quinta-feira, junho 30, 2016


Quartos de final
E hoje à noite é o Polónia-Portugal. Força, Portugal! (e por favor, sr. Seleccionador nacional, ponha o Quaresma logo de princípio, sim?)

quarta-feira, junho 29, 2016


A Volta a França 
Li há dias que iam pôr câmeras que detectam manifestações térmicas em vários sítios no trajecto da Volta a França para evitar que façam batota  com motores nas bicicletas. Perdão...? Motores??? Já não lhes bastava o doping químico? Francamente cada vez percebo menos qual é a ideia deste encontro supostamente desportivo...

terça-feira, junho 28, 2016


Bons empregos 
Já aqui em tempos falámos de provadores de cerveja e de provadores de chocolate. Querem mais sugestões de profissões de sonho? Literalmente um emprego de sonhos é dormir. É verdade: há pessoas que são pagas para dormir: por exemplo a NASA empregou várias pessoas a um salário bem chorudo para passar 70 dias na cama, para testar o efeito da falta de gravidade. E um hotel finlandês assalariou um blogger, que passou 35 noites em 35 aposentos diferentes e que para além disso só teve que escrever sobre as suas experiências com os diferentes aposentos num blogue. E para terminar testador de jogos de computador. Só têm que fazer isso mesmo :-D

segunda-feira, junho 27, 2016


Congelador

Sou grande fã do congelador: congelo pão para o manter fresco o mais tempo possível, congelo vegetais se não tenho maneira de os cozinhar logo. E há dias li que é boa ideia congelar os grãos de café antes de os moer, pois quando postos frios no moínho a água quente tem mais facilidade em realçar todo o sabor e aroma. Só se tira do congelador uma porção de cada vez quando se quer fazer um cafézinho.

Vou tentar.

domingo, junho 26, 2016


4ºs de final
E o grande Quaresma está de parabéns: levou-nos aos 4ºs de final numa partida como sempre tremendamente sofrida! :-)

sábado, junho 25, 2016


Mais bola
E hoje à noite Portugal defonta a Croácia para os oitavos de final deste Europeu.
Força, Portugal!
 

sexta-feira, junho 24, 2016

Brexit
Parabéns aos britânicos!!!!! Tiveram a coragem de agir em vez de continuar a amoxar.

quinta-feira, junho 23, 2016


Noite de S. João e Brexit 
Hoje vai ser um dia tremendamente interessante: os britânicos vão às urnas para votar sobre o seu futuro na UE. E vai haver fogueiras de S. João na praia com direito  piquenique :-D

quarta-feira, junho 22, 2016


Vontades 
Sabem o que é que me apetece agora? Cerejas! Mas não tenho nenhumas. A ver se me lembro de as comprar a caminho de casa.

terça-feira, junho 21, 2016


Solstício 
E aí temos o solstício de Verão, dia do ano em que os dias são mais longos que as noites, em que a luz é mais permanente que as trevas. Gosto! :-D

segunda-feira, junho 20, 2016

Europeu
Este Europeu está a sair cá uma S-E-C-A!!!

domingo, junho 19, 2016


As crianças notam 
Se és daquelas pessoas a que as crianças não ligam ou até mesmo detestam, os chineses descobriram porquê: as crianças confiam menos em adultos feios e os adultos bonitos têm muito mais facilidade em ganhar a confiança da miudagem. Prontinho; está dito e documentado cientificamente :-D

sábado, junho 18, 2016


Os sonhos 
Sabiam que sonhamos toda a noite? Até aqui pensava-se que só se sonhava na faze do sono chamada REM em que os olhos se movem rapidamente, mas descobriu-se recentemente que também se sonha nas outras fases; só que nos lembramos melhor dos sonhos que temos na fase REM por ser mesmo antes de acordarmos e por nessa fase os sonhos serem mais intensos emocionalmente; só acordando várias vezes durante a noite e que nos lembrariamos de vários sonhos.

sexta-feira, junho 17, 2016


Ai o bufet
Não há nada mais aliciante para o nosso cérebro oque um bufet com os mais variados pratos; assim que vemos tanta comida junta, activa-se logo a parte mais primitiva do nosso cérebro, o dito cérebro réptil, especialmente se o que lá está é para o pouco saudável: coisas ricas em gordura e açúcares como hambúrgueres, pizza, batatas fritas. Para se comer de forma mais saudável e racional é preciso activar os lobos frontais, que são praticamente impossíveis de activar se estamos famintos.

quinta-feira, junho 16, 2016



Discriminação
Já repararam que muitos serviços e produtos são bastante mais caros se são para mulheres? Por exemplo os cabeleireiros, mas também perfumes (até da mesma marca), cremes, as Gillettes, etc.
É discriminação! :-( Até porque a maioria das mulheres ganham menos do que os homens.
Num relatório que saiu em Dezembro o Provedor de Justiça do consumidor  em Nova Iorque demonstrou que em 397 produtos, as mulheres pagavam mais 42% das vezes e os homens só 18% das vezes. Já alguém intitulou isto de “taxa côr-de-rosa” e na Califórnia já a tornaram ilegal.

quarta-feira, junho 15, 2016


Mais música
Ainda há dias falávamos  daquelas músicas que irritantemente se penetram no nosso cérebro e não nos largam e o que ajudava a livrar-se delas.
Há dias li mais uma sugestão comprovadamente eficaz e que não nos faz correr o risco de substituir uma música por outra; o único “efeito colateral” é algumas dores nos maxilares: mastigar pastilha elástica! Porque mastigar intensamente, segundo o investigadort cerebral e músico de jazz dinamarquês peter Vuust, para além de nos distrair ocupa os músculos que normalmente usamos quando cantarolamos, o que é uma das coisas que fazemos quando temos uma músca na cabeça que contribui para que se repita.

terça-feira, junho 14, 2016


Exigências
Quando as noivas planejam o seu casamento têm muito em que pensar, muitos desejos e exigências: quando, onde, como vai ser o vestido, os sapatos, as alianças, as flores, a ementa, a música, os vestidos das damas-de-honor, o fato do noivo. Mas há umas que se entusiasmam acima do que é razoável. Há dias li sobre uma que pediu a uma das damas de honor que pintasse o cabelo naturalmente ruivo de castanho, tudo pela conta dos noivos, claro, porque ruivo supostamente destoaria em relação às cores escolhidas para o casamento.
...
Duh?

segunda-feira, junho 13, 2016


Não! 
Grande parte da educação de uma criança é tentar ensinar-lhe limites e “não” usa-se muitas vezes para lhes imprimir uma proibição ou limite. E há muitas crianças a que temos a tendência de chamar teimosas, obstinadas  e desobedientes, que voltam a fazer o que lhes foi proibido. Mas não por teimosia ou obstinação ou desobediência: segundo um investigador do ved Hospital for Sick Children em Toronto, no Canadá, as crianças pequenas não têm uma memória muito apurada; só apartir dos 3 anos é que começam a ter um cérebro tão desenvolvido que a memória, por exemplo do que lhes foi dito, fica capacitada a armazenar informação mais estável e constante. Até aí têm uma espécie de amnésia.
Por isso não se chateiem com os putos; repitam. Repitam. Repitam.

domingo, junho 12, 2016


Reunião por uma noite
E a propósito de música, a banda sueca de mais sucesso de sempre, os ABBA, deixou de existir em 1982. E desde então que muitos fãs pelo mundo todo sonharam com que se voltassem a reunir, o que nunca aconteceu – até este 5 de Junho, em que festejavam os 50 anos do dia que o Björn Ulvaeus e o Benny Andersson se conheceram. Juntaram-se por uma noite apenas numa pequena casa de espectáculos em Estocolmo e interpretaram alguns números.
Adorava ter estado entre o exclusivo público.
Knowing Me, Knowing You, aha…

sábado, junho 11, 2016


Múúúúúsica, eu nasci pr’á múúúúúsica
Se há coisa que me irrita solenemente é ter uma música qualquer, normalmente parva e de que nem gosto particularmente, na cabeça e que se repete vezes sem fim. Acontece-me vezes demais. E há dias li como se livrar dessa praga: o professor Joseph Redden da Calson School of Management da University of Minnesota, nos EUA, diz que basta pensar em músicas preferidas.
Tenho que experimentar.

sexta-feira, junho 10, 2016

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 
Se estivesse em Portugal era capaz de ir fazer um piquenique ou uma sardinhada ou de outra maneira festejar este dia. Como não estou e não gosto nada de provincialismos, galos de Barcelos fora do Minho e cópias de plástico, prefiro passar só por aqui a marcá-lo.

quinta-feira, junho 09, 2016


Mais saúde
E já que estamos a falar em saúde, vale a pena referir o que é bom ou mau para a pele em termos de alimentação:
 
Bom:
Mirtilos, amoras e afins  – têm imensos antioxidantes que protege as células
Nozes do Pará – têm imenso zinco que protege a pele contra o sol e a acne
Menta – um cházinho, por exemplo, relaxa e relaxar faz bem à pele
Vinho tinto – também tem imensos antioxidantes
Salmão – tem Omega 3 a dar com um pau, que protegem as membranas das células
Espinafres – são ricos em vitamina E, que protege contra os raios ultravioletas
 
Mau:
Doces – aumentam os níveis de insulina, que causam inflamações
Batatas fritas – com se sabe a gordura não faz bem à pele e o sal idem
Leite magro – tem um nível glicémico muito alto e é digerido mais rapidamente que o leite mais gordo, provocando acne e o envelhecimento dos colagenes.
Pão branco – idem.
 

quarta-feira, junho 08, 2016


Comer ou não comer 
Há dias li um artigo bastante interessante sobre os hábitos alimentares dos médicos. O título era: “o que os médicos nunca comem”. E entre as coisas que os médicos supostamente nunca comem por serem pouco saudáveis mencionavam tudo com açúcar, inclusive gelados e refrigerantes, adoçantes artificiais, tudo com corantes artificiais, leite não pasteurizado, produtos de charcutaria, pois têm o altamente cancerígeno nitrito como conservante, gorduras polisaturadas, farinha branca. E para além disto água em garrafas de plástico e enlatados, porque contêm bisphenol que também é prejudicial para a saúde. 
Nunca comem, hã...? Como nenhum médico fuma ou se mete nos copos...? Está bem, está ;-)

terça-feira, junho 07, 2016


Novidades 
Sabiam que os mapas não são coisas fixas nem sequer a curto prazo? Por exemplo em Janeiro houve uma erupção vulcânica no Oceano Pacífico perto da Tonga, criando de repente uma ilha novinha em folha!
(fotos © New Zealand's Ministry of Foreign Affairs and Trade/AP e © GP Orbassano)

segunda-feira, junho 06, 2016


Zzzzzzzzzzzzzzz 
A UEFA deve andar a dormir: a poucos dias do Europeu em França mandou um mail a vários meios de comunicação social com esta foto das equipas que se qualificaram… mais a Dinamarca que infelizmente não se qualificou... :-D

domingo, junho 05, 2016


Crias
E continuando numa de curiosidades, sabem porque é que achamos as crias dos animais tão queridas? É porque fazem lembrar os bebés com grandes cabeçorras e olhos, que instintivamente nos fazem querer tomar conta delas. A isto se chama o “cute-factor-response” (red.: “reacção-ao-factor-fofinho”). E há animais como o panda que se mantêm fofinhos depois de crescidos, por causa da mancha negra à volta dos olhos que os faz sobressair, inspirando em nós o mesmo sentimento “maternal”.

sábado, junho 04, 2016


Longevidade 
E já que estamos numa de curiosidades, sabiam que está documentado que pessoas que frequentam a igreja vivem mais tempo que as que o não fazem? Segundo um estudo levado a cabo pela Harvard University en tre 74.000 mulheres, se és mulher e frequentas a igreja em média mais do que uma vez por semana, vives em média 5 meses  mais do que os outros. Outros factores centrais para a mortalidade são sintomas de depressão, consumo de tabaco, apoio social e o grau de optimismo das inquiridas.

sexta-feira, junho 03, 2016


O nariz
Alguma vez pensaram no que será que torna o nariz mais redondo e curto ou ponteagudo e comprido e porque é que alguns têm uma tremenda penca e outros um narizinho insignificante? Segundo cientistas da University College London deve-se apenas a 4 genes!

quinta-feira, junho 02, 2016


Acampar 
Há que tempos que não durmo numa tenda e em África ninguém me apanha, logo o que sucedeu a dois turistas sul-africanos não me poderia acontecer a mim. Pernoitaram na reserva de Mabuasehube no Botswana e acordaram com um dois leões praticamente a ntrar-lhes pela tenda a dentro. Felizmente que os mesmos pelo que deu a parecer estavam mais interessados em lamber o orvalho da tenda.
Só mais uma coisa: sou fotógrafica ávida, mas se estivessem dois leões fora da minha tenda, creio que não me teria passado pela cabeça ficar ali para os fotografar :-D

quarta-feira, junho 01, 2016


Dia Internacional da Criança 
E chegámos ao dia 1 de Junho, o Dia Internacional da Criança, em que celebramos os direitos da criança e nos lembramos de continuar a lutar por eles; e por conseguinte o melhor dia do ano!