terça-feira, abril 30, 2013

GPS
Tenho que arranjar um GPS, porque não tenho sentido de orientação mesmo nenhum – nicles de bataticles – e infelizmente também não sou borboleta: li há dias que as Danaus plexippus, aquelas borboletas enormes também chamadas Monarcas, que fazem o precurso de 3.500 quilómetros do Canadá  e Estados Unidos todos os anos até o México para passar o Inverno se orientam usando uma espécie de bússola solar interna que as guia para o sudoeste, ao mesmo tempo que usam um funil geográfico, digamos, entre as Rocky Mountains a oeste e o Golfo do México a leste, aterrando precisamente no mesmo sítio ao detalhe de precisamente as mesmas árvores até que as suas antepassadas no ano anterior. Impressionante! Eu, em contrapartida, perco-me numa rotunda...
(foto: Joel Sartore/getty)

segunda-feira, abril 29, 2013

Óleo de peixe
Para quem não gosta de peixe tenho más notícias… ou boas notícias para quem gosta: os cientistas descobriram que quem come muito peixe vive mais dois anos em média do quem não come. Porque o peixe, especialmente os mais gordos ricos em óleos, beneficiam o coração. Num artigo publicado recentemente na revista Annals of Internal Medicine descreveram que os óleos omega 3 reduzem a pressão arterial, estabilizam o ritmo do coração e protegem contra os coágulos nos vasos sanguíneos. Não e não basta tomar cápsulas: o peixe em si, para além destes óleos, tem proteínas, vitamina D, iodo, selen também necessárias ao organismo.
(fotos: vida de praia)

domingo, abril 28, 2013

Em breve
Com a abertura do nosso café de propósito não-comercial a escassos dias de distância ainda temos uma lista longuíssima de tarefas para terminar antes de abrirmos as portas dia 1 de Maio à tarde, se tudo correr bem, porque as obras para renovar o local foram bastante alargadas e practicamente só feitas por nós, um grupinho de 10 pessoas em média. E já trabalhamos todos os serões e todos os Sábados desde Fevereiro. Só falta começarmos a trabalhar também de noite…
Se por acaso estiverem em Copenhaga passem por lá dia 1 ou depois :-)

sábado, abril 27, 2013

Há vida
Mas que chatice: cientistas dinamarqueses acabam de anunciar numa conferência da NASA e num artigo na revista Science que descobriram que possivelmente há vida nos planetas com os nomes pouco imaginativos Kepler-62e e Kepler-62f que na sua composição atmosférica são semelhantes à Terra e temperaturas entre os -32 e os 30ºC. A chatice é que nem sequer dá para viajar até lá, porque se encontram a 1200 anos-luz de distância (1200 x 9,5 biliões de quilómetros); senão dariam umas boas colónias balneares altarnativas à Costa del Sol :-D

sexta-feira, abril 26, 2013

Feriado
Ontem fui trabalhar e a malta em Porugal gozou de um feriado (enquanto não se lembrar a Troika de o abolir para se apertar o cinto ainda mais…), mas hoje sou eu que vou desfrutar de um feriadinho :-D Não tenho planos definidos e de preferência descansava, mas com o café prestes a abrir, ainda há tantas tarefas para completar…
(fotos: Katie Fitch)

quinta-feira, abril 25, 2013

25 de Abril
Mais um 25 de Abril a festejar. Mas não posso deixar de pensar que impacto é que a crise – ou pelo menos tanto qeuixume sobre a crise – e o que me pareceu ser uma generalizada desilusão com a classe política actual terá sobre a mentalidade cívica e democrática dos portugueses. Imagino que haja quem cante o louvores da ditadura em que supostamente não haviam crises nem poucas-vergonhas (SU-POS-TA-MEN-TE e só SU-POS-TA-MEN-TE, porque quando tudo se censura e abafa nunca se sabe ao certo o que se passa, não é verdade?!). Mas, meus amigos, não podem cair neste erro: se a democracia não funciona que a melhoremos e toca a mudar a mentalidade comodista tão tuga de cunhas e favores entre amigos e de se encostar à espera do lucro fácil. E toca a eleger governantes dignos e visionários (pelo menos sem cadastro nem processos em tribunal!). Sem seriedade, trabalho e dedicação não vamos a lado nenhum.
Ditadura é que nunca mais!

quarta-feira, abril 24, 2013

Interpretação de sonhos
Confesso que apesar de ser psicóloga e do que, por conseguinte seria de esperar, de sonhos não percebo népia. Se alguém insiste em me relatar o que sonhou para ver se consigo fazer interprações rebuscadas do simbolismo neles, vem com azar. Porque para mim os sonhos comunicam, mas não mais nem menos do que a nossa mente nos tenta comunicar ou no que está ocupada enquanto acordados. Portanto costumo de perguntar se o tema do sonho faz lembrar algo da vida quotidiana que os perturba, preocupa etc. – uma maneira pragmática de encarar a coisa.
Entretanto li há dias que os investigadores japoneses do Advanced Telecomunications  Institute International conseguiram desenvolver um método para verem os objectos que as pessoas vêm nos sonhos, comparando a actividade cerebral durante os sonhos com a actividade cerebral quando acordadas ao ver certos objectos. Um passo em direcção a uma interpretação de sonhos mais científica ou apenas uma curiosidade?

terça-feira, abril 23, 2013

Segurança no trânsito
Ainda não dei por eles, mas ouvi dizer que alguém se entreteve a “decorar” os semáforos de Copenhaga: em vez da bolinha da praxe uns têm copos de cerveja, outros corações, etc. Por mim tanto me faz e até é giro; sei onde é suposto ser o verde, amarelo e vermelho e não me chatearia. Mas supostamente é perigoso para o trânsito… porque pode distrair os condutores. Ou seja: os que não vão já distraídos a falar ao telemóvel ou a escrever sms, não?

segunda-feira, abril 22, 2013

Ovos 
É tradição do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, o Primeiro-Ministro dinamarquês fazer um discurso, num dos parques da cidade, onde a malta se reune para beber uns copos e para se divertir neste dia em que muitos não trabalham. Mas a Primeira-Ministra, Helle Thorning-Schmidt (na foto), que não é nada popular de momento, já anunciou que este ano não vem discursar à festa, supostamente para dar lugar ao Presidente da Câmara de Copenhaga neste ano de eleições autárquicas. Entretanto apressou-se a dizer aos jornais que não era por receio das reacções da multidão (possivelmente insatisfeita) e que nunca tinha apanhado com um ovo em cima e por conseguinte não tinha medo de levar com um na tola.
Não me convences… ;-D
(foto da festa do 1º de Maio do ano passado, Dressling Jens)

domingo, abril 21, 2013

Falta de imaginação
Tanta imaginação que os cientistas têm na escolha de tópicos para pesquisa, quando chegam ao dar nomes às coisas que descobrem, lá se foi a mesma; se calhar gastou-se: se tem algum jeito chamar “matéria negra” à matéria negra que supostamente enche 25% do universo por exemplo? Enfim, adiante! Isto tudo a propósito de ter lido há dias um artigo em que falavam desta substância mística e da dificuldade que os cientistas tinham em capturá-la para a analizar. Mas parece que graças às pesquisas levadas a cabo na estação espacial ISS (que partilha o nome com uma conhecida agência de limpezas na Dinamarca ;-D) que parece que conseguiu identificar uns positrõezitos possivelmente originários da tal matéria negra, em breve será possível fazer estas análises.

sábado, abril 20, 2013

Fanfarronice
Eu sei bastante sobre os vikings, porque acho particularmente interessante esse período da história europeia (e mundial, porque eles segundo se sabe até estiveram no território hoje conhecido como os Estados Unidos muito antes do Colombo e Vespúrcio, como podem calcular!). Mas não fazia ideia de que eram fanfarrões. Li há dias que um projecto de ph.d. norueguês recentemente revelou que os vikings tinham a mania de se adornar com coisas que traziam do estrangeiro, como estas fivelas. Dava status.

sexta-feira, abril 19, 2013

Campanha “terrorista”
De momento a televisão estatal dinamarquesa (a RTP de cá) anda a fazer uma campanha em que deitam abaixo a medicação antidepressiva. Nos primeiros programas foram tremendamente manipulativos apresentado somente opiniões que apoiavam este ponto de vista. Até que um dos peritos no assunto, um psiquiatra muito conceituado, pôs a boca no trombone e os acusou de manipular a opinião: tinham-se dado ao trabalho de o entrevistar, mas como o que ele tinha a dizer não confirmou a messagem que queriam transmitir – nomeadamente que estes medicamentos não têm efeitos nenhuns beneficiais, para além de deixar as pessoas dependentes e mais suicidais – nem sequer mostraram a entrevista. Em vez disso mostraram o caso de uma mãe bem jovem que “por causa do tratamento” se enforcou.
Eu trabalho diariamente com pessoas internadas com depressões e também não posso confirmar esta descrição. Aliás há muitos pacientes que não estariam ao alcance da psicoterapia se não estivessem medicados. E preocupada com o perigo de estes abandonarem o tratamento por causa dos malfadados programas em que jornalistas se armam em especialistas, escrevi um mail ao canal, em que expunha que tinha pena do tal suicídio, mas que era um disparate dizer que este tinha tido como causa o tratamento, já que a depressão em si – com ou sem tratamento - tem como um dos sintomas mais habituais os pensamentos suicidas. E que muitas vezes é mais fácil para uma família culpabilizar a medicação por uma tragédia assim do que tentar perceber e aceitar que o seu ente querido “escolheu” pôr termo à vida. Agora que a família da jovem esteja afectada emocionalmente e pense assim é uma coisa, mas que um canal de serviço público vá em histórias histéricas é, a meu ver, inaceitável e, isso sim, pode pôr a vida de muitos pacientes em perigo se os levar a abandonar o tratamento.
Enfim, expus os meus argumentos. E anteontem recebi um mail automático com bla bla bla isto e bla bla bla aquilo “e que se eu tivesse uma depressão e pensamentos suicidas para onde ligar e para não parar o tratamento e falar com um médico se os programas me tivessem assustado, porque me arriscava a ter uma recaída”. Primeiro fiquei irritada: não há nada pior que um mail automático. Depois ri-me um bocadinho: afinal os gajos ficaram com medo das consequências das baboseiras que para ali andaram a dizer. 

quinta-feira, abril 18, 2013

Aeroportos
E quando se fala em hotéis tem invariavelmente que se falar em aeroportos. E há aeroportos e aeroportos: já estive em aeroportos em que têm lounges com cafés e chás gratuitos para os passageiros e em aeroportos aborrecidos com pouco ou nada para ver e escassas lojas. Têm em comum na realidade (digo na realidade porque algu
ns como o de Copenhaga bem anunciam, mas vai-se a ver e népia) não terem sequer wifi grátis para os passageiros se entreterem na net sem ter que gastar um balúrdio. E pelo que li há uma terceira categoria de aeroportos, a que chamaria quase de luxo.
Por exemplo no de Munique há provas de cerveja, muito a propósito da sua grande atracção, a Festa de Outubro, melhor conhecida pela Festa da Cerveja.
No de Changi em Singapura começam logo por ter wifi gratuito à disposição. E têm piscinas e jacuzzi há já 20 e tal anos, e mais recentemente escorregas para os miúdos e para os graúdos jardins exóticos com orkídeas, cactos, borboletas, etc. e tal, cinemas – também grátis!, e visitas guiadas em Singapura se se tem uma espera entre vôos de mais de 5 horas.
No de S. Francisco têm galerias de arte com muita variedade e exposições sucessivas. E no de Nashville, a capital do country, têm sempre música ao vivo.
No de Seul, que já foi condecorado como o melhor do mundo, têm ringue de patinagem, golfe e spa. E no cinema do de Hong Kong até os mais recentes filmes em 3D têm.
Como ia dizendo: há aeroportos e aeroportos!...
(foto: Changi Airport Group)

quarta-feira, abril 17, 2013

Adeus ao minibar
Li há dias que uma instituição vai acabar: o minibar nos quartos de hotel, porque pelos vistos é difícil de administrar e um mau negócio. Confesso que nunca usei o minibar num quarto de hotel, porque os preços costumam ser ridiculamente altos, por isso não vai deixar saudades quando acabarem com ele. Mas será que vai causar transtorno a quem viaja mais, tipo os caixeiros-viajantes, que, imagino eu, chegam ao quarto a meio da noite e com vontade de beber um copo ou petiscar nos amendoins antes de deitar para denanuviar? Pensando bem, se calhar a maior parte das pessoas é como eu e também nunca os usou e por conseguinte nem sentirá a falta. Mas faz parte ficar de olhos esbugalhados com os preços e escolher não consumir dele!... :-)

terça-feira, abril 16, 2013

Alegre
Há imenso tempo que não faço uma listinha. Esta é sobre o que nos traz alegria e “gamei-a” do perfil de uma amiga minha no Facebook. Mas como era uma lista de 41 coisas que fazem as pessoas alegres tive que fazer uma selecçãozita:

1. Ir de férias (logo a primeira, hã? ;-D)

2. Deitar-se com a cama acabadinha de fazer com lençois limpos

3. Levantar-se num dia solarengo

4. Saber que ainda há imensas páginas para ler num livro que estás a adorar

5. O dia em que te dás conta que sabes conduzir

6. Quando é aberta mais uma caixa no supermercado

7. O último dia de escola/trabalho (voltamos às férias :-D)

8. Riscar o último item da tua lista (nunca me aconteceu, porque entretanto vai-se acrescentando, mas imagino que sim...)

9. O começo oficial de um namoro

10. Reparar uma coisa electrónica dando-lhe um murro (juro que estava na lista! :-D)

11. Quando alguém te dá menos anos do que tens

12. Piadas internas

13. Estar deitado num raio de sol que entra através da janela (para mim especialmente no Inverno!)

14. Quando um deadline é estendido inesperadamente

15. Rir-se de um estranho com outro estranho

16. Puxar uma erva-daninha da terra e vir com a raiz toda

17. Ficar a pé até tão tarde que tudo se torna de morrer a rir

18. Acabar o último exame

19. Rir tanto que se começa a chorar.

Reconhecem isto?

segunda-feira, abril 15, 2013

Ai, os exageros!
Condeno os islamistas que têm a mania de reprimir as mulheres, enquanto que os homens podem fazer o que querem. Mas também não aprovo dos exageros de certas feministas que acham que para se ser livre é preciso ir a outros extremos. Como foi o caso recentemente com um grupo de activistas chamado Femen que se tem manifestado em várias partes do mundo supostamente em solidariedade com a tunísia de 19 anos Amina Tyler, que em protesto contra os islamistas no seu país resolveu pôr fotos suas na net em topless com os dizeres “que se lixe a vossa moral” etc. e tal escritos no corpo e agora se arrisca a ser apedrejada ou chicoteada.
Mas porque é que tem sempre de cair no exagero? E que liberdade é que há em se despir?

domingo, abril 14, 2013

Coach de bagunça
Este tempo em que vivemos é incrível, não menos em termos de parvoíce crónica: li recentemente que para além dos coaches que já há para lidar com problemas de carreira e de relações, agora alguém se lembrou de inventar um coach que lida com a desarrumação ajudando as pessoas a deitar coisas fora, arrumar a casa e criar um sistema para evitar mais bagunça de futuro.
...
Mas já ninguém se sabe virar sózinho sem o apoio de ditos peritos???

sábado, abril 13, 2013

O que é o spam final?
Como se não bastassem aqueles emails duvidosos a oferecer-me heranças, de vez em quando no Facebook também aparecem mensagens de desconhecidos. Recolhi algumas (na foto) das quais posso concluir: que tenho uma foto de perfil muito gira e que sou lindíssima (“e será que alguém já mo disse?”) e tenho um sorriso irresistivelmente charmoso e que por conseguinte vale mesmo a pena falar comigo e conhecer-me. E que quem escreve estas coisas não sabe gramática!...
Quem será esta malta? Ou quem estará por detrás deste spam débil todo? Dou graças a Deus pelos programas de anti-spam que apanham isto quase tudo tipo rede de traineira!
(foto: vida de praia)

sexta-feira, abril 12, 2013

Exercício físico ou não, eis a questão
Como tenho um tipo de trabalho relativamente sedentário tento fazer o meu programa de bicicleta – 45 minutos intensivos – pelo menos 3 vezes por semana. Dá-me bem-estar e mantém mais quilinhos extra à distância, pensava eu. Porque sempre ouvi dizer que o caminho para uma vida elegante era principalmente o exercício físico. Entretanto li há dias que um estudo levado a cabo pelo dr. Herman Pontzer da Hunter College em Nova Iorque entre as tribos de caçadores na Tanzânia e recentemente publicado no periódico Plos One revelou, que estes se mantêm elegantes e esbeltos não sendo mais fisicamente activos (leia-se: queimando mais calorias) que a população ocidental em média mas sim comendo menos que esta.
Conclusão: o exercício físico faz bem à saúde, mas se te quiseres manter lingrinhas vais ter que fechar o frigorífico à chave e evitar os lanches avantajados ;-)

quinta-feira, abril 11, 2013

Comprimido milagroso
Não há dúvida que a indústria medicinal tem um dom incrível de inventar medicamentos com um potencial muito abrangente. Então não é que o famoso Viagra, uma droga desenvolvida para resolver problemas erécteis nos homens, para além disto e de supostamente rectificar falhas cardíacas em adultos e crianças, agora também é uma cura contra a obesidade? Pelo menos nos ratos de laboratório diminui drasticamente a quantidade de células brancas de gordura e ao mesmo tempo aumentando as castanhas, que ajudam a acelerar o metabolismo.
Então e efeitos colaterais...? ;-)

quarta-feira, abril 10, 2013

Valores básicos
Correndo o risco de soar retrógrada ou “cota”, acho que nos tempos que correm se esqueceram um bocado valores básicos como o respeito pelas outras pessoas apesar das diferenças de opinião. Nunca fui muito à bola com a ex-primeira ministra conservadora britânica, Margaret Thatcher, falecida anteontem. Sempre me incutiu algum receio. E não gosto daquela tendência de idealisar os mortos e nunca se poder dizer nada de negativo logo após um falecimento. Mas fiquei deveras chocada com a falta de civismo e respeito de muitos manifestantes em Londres, Leeds, Sheffield, Liverpool, Belfast, Glasgow e outras cidades, que envergando T-shirts com dizeres tipo “Hurra! A bruxa está morta” supostamente espontaneamente festejaram o acontecimento pelas ruas.
Que vergonha! :-(
(foto de manifestantes rejubilantes em frente da Catedral de St. Paul, Sang Tan/AP)

terça-feira, abril 09, 2013

Um bom bife
Estou a considerar apartir de agora começar o dia com um belo bife. Não: não sou uma besta. Mas li há dias que um estudo vindo da Missouri University nos Estados Unidos tinha revelado que ingerir uma dose cavalar de proteínas animais (por exemplo ovos e/ ou carne) de manhã diminui a vontade de se encher com açúcar e gordura à noite ;-)

segunda-feira, abril 08, 2013

Segunda-feira
É Segunda-feira e basta… sem mais comentários. Deixo-vos, muito a própósito, com Manic Monday das Bangles.

domingo, abril 07, 2013

Maaaau!
É pá não façam de mim mais parva do que sou! Sim: chegou mais um daqueles mails, desta vez supostamente de uma Mrs. Sara Chow, supostamente uma idosa chinesa de 95 anos de idade residente em Honolulu, que começa por me perguntar se pode confiar em mim (claro: mas poderei eu confiar nela?, essa é a pergunta). Prossegue dizendo que devido ao seu estado debilitado de saúde me vai deixar herar a fortuna do marido já falecido para ser distribuida pelos carenciados. Basta eu enviar os meus dados para o advogado dela, que já recebeu instruções, e bla bla bla.
Mas alguém acredita nisto???

sábado, abril 06, 2013

Ganância sem fronteiras… ou parvoíce sem as mesmas
Inevitável: depois da “imaginação” de várias companhias aéreas nas tarifas que cobram aos utentes, agora uma que cobra ao peso: na Samoa Air o preço do bilhete vai passar a custar por quilo corporal, 0,80€ por quilo nas viagens domésticas e até 3,35€ por quilo nos vôos de longa-distância. Quando se faz a reserva, a pessoa tem que preencher numa rubrica quanto pesa, o que será controlado na hora do check-in. Na balança das bagagens ou quê???

sexta-feira, abril 05, 2013

Estacionamento paralelo
Depois de anos de prática, modéstia à parte, já sou relativamente boa a estacionar entre dois carros, àquilo que se chama um estacionamento paralelo – uma operação relativamente complexa. Daí achar que o que estes dois tipos aqui fizeram é IMPOSSÍVEL!

quinta-feira, abril 04, 2013

Invenções
O 1 de Abril já lá vai, caso vos fique a dúvida quando lerem este relato: li há dias que um grupo de cientistas americano ligado à University of Texas acaba de inventar uma capa de invibilidade não muito diferente da do Harry Potter! Num artigo publicado no conceituado 'New Journal of Physics' descrevem uma capa ultrafina de 0,15 milímetros
de espessura. Só há um senão: só funciona em luz de microondas. Ah!: já estava a achar muita fruta...

quarta-feira, abril 03, 2013

De volta
E pronto: hoje já volto ao trabalho, descansada, bem-disposta e pronta para o que der e vier :-D E a Primavera finalmente chegou a Copenhaga – niiiiice!
(fotos à beira dos lagos em Copenhaga, Rune Gissing Frantzen)

terça-feira, abril 02, 2013

Acabou-se
Tudo o que é bom acaba depressa. E estas belíssimas férias de Páscoa não fogem à regra. Descansámos q.b., estivémos com a família e alguns amigos, comemos e bebemos bem, passeámos um bocadinho e foi fantástico desfrutar de tempo mais ameno.
Até à próxima! :-D
(foto: vida de praia)

segunda-feira, abril 01, 2013

Dia das mentiras
Não vou muito à bola com isto do dia das mentiras, por isso vou-vos contar uma coisa que, ainda que parecendo mentira de incrível que é, segundo sei é verdade: há quem já tenha experimentado estar muito bem e de repente cai-lhe um animal do ar: um golfista na Califórnia, por exemplo, apanhou com um tubarão em cima (na foto); pelos vestígios de garras no flanco do bicho foi concluido que tinha sido apanhado por uma ave de rapina, que entretanto o tinha deixado cair. O mesmo se passou com um rapaz e a avó também na Califórnia: estavam muito bem no jardim quando de repente lhes caiu um cão do céu, cão este que possivelmente tinha sido levado poe um falcão ou coisa que o valha. Já um casal em núpcias teve menos sorte: caiu-lhes uma vaca de várias toneladas em cima do capot do carro que o arrasou por completo; esta tinha caído de um morro abaixo, morro este acima da estrada onde iam a passar.
Como dito, é bizarro mas é verdade!...