quarta-feira, dezembro 31, 2014

Noite de Ano Novo 
Só passei por aqui para vos desejar boas entradas! As minhas este ano vão ser românticas: jantarinho a dois :-D

terça-feira, dezembro 30, 2014

Melhor do que os bombeiros 
Qual é a coisa mais genial para lidar com um fogo lá em casa? Um aquário, de preferência bem grande! Foi o que descobriu uma família britânica há dias: durante a noite começou um fogo porque se tinham esquecido de apagar umas velas e ficou um calor tal que o aquário na sala explodiu, apagando grande parte das chamas e fazendo um alarido tal (100 litros de água não é brincadeira!...) que os pais acordaram.
Só dois dos 15 peixes sobreviveram.

segunda-feira, dezembro 29, 2014

 
Empreendedorismo jardineiro
Já aqui o disse e volto a repetir: tenho a maior admiração por pessoas com espírito empreendedor que dão largas à imaginação e investem nos projectos em que acreditam. E também não desgosto das pessoas que pensam em como usar os recursos que temos à disposição de forma racional.
Michael Stausholm combinou ambos: inventou um lápis de carvão que quando chega aquele tamanho em que já não dá para utilizar mais para escrever, se pode meter na terra e como tem uma semente, dali sai uma planta – flores, especiarias frescas, legumes e tal. O lápis chama-se Sprout e depois de anos e meio já vende mais de 120.000 por mês em 50 países, graças à publicidade feita por blogues como este.
É genial!  

domingo, dezembro 28, 2014

Turismo de guerra 
E continuando aquela nossa conversa sobre a inferioridade intelectual masculina, uma pessoa nem precisa de procurar exemplos; eles vêm-nos parar ao colo diariamente: li há dias que há quem vá de férias para chegar bem perto de batalhas – e não batalhas passadas como aqueles maluquinhos que vão até Agincourt ou Waterloo para ver onde se deram grandes batalhas, mas guerras que estão a decorrer agora.
Por exemplo um pai de família britânico, Andrew Drury (na foto), de 49 anos de idade 2-3 vezes por ano lá vai: para o Paquistão, para o Afeganistão, para a Somália, para o Kosovo, para o Irão e tal. E estes doidos são tantos ou tão poucos que até já há agências de viagens especializadas em organizar este tipo de férias, que custam os olhos da cara, porque para além do avião e hotel se têm que contratar guarda-costas, pagar seguros (como é que ainda há seguradoras que fazem seguros disto nem sei!...), pagar subornos etc. e tal.
Mogadishu, aqui vou eu… NOT!

sábado, dezembro 27, 2014

Pânico! 
Como acham que reagiriam se estivessem a bordo de um avião já no ar e um passageiro de repente abrisse uma das portas para ter ar fresco? Eu entraria em pânico. E imagino o pânico dos coitados dos passageiros do vôo chinês da Xiamen Air quando lhes aconteceu isto há dias: um gajo que nunca antes tinha voado abriu uma das portinholas porque estava com falta de ar. Sobreviveram todos, mas tiveram que fazer uma aterragem de emergência.
Duh?! Não deixem esse gajo voltar a voar!
(nota de rodapé: a propósito da conversa do outro dia: era um homem!...)

sexta-feira, dezembro 26, 2014

Violência 
Adoro contos, histórias para crianças e desenhos animados, mas sempre me fez espécie a quantidade de violência que conseguem conjugar. E li há dias que um estudo recente publicado no British Medical Journal revelou que só os desenhos animados mostram o dobro da violência que um filme para adultos. Foram os investigadores Dr. Ian Colman e Dr. James Kirkbride das University of Ottawa no Canada e University College em Londres que se deram ao trabalho de ver 45 dos filmes de desenhos animados mais populares de sempre, desde a Branca de Neve de 1937 até ao Frost que saiu o ano passado, e contar o número de assassínios e mortes brutais nestes chegando a essa conclusão.

quinta-feira, dezembro 25, 2014

Feliz Natal 
Não quis deixar de dar aqui um saltinho para vos desejar Boas Festas e um Feliz Natal.
E agora vou andando: vou-me deleitar com as belas prendas que recebi ontem ;-)

quarta-feira, dezembro 24, 2014

Noite da véspera de Natal 
Nesta noite que de todas as noites do ano é a mais dedicada à boa convivência familiar penso em quem não tem família e nos lares destroçados que tornam um dia deste não num dia de festa mas num dia de reflexão e mágoa. Espero que encontrem conforto e que ao menos desfrutem das delícias da época.
Um santo Natal!  

terça-feira, dezembro 23, 2014

Contagem decrescente 
Só mais dois dias de trabalho e depois fééééééérias até para lá do ano novo! :-D
(foto: Johanne Skærbæk)

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Inteligência 
De vez em quando ainda sai um artigo a postular que os homens têm um cérebro com maior colume que as mulheres e por conseguinte são mais inteligentes. Mas pelos vistos a superioridade em relação à inteligência afinal não é verdade.
Segundo  um estudo recente publicado no British Medical Journal foi demonstrado que os homens de uma forma geral não pensam e que por esta razão têm uma estatística muito mázinha em termos de falecimentos parvos. Por exemplo o terrorista que abriu a sua própria carta-bomba que lhe foi devolvida por falta de franqueamento.
Como é que eles ainda dominam o mundo é que não dá para perceber ;-D

domingo, dezembro 21, 2014

Domingo de Advento 
Dia de pastelaria natalícia e de embrulhar as últimas prendas e tratar dos últimos preparativos. Daqui a 3 dias já é a véspera de Natal! :-D

sábado, dezembro 20, 2014

Vinho quente e docaria tradicional 
Hoje é dia de tomar vinho quente com especiarias e provar a doçaria tradicional de Natal com amigos :-D

sexta-feira, dezembro 19, 2014

Novas tecnologias 
Adoro quando as novas tecnologias apresentam soluções práticas para problemas pungentes. Tal como a mais recente invenção do Facebook, ainda a ser trabalhada: um mecanismo que aconselha o utente quando está prestes a publicar uma coisa parva, por exemplo uma fotografia; com avisos do estilo: “de certeza que queres que a tua avó veja esta fortografia?”

Claro que se não fosse tão fácil publicar tudo e mais alguma coisa nas redes sociais, não seria necessário este tipo de tecnologia, mas enfim... ;-)

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Mães a bem e a mal 
Uma boa mãe ajuda a resolver disputas entre os filhos e tenta que se entendam, mas também há exageros: há dias dois irmãos americanos, Brad e Dallas Woodhouse, ambos políticos, mas um democrata e o outro republicano, devem ter passado pela maior vergonha conjunta da vida deles quando a mãe ligou interrompendo o programa televisivo em directo onde estavam em debate um com o outro, tentando apaziguá-los para pelo menos virem a ter um Natal pacífico juntos :-D

quarta-feira, dezembro 17, 2014

O ouvido selectivo 
Meninas: quantas de vocês não experimentaram já estar a conversar com o vosso parceiro e a certa altura (numa questão de minutos) darem-se conta de que ele já não estava a ouvir?
Meninos: confessem lá se não é verdade: a certa altura (numa questão de minutos) desligam da conversa da namorada – o que não acontece nas conversas com os amigos.
Não estou a acusar ninguém; apenas estou a descrever um fenómeno pelos vistos tremendamente comum: um estudo revelou que um homem em média só consegue ouvir o que a namorada lhe está a dizer durante 6 minutos e que a concentração diminui ao passo que ela lhe fala de pessoas que ele não conhece, incluindo os colegas, moda, compras, dietas, VIPS e sentimentos, por exemplo. Já conversa sobre futebol e sexo com os amigos não o maça tanto e aguentam até um quarto de hora :-D

terça-feira, dezembro 16, 2014

Coisas obsoletas 
Já pensaram na quantidade de coisas que já quase não se usam no dia-a-dia tendo sido substituiddas por outras soluções mais práticas? Por exemplo o livro de cheques, a máquina de escrever, os faxes, os rolos fotográficos, as disquetes, as cabines telefónicas, os mapas e todo o tipo de coisas de papel (agendas, livros, jornais, blocos de notas, listas telefónicas etc etc). É fantástico!

segunda-feira, dezembro 15, 2014

Casamento 
O ser humano e o que inventa não cessa de me espantar. Li há dias sobre um casamento... de macacos! O hindu Udesh Mahto tinha uma laços muito estreitos com o símio Ramyu e quando este se apaixonou por uma símia Udesh Mahto resolveu que os dois símiros deviam casar e convidou um padre hindu para efectuar a cerimónia e duzentos convidados para a mesma que foi realizada numa aldeia na província de Bettiah na India.
???

domingo, dezembro 14, 2014

3º Domingo de Advento 
E aproximamo-nos cada vez mais da noite de véspera de Natal e os preparativos vão de vento em popa. Já decorámos a casa toda, já só nos falta comprar 2 presentes e portanto este dia vai ser relativamente descansado: conto ouvir musiquinha da época, partir umas nozes e talvez ver um dos muitos filmes engraçados de Natal que para aí há.
(foto: Agnethe Vinther Thorsen)

sábado, dezembro 13, 2014

Lego 
Não são só as crianças que tiram bom proveito dos Legos; os graúdos também – e até as tartarugas: li há dias sobre uma tartaruga alemã, a Blade, que é inválida; já não consegue andar. E o veterinário sugeriu que os donos lhe fizessem um carrinho de Legos. E como dito tal feito e a tartaruga já se move por aí e anda feliz da vida :-D

sexta-feira, dezembro 12, 2014

Privacidade 
Quando um rapaz escolhe o topo de uma colina num parque nacional remoto e não um restaurante ou outro sítio cheio de gente para pedir a namorada em casamento deve ser por querer privacidade. Mas nem aí se tem direito a privacidade: recentemente um casal foi apanhado por um fotógrafo amador com um iPhone, ele de joelhos e ela espantada e toda feliz, no parque nacional Columbia Gorge no Oregon. A foto foi parar às redes sociais e numa questão de horas veio-se a descobrir que eram o Al Gensitskiy e a Katie Verkovod, que lhe disse que sim, claro :-D

quinta-feira, dezembro 11, 2014

Guerra das Estrelas 
Nunca hei-de perceber fenómenos e a “febre” da Guerra das Estrelas não é excepção – ainda para mais não sendo eu sequer fã de ficção científica. Enfim... cada vez que sai um novo filme a malta elouquece, fazem-se filas de dias e dias para comprar bilhetes para a estreia e sei lá que mais.
Está a sair mais um filme da Guerra das Estrelas e está a dar que falar. Desta vez porque um dos Stormtroopers é negro. As espadas de luz, as naves espaciais fantásticas, as tranças impossíveis da Princesa Leia, a “Força” e tal toda a gente aceita sem questionar; mas um Stormtrooper negro é impossível de se imaginar...?
Duh!

quarta-feira, dezembro 10, 2014

Prendas 
Ouvi dizer que este ano uma das prendas mais vendidas estão a ser os drones – aqueles objectos voadores em forma de avião ou helicóptero que pesam mais de um quilo e voam mais de 100 metros acima do nível do chão. Se é isso que mais desejam receber, esqueçam: é que aquilo espatifa o que quer que caia em cima: um automóvel, um telhado – ou a tola de alguém. E depois quem é que paga os estragos e incómodos e quem é que tem que viver com as consequências? As seguradoras recusam-se a cobrir os prejuízos e acidentes com drones já tiveram consequências fatais para quem apanhou com eles em cima.

terça-feira, dezembro 09, 2014

Plantas natalícias 
Não costumo comprar plantas que associamos ao Natal todos os anos, porque depois de passada a temporada perdem a graça, mas este cacto de Natal que me foi oferecido por uma colega há vários anos atrás tenho-o comigo no consultório. Às vezes até me esqueço de o regar, mas mesmo assim todos anos por esta altura fica em flor!
(foto: vida de praia)

segunda-feira, dezembro 08, 2014

Roubo (?)  inexplicável – e nojento X-P 
Há dias desapareceram 100 cérebros, sem deixar qualquer vestígio, da universidade do Texas. Não me estou a referir ao despedimento colectivo de grandes capacidades no campo da pesquisa ou do ensino mas a 100 cérebros de pessoas mortas que lá tinham conservados em frascos com formalina e que eram usados no ensino e para investigação. Um deles era do assassino Charles Whitman, que matou 16 pessoas em 1966 num massacre de universidade.

Uma piada de mau gosto? Um roubo macabro mas sem o mínimo interesse? Ainda não se sabe qual será o próxino folhetim.

domingo, dezembro 07, 2014

2º Domingo de Advento 
E os preparativos continuam, mas ainda nas mais calmas das calmas. Mais vinho quente com especiarias, tenho uns quantos cartões para escrever, vou talvez começar a embrulhar as prendas e a segunda vela já está acesa :-D

sábado, dezembro 06, 2014

Bom emprego… para quem pode ;-D
Li há dias que a NASA anda à procura de empregados... para passarem o dia deitados na cama. Durante 70 dias. Pretendem estudar os efeitos da falta de actividade física nos músculos; ou mais precisamente como evitar a perda muscular por falta de actividade física, que é um dos grandes desafios quando se viaja no espaço. Pagam mais de 13.000€.
Bom emprego… para quem pode ;-D

sexta-feira, dezembro 05, 2014

Teste 

Outra invenção interessante é este novo teste, chamado Face It, que em poucos momentos mostra o que as pessoas pensam de ti quando olham para ti. O teste foi desenvolvido na Universidade Técnica da Dinamarca, DTU, usando os resultados de 244 participantes (128 mulheres e 116 homens entre os 18 e os 37 anos) que tiveram que se avaliar uns aos outros usando apenas retratos em relação a 12 parâmetros: bonito, estável, extrovertido, aventureiro, saudável, masculino, dominante, quente, simpático, inteligente, credível e responsável. E depois cada um foi avaliado num teste de personalidade e os resultados comparados. E parece que por pouco científico que o teste seja ainda, há grande coerência entre os resultados no teste de personalidade e a avaliação dos retratos.

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Recarregamento rápido 
Já o que a empresa israelita StoreDot inventou recentemente acho genial: um recarregador que usando tecnologia nano consegue regarregar a bateria de um telemóvel num ápice; em 30 segundos! :-D

quarta-feira, dezembro 03, 2014

Truques geniais ou nem por isso... 
Como muita gente parece ter mentalidade de manada (se os outros fazem eu faço também), imagino que o truque do balão vá viajar meio mundo antes de se chegar à conclusão que é um truque parvo. O truque que já está no Youtube e tal, claro, é como fazer uma capa baratíssima para o smartphone: enche-se um balão, põe-se o smartphone no meio e vai-se esvaziando o ar; a certa altura o que resta do balão adere perfeitamente ao telemóvel. Mas antes de se atirarem de cabeça lembrem-se que: o balão cobre a máquina fotográfica (adeus fotos), o buraquinho onde se põem os auscultadores (adeus música) e o buracão onde se liga o regarregador (adeus telemóvel recarregado).
Mais uma invenção japonesa parvinha, é o que os digo.

terça-feira, dezembro 02, 2014

Mais invenções japonesas 
Porque é que uma pessoa ainda se surpreende com as invenções que vêm do Japão...? É que trazem sempre, sempre, sempre um grau de bizarro desconhecido nestas bandas. Como a que eu li há dias: agora deu-lhes par fotografar pessoas com uma mão assente na cara um nadinha inclinada, como se tivessem dôr de dentes. Esta moda chamada “mushiba no poozu” (trad.: pose de cavidades”) supostamente faz com que as mulheres pareçam mais giras e elegantes.
???

segunda-feira, dezembro 01, 2014

«Empurra!» 
 Um amigo meu comrou em tempos um carro muito velho que uma vez por outro tinha paragem de motor e tinha que ser empurrado até voltar a trabalhar. Nunca tive que ser eu a dar ao músculo, mas não me parecia na altura um grande esforço. Entretanto há dias li sobre uma coisa parecida que só pode ter sido o cabo dos trabalhos: os travões de um avião russo na Sibéria congelaram em 52 graus negativos e por isso não se movia. E era pesado demais para outro veículo o puxar.  De modo que os 74 passageiros tiveram que sair do mesmo para o empurrar X-P