quinta-feira, dezembro 31, 2015

Noite de fim de ano
E pronto: encerramos mais um capítulo, mais um ano. E um brinde a 2016: que seja menos conturbado do que o que passou!

quarta-feira, dezembro 30, 2015

Fim de férias
E acabaram-se as férias; hoje já vou trabalhar e amanhã idem. Foram boas e apesar de muitas festas deu para descansar um bom bocado :-)

terça-feira, dezembro 29, 2015

Bónus de Natal
Ainda há dias falávamos do desagrado de muitos empregados com a prenda de Natal da empresa. Pois quem não tem mesmo razão de queixa este ano são os 15.000 empregados da Lego: foi um ano tão próspero para a firma, cujas receitas aumentaram 23%, que resolveram dar um mês extraordinário de salário a todos os empregados! Afinal de contas todo o sucesso se deve ao empenho dos empregados :-D

segunda-feira, dezembro 28, 2015

A Guerra das Estrelas
Como devem ter notado ainda não fiz referência ao mais recente filme da Guerra das Estrelas; já vi alguns, mas não sou grande fã do Luke Skywalker :-) Se o faço agora a culpa é da NASA. («O quê?») É verdade: a culpa é da NASA, que pelos vistos criticou o Darth Vader por causa da técnica de construção Estrela da Morte. Segundo o Sr. Engenheiro-Mor da NASA, Brian Muirhead, faria muito mais sentido construirem uma base no espaço num asteroide oco, que tem metal e água, duas peças fundamentais para a construção de uma base.
Ok, ainda estamos a falar de ficção científica...?

domingo, dezembro 27, 2015

O senão das dietas
Li há dias que pesquisas recentes concluiram que que dietas, particularmente se levam a perda de peso, podem ser prejudiciais e até perigosas para a saúde! Os peritos aconselham que se esqueça a perda de peso e que em vez disso uma pessoa siga os conselhos nutricionistas da pirâmide dos alimentos; tudo com moderação.
Excelentes notícias depois de um Natal recheado ;-)

sábado, dezembro 26, 2015

A prenda de Natal da empresa
Li há dias que muita gente não ficou satisfeita com a prenda de Natal que recebe da firma. Para essas pessoas um olázinho especial de Boas Festas e uma mínima reprimenda: talvez ajudasse pôr os requisitos de lado; eu faço parte dos 26% que nem a prenda tenho direito, malta.

sexta-feira, dezembro 25, 2015

Feliz Natal!
Feliz Natal, caros amigos bloguistas! Espero que estejam a ter umas excelentes festas!

quinta-feira, dezembro 24, 2015

Noite de Natal
E finalmente chegámos à noite de Natal – ou a noite em que não vou jantar tanto para ter espaço para a minha sobremesa natalícia favorita – arroz, amêndoas e molho quente de cerejas :-D

quarta-feira, dezembro 23, 2015

Contagem decrescente
Mais um dia e entro de férias de Natal! Este ano vão ser curtas, mas aproveito as que posso ter :-)

terça-feira, dezembro 22, 2015

Contos do bizarro
Às vezes ouvem-se coisas que nos deixam perplexos como aquela há dias na Suiça de um rapaz que para pedir a namorada em casamento lhe fez o serviço completo: centenas de velas, pétalas de rosas, garrafas de champanhe, copos, cigarros. Só que lhe deixou isto tudo ao longo do trajecto onde ela costuma correr. E a gaja não foi de meias medidas: denunciou-o às autoridades por ter deixado lixo na via pública. E o coitado prometeu, claro, pagar a limpeza.
«E depois?» Depois ela aceitou a proposta de casamento dele…
«Hã?»
Pois… os suiços e a mania das limpezas :-D

segunda-feira, dezembro 21, 2015

Exageros
Nos Estados Unidos isto vê-se por toda a parte, mas na Dinamarca, felizmente, ainda é coisa rara: 40.000 lâmpadas iluminam (ia dizer decoram, mas isto é tão “fenomenal” que nem é decorativo) o jardim de um tipo no centro do país e é tão espalhafatoso que tem público que por lá passa de propósito para testemunhar o “fenómeno”. Aquilo é suficientemente potente para provocar um ataque de epilepsia, mas tirando isso... Boas Festas!

domingo, dezembro 20, 2015

4º Domingo de Advento
A escassos dias da véspera de Natal já está quase tudo pronto e já se respira de alívio; agora só falta a parte da pastelaria da praxe e vai ser hoje ;-)

sábado, dezembro 19, 2015

Proibido
Nunca aqui referi a minha tremenda aversão pela UE, mas hoje teve de ser: então não é que os gajos, que pelos vistos não têm mais nada que fazer do que chatear a malta, agora querem proibir os adolescentes de ter acesso às redes sociais e até a poderem aceder ao email? Dizem que é para proteger dados pessoais...
... bem-vindos à paternalista ditadura europeia :-(

sexta-feira, dezembro 18, 2015

Quem não tem gato, não caça: cheira
Os japosenes têm uma imaginação incrível, particularmente no campo da tecnologia. Mas não só: agora inventaram uma água de colónia com cheiro a gato; não sei bem porquê, porque gato não cheira propriamente a água de rosas, mas para quem não pode ter gatos onde vive ou é alérgico, talvez sirva de substituto...?

quinta-feira, dezembro 17, 2015

Cartões
Sempre escrevi e recebi muitas cartas, postais e cartões, mas com o email a correspondência manuscrita tornou-se cada vez mais escassa e com a falta de tempo idem. Confesso que sinto saudades quer de escrever quer de receber uma bela carta e fico toda contente quando leio um cartão de Boas Festas a sério. E pelo que li os cartões têm várias vantagens para ambas as partes em relação a um postal electrónico: para além de serem mais bonitos,  o cérebro de quem a recebe ter de se esforçar mais para tentar perceber a letra e o cérebro de quem o escreve tem de se concentrar mais, porque não pode – como ao computador – redigir o que vai escrever. E ambos se lembram melhor do conteúdo se é escrito à mão. E sabe tão bem saber que a outra pessoa demorou tempo especialmente para o enviar.
Que pena os Correios aqui irem aumentar ridiculamente (quase 100%) o preço dos selos apartir de 1 de Janeiro... :-/

quarta-feira, dezembro 16, 2015

Os carnívoros
Alguma vez pensaram como é possível ser necessário nós termos de ingerir uma dieta variada para conseguir manter um nível equilibrado de vitaminas e minerais, enquanto que os animais carnívoros se podem contentar com carne e serem tão ou mais saudáveis do que nós, não tendo sequer níveis galopantes de colesterol etc.? Se fôssemos nós a ingerir tanta proteína estávamos feitos; mas parece que por exemplo os leões têm uma concentração superior à nossa de enzimas no estômago que os ajudam a digerir as proteínas e gordura em particular. E também têm acesso a hidratos de arbono através do sangue das presas, portanto afinal não é só gordura e proteínas.

terça-feira, dezembro 15, 2015

Aluguer
Para a pessoa que tem roupa demais no armário que raramente usa, mas que também não consegue deitá-la fora, li há dias sobre uma ideia genial: no site Closay.dk podem alugar a roupa para fora e ganhar dinheiro, criando ao mesmo tempo espaço no armário a abarrotar! E se precisarem de um vestido para uma festa ou assim e não vos apetecer comprá-lo também podem usar o site para o alugar.
Como dito: genial!

segunda-feira, dezembro 14, 2015

 
Brincadeira musical
Gostam de música? E de jazz gostam? Pois deixo-vos aqui uma brincadeira: cliquem no link e vão à página a que vos leva e vão clicando nos bonecos, um de cada vez :-D

domingo, dezembro 13, 2015

3º Domingo de Advento
Mais preparativos, mais contagem decrescente. As prendas estão já todas compradas embrulhadas e, as que havia para enviar, enviadas.
Bom 3º Domingo de Advento!

sábado, dezembro 12, 2015

Soluções
Já aqui foi referido aquele irritante problema de a bateria do telemóvel se ir abaixo e uma pessoa estar num sítio sem o carregador (o que NUNCA me acontece! Ando sempre com ele atrás.) ou sem acesso a uma ficha para o poder carregar (o que em contrapartida me acontece vezes demais, por exemplo em aeroportos.) Também já aqui falei de potenciais soluções. Mas agora vem aí uma pronta a aplicar: a Apple está prestes a lançar uma capa com uma extra bateria incorporada que dá mais 83% de energia ao telemóvel. Não é bonita – nem barata – mas serve :-D

sexta-feira, dezembro 11, 2015

Esquerda ou direita?
Sabiam que não é indiferente em que lado da cama se deitam? Li há dias que a questão tinha sido investigada a fundo pela fábrica de camas Sealy UK e que descobriram que quem dorme do lado direito de é o mais rezingão, enquanto que quem se deita do lado esquerdo tem tendência a ser optimista e sociável.
Nem vos digo qual é o meu lado, mas não se deve acreditar em tudo o que se lê... ;-)

quinta-feira, dezembro 10, 2015

E viva os ruivos!
Há uns meses atrás falámos aqui da supremacia dos ruivos. E vejo-me obrigada a voltar a salientá-lo, pois pelo que li é o gene do cabelo ruivo que lhes dá uma maior capacidade de tolerar picadas e comida picante.

quarta-feira, dezembro 09, 2015

As dietas
Para as pessoas com a mania das dietas, especialmente as malucas, aqui vai uma dica: se comerem só pepino e aipo, vão perder imenso peso: porque o pepino é só água e o aipo é só fibras que o nosso organismo não consegue digerir e entre eles só têm 11 calorias e 23 calorias, respectivamente, por 100 gramas. Claro que é preciso comer no mínimo 16 quilos de pepino e 8 quilos de aipo para uma pessoa se manter saciada e conseguir ingerir as calorias mínimas para a sobrevivência, mas isso é outro detalhe... ;-)

terça-feira, dezembro 08, 2015

O desgosto
Temos às vezes a mania que o ser humano é muito especial na maneira como reage emocionalmente perante as intempéries da vida. Mas já alguma vez pensaram se os animais são capazes de sentir desgosto? Pois a mim parece-me que sim. Por exemplo uma mãe elefante é capaz de passar dias seguidos de aspecto “murcho” ao lado da cria morta, tal como há exemplos de crias de elefante que cordam aos gritos, como se tivessem tido um pesadelo, se viram a mãe ser morta. E como estes há n exemplos também de animais de estimação que parecem reagir com apatia se faleceu o dono.
Portanto tratem bem os animaizinhos – também têm sentimentos.

segunda-feira, dezembro 07, 2015

Pavonear-se não é só para pavão  
Detesto aranhas, mas vejam-me só este fantástico exemplar da Aranha Pavão, Maratus volans, que vive na Austrália! Nunca tinha ouvido falar. O que lhe ganhou o nome foi o comportamento dos machos, que quando querem encantar as fêmeas para se acasalar abrem o “leque” colorido como os pavões e lhes fazem uma dança. Não há aranha-pavoa que resista :-D
(foto: Jurgen Otto)

domingo, dezembro 06, 2015

2º Domingo de Advento
Estamos um Domingo mais perto da véspera de Natal; já se abriram as primeiras prendas do calendário de Natal, já se provou o primeiro vinho quente com especiarias e hoje acendemos a 2ª vela da coroa de advento. E ainda há tanto para preparar!...

sábado, dezembro 05, 2015

O cúmulo da preguiça
Era uma vez uma ponte de comboio dinamarquesa de aço bem catita construída em 1899. Entretanto muda o tamanho dos carris e era preciso uns mais largos e portanto alargar a ponte em si. Mas em vez de se alargar a ponte, enterra-se a mesma num monte de terra, alargando assim o areal da ponte. E esquece-se por completo a sua existência durante 90 anos. Até que alguém se lembra da velha ponte e resolve desenterrá-la. E depois de uma ligeira pintura apenas agora é atracção turística – a Ponte Reencontrada!
Duh...? Desculpem-me, mas enterrar uma ponte é o cúmulo da preguiça.
(foto: Polfoto/Bonnerup Claus)

sexta-feira, dezembro 04, 2015

O chocolate
Se alguém me perguntar porque é que como chocolate, apartir de agora não me vou contentar com dizer que é porque gosto, mas acrescentarei que é porque sou inteligente. “Hã?” Pois: é que li há dias que as pessoas que comem muito chocolate com regularidade são mais inteligentes que as outras. Dizem que o chocolate para além de ter várias propriedades absolutamente saudáveis e contribuir para o bem-estar também estimula a inteligência. Daí não ser coincidência nenhuma que nos países em que se come mais chocolate, como a Suíça e a Alemanha é onde têm o maior número detentores do Prémio Nobel!

quinta-feira, dezembro 03, 2015

Mais porquês
Felizmente raramente me caiu o telemóvel das mãos e nunca se partiu nem riscou. Mas das poucas vezes notei que caiu de ecrã para baixo. Bem como já vi ecrãs todos despedaçados. E agora a ciência desvendou o grande mistério da atracção dos ecrãs de telemóvel pelo chão – e não é só a lei da gravidade. Ora vejam: até há uma fórmula matemática para explicar o fenómeno que se dá em 60% das vezes e envolve entre outros factores a posição e altura de que cai e o seu tamanho.  

quarta-feira, dezembro 02, 2015

A culpa é da sLR-11
As dietas não resultam comigo; não costumam trazer resultados milagrosos, nem sequer quando treino bastante, e por conseguinte vou perdendo a motivação e não tenho a disciplina para as seguir. Mas agora descobri que a culpa de não conseguir perder mais peso é da proteína sLR-11: esta proteína recentemente descoberta impede as células de gordura de  libertar energia e produzir calor. E como são as própias células de gordura que produzem esta proteína, quanto mais células de gordura... mais esta porcaria de proteína e tanto mais difícil é por sua vez perder peso :-(

terça-feira, dezembro 01, 2015

Terapia
Toda a gente sabe que o cão é o melhor amigo do homem. E parece que de mais maneiras do que uma: segundo li os cães ajudam a curar um coração quebrado se o namoro foi à vida. Isto porque fazer festinhas a um cão faz com que o corpo produza mais Oxytocina – a dita hormona do amor –  que diminui quando uma relação afectuosa acaba.