quinta-feira, outubro 31, 2013

Apetite 
No Facebook e no Instagram há sempre imensas fotos de comida – comida normal, pratos requintados, ingredientes fresquinhos. E eu própria gosto de tirar fotografias à comida. Mas sabem que mais? Segundo li um estudo vindo de Brigham Young University nos Estados Unidos demonstrou que fotos de comida estragam o apetite de quem as vê, pois uma pessoa só de as ver fica saciado.
A próxima dieta…? 

quarta-feira, outubro 30, 2013

Tempestade 
Anteontem uma tempestade com ventania a chegar ao nível ciclónico abateu-se sobre o norte da Europa inclusive a Dinamarca. Eu ia voando, porque não me apercebi a tempo, os meios de transporte tiveram atrasos e algumas partidas foram canceladas, telhas voaram e imensas árvores foram arrancadas de raíz, mas vítimas mortais aqui foi só uma; caiu-lhe um tejadilho em cima. Entretanto os meios de comunicação social e os meteorologistas só não exageraram mais porque não puderam. No jornal gratuito Metroxpress do dia seguinte chamaram-lhe, para espanto meu, tempestade mortal e os noticiários do dia foram todos alargados com relatos practicamente de minuto a minuto.
Nem quero imaginar quando realmente se der uma coisa grave neste país.

terça-feira, outubro 29, 2013

Embaraç
Adivinhem o que é mais embaraçoso de se comprar no supermercado… produtos de higinene pessoal? Sim. E mais…? Segundo um estudo levado a cabo por uma cadeia de supermercados dinamarquesa para além disso produtos alimentares pouco saudáveis como pacotes de batata frita, doces, refrigerantes e coisas do género. Se os clientes se pudessem fazer invisíveis na altura de pagar faziam-no ;-)

segunda-feira, outubro 28, 2013

Mais pombos 
Na semana passada falámos de pombos usados para mandar um telemóvel ilegalmente para dentro de uma prisão. Correu mal, como se lembram com certeza. Mas há quem tenha tido mais sorte – ou perícia no uso de pombos como contrabandistas exímios: o artista americano Duke Riley treinou pombos para contrabandear charutos de Havana, em Cuba, até Key West na Florida, nos Estados Unidos, evitando o embargo. E fez um documentário também com a ajuda dos pombos. Começou por treinar 50, metade dos quais como contrabandistas com charutos atados ao corpo. E a outra metade captou as imagens. Mandou 23 pombos e mais ou menos metade chegaram ao destino.
Imagino que haja maneiras mais fáceis de contrabandear charutos…

domingo, outubro 27, 2013

Inverno
Não se esqueceram de mudar a hora, pois não? ;-)

sábado, outubro 26, 2013

Ouro! 
Li há dias que cientistas australianos tinham encontrado partículas de ouro nas folhas dos eucaliptos na parte oeste do país. O que supostamente significa que há filões de ouro por ali ainda por descobrir e que as árvores absorvem o ouro com a água através das raízes profundas que têm.
Fantástico... e cintilante! :-D

sexta-feira, outubro 25, 2013

Os insectos e a chuva 
Como podem ver não consigo manter-me longe dos bichinhos durante muito tempo. Desta vez vou falar sobre os insectos que perdem a vontade de acasalar (ou lá o que se chama quando se trata de insectos) quando está mau tempo. Pois é: em particular se chove os machos reagem menos ao cheiro das fêmeas que normalmente os atrai, um fenómeno inteligente, pois se andassem por aí a voar e levassem com uma gota de chuva na carola seria como nós apanharmos com um piano em cima como nos desenhos animados ;-) E uma vantagem dos Verões mais chuvosos, não? Se os insectos não se formam, para o ano há menos!

quinta-feira, outubro 24, 2013

O sol 
Há que tempos que nos dizem que apanhar banhos de sol é perigoso e do piorio; e eu que adoooooro apanhar sol, mas que tenho cabeça e o evito entre o meio dia e as quatro, lixada. Mas afinal segundo as mais recentes pesquisas parece que apanhar sol prolonga a vida por 6 anos, comparando com quem não apanha banhos de sol.
Então?
(foto: Gorm Branderup)

quarta-feira, outubro 23, 2013

Despedidas 
Os italianos pensam em tudo: agora na cidadezinha de Padova até pensaram em fazer estacionamentos ao pé da estação só para pessoas que querem ter tempo para se despedir como deve de ser. Sim, porque despedidas apressadas não têm graça nenhuma ;-D E porque assim se evitam bichas intermináveis de carros devido a despedidas longas.

terça-feira, outubro 22, 2013

Fetiches 
Conhecem as histórias de vampiros em que as mocinhas imaginam apaixonar-se por um vampiro todo charmoso e tal que a seduz? Ok, então agora imaginem que não é um vampiro mas um dinossauro (!). Este é segundo li o mais recente fetiche por essa internet fora.
...
Porquê???

segunda-feira, outubro 21, 2013

Sushi 
Adoooooro sushi. E este fim-de-semana uma amiga ensinou-me a fazer! :-D
(fotos: vida de praia)

domingo, outubro 20, 2013

O Abominável Homem das Neves 
Um dos mitos mais persistentes é o do Yeti, ou Abominável Homem das Neves, cujo nome nunca percebi, já que nunca ninguém viu esta criatura mística que supostamente existe nos Himalaias de perto, mas enfim… o mistério foi supostamente solucionado: segundo a BBC Bryan Sykes, que é professor de genética na Universidade de Oxford em Inglaterra, diz que pode provar que o Yeti afinal é um urso pré-histórico através da análise de adn do pêlo supostamente do yeti e da massa óssea de uma espécie de urso polar (pois: outro animal ;-D) que terá existido entre há 40.000 e 120.000 anos atrás.
Entretanto em 2008 um grupo de cientistas americano fez o mesmo exercício, tendo chegado à conclusão que o pêlo que pensavam advir do Yeti era afinal de uma cabra que vive nos Himalaias, por isso não se entusiasmem ainda ;-D

sábado, outubro 19, 2013

Os Dalton 
Quem não leu a banda desenhada do Lucky Luke e os irmãos Dalton que vez após vez se conseguiam escapulir da prisão quebrando as grades com a ajuda de uma lixa que vinha dentro de um pão?
Pelos vistos alguém se deixou inspirar por métodos criminosos de banda desenhada: uma brasileira tentou mandar um telemóvel para uma prisão, prendendo-o a um pombo (sim, mais um animal). O problema foi que o pombo, coitado, talvez sucumbindo ao peso do diapositivo, se cansou e nunca chegou ao destino. Mais sorte para a próxima  ;-D

sexta-feira, outubro 18, 2013

Um monstro! 
Continuamos no reino animal. Quando lerem a descrição que aqui vem até vão pensar que estou a gozar, mas não é o caso, juro. Um polvo gigante de 9 metros, 180 quilos e com um olho só foi dar à costa no norte de Espanha!
Socoooorrooo! X-P

quinta-feira, outubro 17, 2013

Os golfinhos e a música 
Mas mudando de animal – para um mais giro, por não ter donos idiotas nem andar por aí a defecar à toa – li há dias que alguém descobriu que os golfinhos gostam de música rock, em particular Pink Floyd, Radiohead e os Beatles! Como é que soube? Porque cada vez que tocava música destas bandas, os golfinhos que estudou ficavam mais brincalhões e buscavam contacto :-D

quarta-feira, outubro 16, 2013

Donos de cão 
Se já tinha pó aos donos de cão de uma forma geral pela sua falta de civismo no que diz respeito a levar consigo o cocó dos seus bichos, então agora pior ainda: descobri há dias que quem tenha casa e não limpe o cocó do passeio – apesar do cão ser de outrém – pode arriscar-se a levar com uma multa por ”deixar lixo na via pública”.
Não é justo! :-(

terça-feira, outubro 15, 2013

Batata-tomate 
Apresento-vos o batateiro-tomateiro… ah, não me digam que não sabiam que o tomate e a batata são da mesma família… pois… são. E o centro de jardinagem Thompson & Morgan lembrou-se de combinar as duas plantas numa planta só que dá batatas nas raízes (como o batateiro) e tomates na superfície (como o tomateiro).
Esta nova planta, que bem se podia chamar tomatata foi desenvolvida através de um método a que chamam grafting em que se cortam e juntam as extremidades das hastes de duas plantas diferentes mas similares.

segunda-feira, outubro 14, 2013

Insectos 
Já alguma vez pensaram porque é que os insectos têm tanta pontaria e nos ferram quase sempre que querem? E porque é que conseguem fugir a maior parte das vezes quando estamos prestes a esmagá-los? Segundo uma equipa de investigadores irlandeses a vista dos insectos tem maior resolução do que a de animais maiores, logo vêem as coisas em slow motion, o que lhes dá imenso tempo para evitar aquele mata-moscas.
Não há hipótese! Grrrrr!

domingo, outubro 13, 2013

Leitura 
Adoro ler e faço parte de um clube de leitura em que todos os meses lemos um livro e nos reunimos para o discutir. Mas não sabia que a leitura me fazia mais emocionalmente inteligente. Li-o há dias: num estudo americano os participantes que leram livros premiados eram melhores a decifrar as emoções das outras pessoas através das suas expressões faciais.
Portanto toca desligar a televisão e a ler, malta :-D

sábado, outubro 12, 2013

Notícia de última hora 
Vinha no jornal há dias que uma pandilha de agricultores chineses tinha apanhado e morto uma ratazana de um metro e que pesava 5 quilos.
Ao que no mundo ocidental chamamos uma lontra…? ;-D
(foto: Anthony Tao)

sexta-feira, outubro 11, 2013

Escândalos 
Adivinhem lá porque é que adoramos um bom escândalo... segundo um grupo de investigadores que publicou o livro “Missing Out: In Praise of the Unlived Life” é porque a nossa vidinha é muito curriqueira ;-)
E já cá não se sabia...?

quinta-feira, outubro 10, 2013

Notícia terrível 
Li há dias que no próximo livro da Bridget Jones a ser publicado hoje, “Mad About the Boy”, o seu adorável marido, Mark Darcy, vai morrer. Ó não!!!!! :-(

quarta-feira, outubro 09, 2013

Óculos inteligentes 
Como já devem ter reparado fascinam-me as novas tecnologias. A modos que fiquei… fascinada (;-D) quando li há dias sobre uma nova invenção recentemente apresentada numa feira de tecnologia em Tóquio: uns óculos que vão ter a capacidade de reconher caras já conhecidas (ou seja: uma pessoa já se pode esquecer de uma cara à vontade; o que nem é uma vantagem para mim, que nunca me esqueço de uma cara; já do nome… será que o programa de reconhecimento de caras traz legendas? :-D) Para além disso reconhece palavras e línguas e pode funcionar como tradutor.

Uau!

terça-feira, outubro 08, 2013

Honestidade acima de tudo 
Li há dias que um funcionário do Metro de Madrid tinha encontrado um cheque de 2 milhões de dólares numa das carruagens e que o tinha entregue logo às autoridades.
Que felicidade de ainda haver honestidade neste mundo. Bem haja! :-)

segunda-feira, outubro 07, 2013

Vista
Apresento-vos a vista da minha nova varanda! :-D
(foto, tirada ontem: vida de praia)

domingo, outubro 06, 2013

Plástico 
O plástico é um produto sintético, certo? Errado: a NASA acaba de descobrir uma espécie de plástico chamada propylene numa das luas de Saturno! Já podemos fazer Tupperwares no espaço :-D

sábado, outubro 05, 2013

Para bebés 
Pronto, está bem, os bebés são bem mais inteligentes do que se lhes dava crédito há anos atrás e precisam de ser estimulados etc. E tal. Mas… não haverá limites? Há dias li sobre um DJ americano que abriu uma escola de DJs para bebés, onde estes aprenderão a misturar música…?

sexta-feira, outubro 04, 2013

Parvoíce aparentemente sem limites 
Li há dias que o 115 em Inglaterra recentemente tinha recebido uma chamada bastante bizarra: um gajo a ligar-lhes de um bar a queixar-se de que tinha bocadinhos de rolha no vinho; tinha-se queixado ao barman que não lhe quis trocar o vinho.
E o gajo achou que aquilo era uma emergência…? Duh!

quinta-feira, outubro 03, 2013

Roupas confundíveis 
Há dias ouvi na rádio que num zoo na grã-Bretanha queriam proibir os visitantes de usar roupa com padrões  tipo manchas de leopardo. Iso porque supostamente os animais ficam confusos, porque supostamente não conseguem distinguir entre pessoas e animais.
Então coitadinhos dos bichos nos anos 80 ;-D
(foto: Frank PR)

quarta-feira, outubro 02, 2013

A cebola 
Toda a gente sabe que descascar cebolas faz faz chorar, mas poucos por certo saberão o que é na cebola que tem propriedades lacrimogénias. Nem eu sabia. Mas li há dias que a culpa é do enxofre: a cebola cresce debaixo da terra e absorbe o enxofre que há na terra em grande quantidade e produz aminoácidos com muito enxofre que dão o sabor característico à cebola. Quando se começa a cortar a cebola, estes aminoácidos reagem com as enzimas da cebola, produzindo um gás chamado Syn-Propanethial-S-óxido e é este gás que inflama a vista, que se sente atacada e produz lágrimas cuja função é lavar a inflamação.
E termino com um truque que tenho que experimentar: pôr as cebolas no frigorífico supostamente inibe a produção do tal gás ;-)

terça-feira, outubro 01, 2013

Cremes  
Já pensei várias vezes em comprar cremes mais finos para o rosto, mas chego ao fim do mês e não há dinheiro. E agora estou contente por não ter comprado cremes mais finos (e caros): uma jornalista do jornal britânico Daily Mail fez recentemente uma experiência em que usou um creme caro da Creme De la Mer em metade da cara e creme Nívea na outra metade  durante um mës inteiro. E não é que o creme Nívea deu muito melhores resultados? Menos rugas, menos pruridos e uma pele muito mais hidratada, comprovado num scan! :-D