domingo, janeiro 31, 2016


Com banda-sonora
Adoro invenções geniais, como sabem, e por isso fiquei toda contente há dias quando ouvi falar das novas 79 ambulâncias em Copenhaga, que vão ter música ambiente calma; em vez de uma pessoa ir ali deitada a ouvir as esganiçadas sirenes, ouve, sei lá, música clássica ou outra música mais para o contemplativo.

sábado, janeiro 30, 2016


Menos
Li há dias que a Olá ia passar a fazer os Cornetos 30 milímetros mais pequenos. Isto para poderem atingri a meta de 80% dos seus gelados de futuro terem menos de 250 calorias. Oxalá que reduzam o preço de acordo com a redução de tamanho…

sexta-feira, janeiro 29, 2016


Mais animais 
E por falar em animais nas notícias: no fim-de-semana passado houve um macaco à solta de um jardim zoológico dinamarquês. Foi procurado. O engraçado foi terem rectificado a raça do mono: Afinal não é um baviano, é um berber.
???
Um símio não é propriamente comum à solta neste país e poucos são os que conseguem diferenciar entre uma raça e outra e reagiriam se vissem um macaco qualquer, por isso qual terá sido a ideia com a rectificação? Cheira-me a pedantismo zoológico ;-)

quinta-feira, janeiro 28, 2016



Animais
Eis uma das razões porque nunca sonharia nem visitar nem viver na Florida: há muitos animais perigosos à solta. Então não é que uma família em Florida Keyes encontrou um jacaré adulto de 3 metros de comprimento na piscina? Chamaram a polícia que demorou horas a ter o animal sob controle :-P

quarta-feira, janeiro 27, 2016


Dormir faz bem
Lembram-se do provérbio “Cedo deitar e cedo erguer dá saúde e faz crescer”? Não é verdade: dormir muito, ou, vá lá, o suficiente é que faz bem. Isto segundo recentes pesquisas da University of Colorado Boulder. Fizeram o teste a 19 jovens saudáveis: primeiro só os deixaram dormir 4½ horas durante 4 noites seguidas e fizeram várias análises. Depois deixaram-nos dormir 10 e 12 horas nas 2 noites que se seguiram. E registaram que era o necessário para recompor a sensibilidade à insulina que tinha diminuido no período em que tinham dormido de menos e que a longo termo aumenta o risco de desenvolverem diabetes.

terça-feira, janeiro 26, 2016


Google-montanhismo
Já experimentaram o Google Street view, em de dá para andar a passear virtualmente por várias cidades? Agora alargaram o trajecto e daqui a nada vai dar para subir virtualmente o Mont Blanc.
Assim ainda vou  :-D

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Adivinha
Qual é a coisa qual é ela que está nestas fotos? Segundo os cientistas é um animal chamado Urso-d’Água ou Tardigrado, que resiste a tudo: frio extremo (até estar congelado durante 30 anos), calor extremo, radiação e pressão extremas. Para mim parece mais um saco de aspirador ;-)

domingo, janeiro 24, 2016


Mais descobertas
Vocês vão-se rir, mas esta é possivelmente a descoberta do século... não, esqueçam o século: do milénio! (e muito mais espectacular que a descoberta de um novo planeta) Segundo pesquisas recentemente publicadas pela Johns Hopkins University nos EUA é mesmo verdade que os homens sofrem bastante mais com uma gripe do que as mulheres.
(gargalhadas)
Porquê? Porque não têm tanto estrogénio como nós e este dá uma certa protecção em relação às doenças.
Vou ter que me lembrar de nunca mais gozar com os senhores quando fazem uma cena :-D

sábado, janeiro 23, 2016


Novidades
Hey, já ouviram dizer que o nosso sistema solar secalhar tem mais um planeta? Parece que os investigadores do California Institute of Technology descobriram vestígios que fazem suspeitar de que Plutão, que aliás agora é tratado por “Anão”, coitadinho, afinal não é o último planeta – e nem é planeta – mas o penúltimo. Ainda não é achado certo e possivelmente também não tiveram ainda tempo de estudar as divindades romanas para lhe dar um nome, por isso por enquanto chamam-lhe o Nono. Se houver um deus do gelo, deve ser esse nome que lhe vão pôr, porque é vinte vezes mais longe do Sol que a Terra.

sexta-feira, janeiro 22, 2016


Mais sobre sentidos e derivados
Se há coisa que me irrita é ligar para algum sítio e porem daquela música repetitiva enquanto se espera. Faz-me sentir que ali estou pendurada durante imenso tempo. Mas segundo li supostamente surte o efeito oposto: faz com que o tempo de espera pareça mais curto (a sério???) Isto supostamente porque o cérebro se vai entretendo com a melodia e antecipando a próxima nota e tal e quando a antecipa liberta dopamina e ficamos todos contentes.
Devo funcionar de outra forma...
 
 
 

quinta-feira, janeiro 21, 2016

Sentidos
Sabem qual é o nosso sentido mais apurado? Adivinhem lá... não, não é a vista nem o ouvido; é o tacto! O tacto é o mais sensível e que dessa forma é comparável ao dos animais. A ponta dos nossos dedos é tão sensível que nota diferenças numa superfície do tamanho de 1/10 mm. Se não fosse isso não conseguiriamos por exemplo aprender a ler Braille.
A toupeira tem um tacto ainda mais apurado que nós, que lhe vale debaixo da terra quando tem de se movimentar, já que é practicamente cega, mas não é suficientemente inteligente para aprender Braille ;-)

quarta-feira, janeiro 20, 2016

Despertador eficaz
Não há nada mais perigoso que um despertador que toca e se pode pôr no snooze; uma pessoa acaba por voltar a adormecer e levanta-se tarde demais. A solução para um despertar eficaz é o Ruggie, uma invençãozinha genial de Hong Kong, um despertador que está no chão e parece uma balança e que só pode ser desligado se uma pessoa o pisa. Ora para o pisar tem que se levantar. E se já está a pé, mais vale ir-se despachando ;-) Custa 71€, mas para quem tem dificuldade em levantar-se de manhã soa ideal.

terça-feira, janeiro 19, 2016

Tratamento VIP
Já ouviram falar so Hotel do Ano? O Adare Manor Hotel na Irlanda foi condecorado com o título, porque tiveram a criatividade de dar um tramento de luxo ao coelhinho de peluche de uma menina que se tinha lá esquecido dele e foram publicando fotos dele no Facebook, do estilo: “Perdi-me da minha dona na sala de pequenos-almoços do Adare Manor” e “está na altura para uma bela massagem antes de voltar a casa. Foram umas férias óptimas, mas agora sinto saudades dos meus donos e mal posso esperar para volatar a vê-los!”, etc.
Foram lá buscá-lo no dia seguinte.

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Passeios
E quando de repente vem o sol, até apetece dar um passeio à beira-mar e disfrutar do panorama gelado :-)
(foto: vida de praia)

domingo, janeiro 17, 2016

Brincadeira
E para além de bonito a miudagem (e “graudagem”) diverte-se :-)
(foto: vida de praia)

sábado, janeiro 16, 2016


Boletim meteorológico
Isto é Copenhaga. Agora. Está um frio de regelar. Mas é bonito :-)

sexta-feira, janeiro 15, 2016

Hotel
Deve ser uma chatice ter um hotel. Ou melhor ter um hotel com residentes. Partem coisas, roubam coisas, queixam-se de tudo. Senão este letreiro não teria razão de ser:
“Cães são bem-vindos neste hotel. Nunca tivémos um cão qeu fumasse na cama e pegasse fogo aos lençóis. Nunca tivémos um cão que nos roubasse as toalhas e tivesse a televisão em altos berros, ou tivesse uma briga barulhenta com o seu companheiro de viagem. Nunca tivémos um cão que se embebedasse e desse cabo da mobília... Portanto se o seu cão puder garantir que você é civilizado, vovê também é bem-vindo. ~ A Gerência.”

quinta-feira, janeiro 14, 2016

Arqueologia
Adoro ler sobre descobertas feitas por arqueólogos que revelam como viviam os povos na Antiguidade. Estar em Pompeia foi um sonho, porque a lava preservou muito da cidade. E li por exemplo há dias, que apesar do excelente sistema de esgotos e saneamento no Império Romano e do grau de higiene que tinham outrora, mesmo assim tinham parasitas como as lombrigas
piolhos e as pulgas. Descobriram isto vasculhando sepulturas, pedaços de tecido, pentes, antigas latrinas e estudando fezes fossilizadas.
Interessante, não é? :-D
(foto: Piers Mitchell)

quarta-feira, janeiro 13, 2016

A Bola de Ouro
Merecia o galardão de melhor do mundo outra vez, mas desta vez não ganhou :-/

terça-feira, janeiro 12, 2016

De longa data
Sabem qual é o segredo de uma relação amorosa longa e feliz? Segundo pesquisas publicadas recentemente no Journal of Social and Personal Relationships é a amizade. Um casal que é amigo é mais apaixonado e dedicado e funciona bem a todos os níveis.
Assino por baixo :-D

segunda-feira, janeiro 11, 2016

Janeiro
Janeiro é um mês muito engraçado pelo contraste que faz com Dezembro; em tudo o que é revista e jornal é só conselhos para como voltar a equilibrar o dia a dia depois das extravagâncias natalícias – quer com dietas, quer com conselhos de como poupar uns cobres: por exemplo comer muitos vegetais tipo couve ou espinafres – é barato e enche; fazer o seu próprio pão; comer esparguete com um molho simples só de tomate, etc.
Ó desespero :-D

domingo, janeiro 10, 2016

Bom senso
Parece que vão fazer um filme em que entra o já falecido  advogado Robert Kardashian, pai das irmãs Kardashian, a quem associo somente cenas tristes e nulidade de talento. Vai ser o actor David Schwimmer, de que eu já gostava muito, a desempenhar o papel de Robert Kardashian. E quando os produtores do filme lhe perguntaram se queria conhecer as irmãs Kardashian, disse firmemente que não. Numa outra ocasião terá dito que Robert Kardashian era muito diferente das filhas: orava sempre antes das refeições, era empático e generoso.
Ainda fiquei a gostar mais do David Schwimmer :-D

sábado, janeiro 09, 2016

O Babypod
Às vezes uma pessoa fica estupefacta com o que se inventa. Já ouviram falar do Babypod? Eu ouvi e quem me dera não ter ouvido, porque é ridículo: uma empresa espanhola inventou um despositivo que é uma espécie de coluna que se liga ao smartphone feita para inserir na vagina da grávidas para que os fetos consigam ouvir música a 54 decibéis. Isto para estimular os fetos antes do nascimento a vocalizar já desde o útero.
Recomendam o uso disto apenas apartir das 16 semanas de gestação e que não deve ultrapassar os 20 minutos de cada vez, apesar das vibrações não afectarem o feto.
É pá: se eu fosse feto e tivesse que levar com a Fafá de Belém ficava afectada, ficava!... :-P

sexta-feira, janeiro 08, 2016

O lugar
Já alguma vez notaram que mesas  é que os empregados de restaurante escolhem para vocês? É ao fundo longe da janela, ou é à janela? Talvez parece arbitrário, mas pelo que li não é: os empregados têm a tendência a sentar as pessoas bonitas à janela e as menos bonitas tão longe da janela quanto possível. Para tornar o restaurante mais convidativo a quem o vê de fora talvez...?
É lá!...

quinta-feira, janeiro 07, 2016

A saúde
Há dias ouvi uma médica referir as mais recentes pesquisas no campo da prevenção de doenças físicas que concluiam que ter amizades fortes é tão profiláctico para a saúde como não fumar, fazer exercício e comer equilibradamente. Quando lhe perguntaram se também seria benéfico para a saúde mental disse que não sabia ao certo – eu sei e é, como é óbvio, e de que maneira, sra. médica! Mas voltando à saúde  física, ela dava várias explicações: porque os amigos estão atentos ao que comemos, ou se bebemos demais, ou se andamos adoentados, sintomas que não seriam notados se uma pessoa vivesse mais isolada.
O meu conselho é: vão fazer amizades boas, não só porque é bom para a saúde, mas também porque é bem bom! :-D

quarta-feira, janeiro 06, 2016

Anedotas
Mas para se rir às vezes uma pessoa precisa de uma boa anedota. E quando é que foi feita ou inventada a primeira anedota? Segundo as minhas fontes foi na antiga Suméria no ano 1900 A.C. e foi uma anedotas latrinária a gozar com as senhoras: “algo que nunca aconteceu desde os primórdios dos tempos – uma jovem nunca deu um peido ao colo do marido”.

terça-feira, janeiro 05, 2016

Riso
O riso é como se sabe o melhor remédio. Pelo menos para os humanos. Porque que eu saiba os animais não sabem dar uma boa gargalhada. Ou será que sabem? Pelo que li o riso não nos é exclusivo: primatas dão gargalhadas quando brincam uns com os outros e as ratazanas emitem um ruído específico quando estão numa boa ou esperam que algo de bom vá acontecer – ruído este muma frequência tão alta que nós não a ouvinmos, mas que as ratazanas ouvem perfeitamente.

segunda-feira, janeiro 04, 2016

Doidivanas
E enquanto alguns tentam manter-se o mais quente possível, em várias partes do mundo banhistas de Inverno resolveram desafiar o gelo das ondas este fim-de-semana e tomar uma banhoca de ano novo X-S (Notaram o detalhe dos gorros e luvas...?)
(fotos Scanpix)

domingo, janeiro 03, 2016

Almoço
Ontem, apesar da friagem regelante, saímos para almoçar. O pitéu foi este: pizza de frutos do mar feita em forno a lenha. Nhaaaaamiiiii!
(foto: vida de praia)

sábado, janeiro 02, 2016

Neve
Eu não acredito!: temos tido um Inverno ameno, mas os desmancha-prazeres do Instituto Nacional de Meteorologia já dão neve para hoje. Não quero! :-P

sexta-feira, janeiro 01, 2016

Dia de Ano Novo
Temos um ano inteirinho pela frente. É como um caderno por estrear, com as folhas ainda branquinhas. Espero que tenham entrado bem em 2016 e que tenham um ano pleno de saúde e felicidade.
(foto: www.isabellas.dk)