 2012

Papel higiénico político  
Voltando ao campo das invenções parvinhas li há dias que o artista alemão Georg Buchrucker se lembrou de inventar o “Drawtheshitler”, um rolo de papel higiénico em que as folhinhas de papel têm a cara do Hitler excepto o característico bigodinho... o resto já podem calcular, certo...? ;-)

terça-feira, maio 08, 2012

Erros ortográficos
Às vezes um errozito à toa distorce por completo o significado de uma frase... para além de perturbar muita gente; como foi o caso de um livro de cozinha recentemente publicado pela editora australiana Penguin Books: no The Pasta Bible, mais precisamente na receita de tagliatelle de espelta com sardinhas e prosciutto sugeriam que se temperasse com “sal e gente preta moída na hora” (aparentemente “people” e “pepper” são palavras muito próximas e como tal confundíveis... NOT!). E pronto: a editora pediu no seu site muitas desculpas pelo acontecido, prometeu um novo exemplar corrigido a quem o quiser trocar e lá vão 7.000 exemplares que tinham em stock para o “beleléu” ;-D

segunda-feira, maio 07, 2012

Máquina de café
Apresento-vos a Espressivo, a minha nova máquina de café da Dualit que comprei por uma pechincha na internet há coisa de 1 semana, naquele programa em expansão que referi há tempos. Dizem que é uma máquina semi-profissional para entusiastas da boa bica, cappuccino e galão (check, check, check!) e que já ganhou medalhas.
Agora só espero que já esteja a caminho...

domingo, maio 06, 2012

Parabéns ao George!
Apesar desta sacola não ter programa de discos pedidos, aceito todas as sugestões dos meus leitores de bom grado e de vez em quando lá avanço com uma ou outra. Como foi o caso hoje: uma leitora assídua sugeriu que se fizesse uma rubrica sobre os aniversariantes do dia e mencionou que o George Clooney – um actor que aprecio imenso por razões óbvias... é um excelente actor! ;-) – fazia anos hoje.
Portanto, George, se me estás a ler: muitos parabéns pelos 51 anos que ninguém te daria ;-D

sábado, maio 05, 2012

Primavera – agora a sério! :-D
Olhem só: depois de várias “ameaças” a Primavera finalmente resolveu assentar por estas bandas. Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Ainda é um bocadinho cedo para vida de praia, já que só se está mesmo bem em sítios mais abrigados do vento, mas já se faz muuuita vida de varanda ;-D
(fotos: vida de praia)

sexta-feira, maio 04, 2012

Feriado
Hoje é um dos poucos feriados religiosos na Dinamarca – o dito Grande Dia de Oração, que de uma maneira pragmática veio substituir uma quantidade de de meios-dias de oração herdados do tempo do catolicismo cá (antes de 1536). Já se fala em abolir este feriado que poucos usam para o seu intuito original, a oração. Mas enquanto o há vou aproveitá-lo ao máximo; não só para oração, mas também para – se o tempo estiver para isso – passar o dia a passear ou espojada com o meu amor na nossa rede :-D
E à noite vamos jantar com os meus cunhados.
(foto tirada no Verão passado: vida de praia)

quinta-feira, maio 03, 2012

Honestidade 
Quando se paga com cartão há sempre o risco de qualquer coisa correr mal: o terminal não funcionar, receber-se o troco errado – ou até mesmo vir a pagar a quantia errada por engano. Como foi o caso recentemente quando um cliente pelos vistos apressado pressionou na tecla verde, aprovando uma quantia de 980.000 coroas (sensívelmente 131.600€) em vez das 98 (13,16€) que era suposto custar a pizza que tinha encomendado.
Felizmente que o dono da pizzaria foi um gajo honesto e comunicou o engano ao banco, e este contactou imediatamente o cliente que ainda não tinha dado por nada, repondo o dinheiro excepto os 13€. Senão em vez de um cabeçalho sobre a honestidade do tipo, teríamos tido um cabeçalho sobre a pizza mais cara do mundo ;-D

quarta-feira, maio 02, 2012

Trânsito matinal
Não tenho muitas razões de queixa, porque normalmente não apanho muito trânsito. Mas uma vez por outra, principalmente quando as obras públicas atravancam as vias – ou, por estranho que pareça, quando chove e certas pessoas conduzem a passo de caracol (um fenómeno que me ilude, já que vivo num país em que se devia estar mais do que habituado à chuva) – lá tenho que esperar em filas irritantes e enormes e demoro mais tempo a chegar ao trabalho.
Por isso achei engraçada a invenção já clássica (no ar desde 1949) do americano Moulton “Molt” Taylor: um carro voador de dois lugares. Pela módica quantia de €1.208.198 pode-se aquirir esta maravilha tremendamente versátil da engenharia, que no espaço de 10 minutos se transforma de automóvel normal em avião! Fantástico!

terça-feira, maio 01, 2012

Dia Internacional do Trabalhador
Dia 1 de Maio costuma ser um dia livre. Mas este ano vou trabalhar :-( Não, não veio cá a troika lixar-nos os feriados: foi a #%¤&£$€#@€$¤£# do meu sindicato que nas últimas negociações salariais resolveu trocar este feriado por uns trocos que vão parar ao bolso de outrém; mais precisamente vai financiar uns quantos cursistas menos qualificados do que eu. E eu fico a chuchar no dedo: fico sem o feriado e daqui a 1 ano ou 2 estes mesmos cursistas – ainda menos qualificados do que eu – vão estar a ganhar mais do que eu.
Não há justiça!