domingo, maio 31, 2015

Perda de peso 
Já cá se sabia mas voltei a vê-lo confirmado: o essencial para a perda de peso não é o exercício físico – que pelos vistos pode travar a mesma – mas uma alimentação como deve de ser. Isto segundo um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine. Exercício físico torna-nos mais saudáveis e imunes às doenças, mas abre-nos o apetite e faz-nos pensar erroneamente que podemos comer mais.

sábado, maio 30, 2015

Invisível 
E por falar em visão, li há dias que os gatos têm uma visão ainda mais apurada que os humanos, porque vêm os raios ultra-violeta que para nós, pelo menos a olho nú, são invisíveis. Se tens gatos e eles às vezes se comporta de maneiras erráticas e estranhas pode ser por isso mesmo e não apenas por curiosidade exacerbada e por serem brincalhões!

sexta-feira, maio 29, 2015

Super-poderes 
Os super-heróis dos desenhos animados têm sempre super-poderes: são impossivelmente destemidos, têm a força de 100 homens, tornam-se invisívels quando querem, voam, etc. e tal. Mas agora tornou-se possível para os meros mortais adquirirem uma visão fantástica, perfeita até. Graças a umas lentes de contacto desenvolvidas no Canadá que numa questão de minutos e com um mínimo de dôr se operam directamente na vista. Se uma visão boa é 20/20 e nos capacita de ver letras a 3 metros de distância, com as lentes fica três vezes melhor e dá para ver nitidamente qualquer coisa a 9 metros de distância. Uau!

quinta-feira, maio 28, 2015

O primeiro café 
Para mim o primeiro café, que tomo mesmo antes do pequeno-almoço, é o mais importante e o que me sabe melhor. Mas segundo li, se o primeiro café é tomado dentro de uma hora de se acordar não se tem o efeito ideal da cafeína. Isto porque ao acordar o corpo liberta cortisol (a hormona do stress), que limita o efeito da cafeína e nos torna resistentes a ela, exigindo mais café para ficarmos acordados. Os cientistas aconselham que a hora ideal para se tomar o primeiro café é por volta das 9. Entre o meio-dia e a 1 o nível de cortisol volta a ser mais elevado, logo mais vale tomar outro café antes do meio-dia ou depois do almoço. E há que evitar o café entre as 17:30 e as 18:30 pelos mesmos motivos.

quarta-feira, maio 27, 2015

Porque temos necessidade dos homens? 
Às vezes a ciência descobre as coisas mais fantásticas... que já cá se sabiam. Outras vezes são mesmo novidades. Há dias descobriram porque é que a raça humana necessita de homens: porque a competição entre os machos em relação à procriação assegura a que se perpetue o melhor material genético.
E eu a pensar que era porque sem homens não haveria procriação…

terça-feira, maio 26, 2015

Descanse em paz
John Nash (13 de Junho 1928 – 23 de Maio de 2015), matemático genial e galardoado com o prémio Nobel da Economia faleceu este fim-de-semana, quando o taxi em que ia com a sua esposa se despistou numa ultrapassagem. Conhecemo-lo de “A Beautiful Mind”, o filme que ganhou vários Óscares e que retratou a sua vida e a sua luta contra a esquizofrenia, na interpretação impecável de Russell Crowe. Tinha 86 anos  de idade e conseguiu sobreviver a uma doença mental grave e usar as suas capacidades ao serviço da humanidade e vinha de receber um prémio Abel (uma espécie de Nobel da matemática) e não sobreviveu a uma manobra perigosa.
Descanse em paz.

segunda-feira, maio 25, 2015

Fixar nomes
Nunca me esqueço de uma cara, mas para memorizar os nomes sou terrível! Entretanto li há dias que não é um desafio completamente impossível. E aqui vão umas dicas:
- quando uma pessoa nos é apresentada há que prestar atenção ao nome;
- é mais fácil memorizar nomes se aproveitarmos a oportunidade de os repetirmos algumas vezes;
- facilita a memorização se se fizerem associações, por exemplo com outra pessoa que tenha o mesmo nome, do estilo: ambas as Marias fazem bons bolos;
- pedir à pessoa que soletre o seu nome também ajuda a fixar o mesmo, pois uma pessoa consegue visualisá-lo.

domingo, maio 24, 2015

3D 
Os bolos de casamento costumam de ter figurinhas de um casal no topo. Agora é possível personalizá-las fazendo figuras dos próprios noivos: na firma dinamarquesa 3DSelfie fazem um scan de corpo inteiro e através deste um boneco que é a legítima cópia da pessoa numa escala desde 10 até 35 cm de altura. E quem diz decoração para bolos de casamento diz brinquedos para os filhos e mais mil e uma aplicações para os bonecos.
(foto: 3Dselfie)

sábado, maio 23, 2015



Cuidado com os Emojis
Se não sabes o que significam os ditos Emojis, os ícones do iPhone, evita usá-los, porque podem criar mal-entendidos. Por exemplo como interpretar um cocó sorridente? Ou uma língua de fora? Ou caretas várias?

sexta-feira, maio 22, 2015

Mais voltas 
Em contrapartida também li que mais um mito foi furado: parece que os homens são superiores em relação a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Num estudo referido no Daily Mail 38% dos homens eram eminentes a fazer várias coisas ao mesmo tempo e bem, o que só 29% das mulheres conseguiam fazer ao mesmo nível.
E esta, hein?

quinta-feira, maio 21, 2015

Melhores condutoras 
O mundo está às avessas: li recentemente que as mulheres são bastante melhores condutoras que os homens. Isto foi constatado num estudo entre centenas de condutores de ambos os sexos levado a cabo pela companhia de seguros ‘Privilege Insurance’. Por exemplo em termos de se orientarem no trânsito, condução perigosa, falar ao telemóvel ao volante etc. ganharam aos homens aos pontos – literalmente: foram-lhes atribuídos 23,6 em 30 pontos enquanto que os homens só tiveram 19,8!...

quarta-feira, maio 20, 2015

Reciclagem 
Não sei se já repararam que a Disney sempre acreditou na reciclagem. Pois é verdade: vê-se por exemplo muito nos desenhos animados mais antigos do Mickey, em que cenas de muito movimento, por exemplo de dança, se repetem, poupando na quantidade de desenhos. Mas as animações também voltam a ser usadas de filme para filme. Vejam por exemplo aqui uma cena clássica do “Livro da Selva” que repete uma cena muito semelhante do “Robin dos Bosques”. E como estas há muitas.

terça-feira, maio 19, 2015

A mania das dietas 
Com o Verão a aproximar-se começa-se a pensar em dietas para uma pessoa se preparar para o bikini. O que leva alguns a extremos. Como o que li há dias: parece que agora nos Estados Unidos a maneira de perder peso em 8-10 dias é alimentar-se através de sonda (sim, um tubo que se enfia pelo nariz e que leva os nutrientes directamente até ao estômago!), ingerindo apenas 800 calorias por dia. O “tratamento” tem que ser acompanhado por um médico e custa 1.500 dólares.
Ao que as pessaos se sujeitam!... E não mudando  o estilo de vida, para o ano há mais, não?

segunda-feira, maio 18, 2015

Meios de transporte 
Quem não conhece a situação de estar ao volante e ir já a fumegar com a condução dos demais…? Ok, sou só eu então... ;-D Segundo um estudo recente ia fazer-me bem trocar o automóvel por uma bicicleta: segundo li quem vai de bicicleta tem muito menos stress (precisamente 40% menos) de quem apanha transportes todos os dias ou mesmo quem vai de carro.

domingo, maio 17, 2015

Passou bem 
Tenho uma hipótese sobre a qualidade do passou bem: que reflecte a personalidade de uma pessoa e que personalidades fracas dão um passou bem fraquinho e as mais fortes dão um passou bem mais firme. Claro que testar esta hipótese já é mais difícil.
Entretanto uma coisa é certa: ficou recentemente provado que um passou bem fraquinho prevê a longevidade. Passo a explicar: cientistas canadianos demonstraram a ligação entre  um passou bem fraquinho e falta de força muscular de uma maneira geral e especificamente entre a fraqueza do passou bem e o risco de problemas cardio-vasculares. Uma ajudinha ao diagnóstico...?

sábado, maio 16, 2015

Descobertas 
A curiosidade e sede do saber do espírito humano são fantásticas e levam-nos a explorar novos continentes, ecosistemas desconhecidos e até para além do nosso planeta. Plutão foi descoberto pela primeira vez em 1930  e é lá tão longe que tem sido bem difícil de estudar. Mas graças à nova sonda New Horizons foram há dias tiradas as primeiras fotografias das suas luas, Charon, Hydra, Nix og de to små måner, Kerberos e Styx!

sexta-feira, maio 15, 2015

Diagnóstico 
Imaginem passarem 44 anos com o nariz entupido e dores de cabeça, pensando que é alergia, e um belo dia ele de repente se desentupir com um espirro e de lá sair uma daquelas ventosas das flechas dos miúdos. Foi o que aconteceu há dois meses atrás ao britânico Steve Easton de 51 anos de idade (na foto). Falou com a mãe que confirmou que realmente o tinham levado às Emergências quando tinha 7 anos de idade por pensarem que tinha inalado uma ventosa; mas como os médicos na altura não conseguiram encontrar vestígios da mesma, voltaram para casa e não se fez mais caso daquilo.
O Steve diz que não sente qualquer diferença depois do nariz ter sido liberto da ventosa.
Várias questões se põem, por exemplo:
1) será que nunca tinha espirrado antes em 44 anos?
2) os pais não terão achado estranho o miúdo andar constantemente com o nariz entupido? Alergias costumam ser sasonais.
3) se não sente diferença agora, então será que tem mesmo alergia?

quinta-feira, maio 14, 2015

Suricatas 
Adoooooro suricatas – o nervosismo neurótico, a mentalidade de grupo, a maneira como se aquecem ao sol :-D

(foto: National Geographic)

quarta-feira, maio 13, 2015

Café original 
Adoro café, mas de Verão bebo menos quando está muito calor por normalmente ser uma bebida quente. Uma vez por outra lá faço um café gelado com leite, que se bebe muito na zona do Mediterrâneo. Daí receber de braços abertos a receita de um novo gelado de água de café, que só leva café, natas e açúcar. Os três ingredientes misturam-se em quantidades q.b. que agradem ao paladar; um fiozinho de nata põe-se no fundo da forma e vai ao congelador. Quando tiver uma consistência mais firme deita-se o resto da mistura de café na forma e leva-se ao congelador.

Vou ter que tentar isto! :-D  

terça-feira, maio 12, 2015

Auto-estima 
Imaginem lá o que cientistas suecos descobriram agora como a maior ajuda para melhorar a auto-estima… a invisibilidade! Passo a explicar : segundo li, se uma pessoa deixa de poder ver o seu próprio corpo, fica menos stressada quando as outras pessoas olham para ela. Claro que isto é impossível na vida real (e quais serão então as implicações para a vida real…?), por isso testaram isto pondo às “cobaias” óculos de realidade virtual, em que ficavam precisamente com a sensação de não poder ver o seu próprio corpo. E sugeriram até que isto era o tratamento ideal para as fobias sociais. Só que... uma pessoa não pode andar sempre de óculos virtuais... ou pode? ;-)

segunda-feira, maio 11, 2015

Crise!...
Li há dias que vai haver falta de abacates e vão por conseguinte aumentar imenso de preço. Porque por cada ½ quilo de abacates se usa 318 litros de água e tem havido seca nos Estados Unido e Peru, dois dos grandes produtores :-(

domingo, maio 10, 2015

Faias
Chegou aquela altura da Primavera em que as faias têm folhas novas! :-)
(foto: vida de praia)

sábado, maio 09, 2015

Última volta 
Não é para ser mórbida mas achei engraçada esta ideia: em vez do caixão ir numa daquelas carrinhas normais ir numa motorizada BMW R1150RT com sidecar especialmente construido para o efeito. Isto já é uma possibilidade há uns anitos quando um padre inglês fundou a funerárias Motorcycle Funerals, mas só agora é que chegou à Dinamarca. Quando tem que se acabar mais vale acabar em estilo :-)

sexta-feira, maio 08, 2015

Saltos altos 

Não sei andar de saltos altos: não sou nada elegante neles e não os acho minimamente confortáveis; por isso para mim é sempre sapatinho raso. Mas pode ser que isso mude muito em breve: li que Dolly Singh, uma cientista até há pouco tempo ligada à navegação espacial está prestes a lançar um sapato alto inventado por si que supostamente é tão confortável como uns ténis! Abriu uma firma de calçado e contratou um perito de moda, um engenheiro, um astronauta e um ortopedista. Os seus esforços conjuntos resultaram num sapato com 7,5 cm de salto que divide a pressão por todo o pé, juntando a elegância ao conforto e saúde dos pézinhos. Vai começar por fazer 1.500 pares e os primeiros chegam ao mercado no Outono a 600-900 dólares.

quinta-feira, maio 07, 2015

Germes 
Já aqui falámos dos barbudos ditos hipsters e das suas nojentas barbas. E repito: por favor façam a barba – ou pelo menos lavem-na de tempos a tempos e deixem de a coçar constantemente! É que um estudo americano demonstrou mais uma vez que uma dessas barbas pode estar tão infestada de bactérias de fezes como uma sanita!... :-P

quarta-feira, maio 06, 2015

Demissão
Há muitas maneiras de uma pessoa se despedir de um emprego, umas mais simpáticas que outras. No topo da simpatia encontramos Mark Herman, jornalista e chefe de departamento: quando teve nova oferta de emprego noutro canal de televisão resolveu entregar a sua carta de demissão em forma de bolo, antes de a mandar por mail, claro :-D

terça-feira, maio 05, 2015

“Invenções” 
Li há dias que agora circula um “jogo” no Facebook em que os jovens se desafiam a desaparecer durante 12, 24 ou 72 horas sem dar cavaco a ninguém. Se são encontrados antes de terem passado as horas marcadas, voltam ao início e têm que repetir a “proeza”. E os coitados dos pais ficam assustados e preocupados, claro, e já houve vários que contactaram a polícia.

Que nova estupidez será a próxima? :-(

segunda-feira, maio 04, 2015

De volta ao trabalho
E pronto: lá se foram as últimas das últimas férias e foi excelente descansar e recuperar forças. E hoje lá volto ao trabalho.

domingo, maio 03, 2015

Mais música
Querem mais música? Conhecem o Shaggy? Tem uma muito gira: In the summertime.

sábado, maio 02, 2015

Venha a música
Hoje só me apetece ouvir música. Se não conhecem, ou não se lembram apresento-vos os Foreigner!

sexta-feira, maio 01, 2015

1º. de Maio
Mais um dia de festa: o dia em que celebramos o facto dos trabalhadores terem alguns direitos.
Vão a alguma manifestação? Bom 1º. De Maio!