quarta-feira, novembro 30, 2016


As formas
Ainda há esperança para mim: li há dias que foi recentemente documentado que mulheres com a “bunda” mais rechonchuda têm uma saúde melhor que as que não têm. Cientistas da conceituada Universidade de Oxford e do Chruchill Hospital chegaram à conclusão que é mais saudável ganhar peso no rabiosque do que na cintura, quando se ganha peso, já que diabetes e doenças cardiovasculares são mais habituais nas últimas. E que mulheres com gordura no traseiro e cochas podem ser mais saudáveis até que as mulheres magras e esbeltas.

terça-feira, novembro 29, 2016


De cima para baixo 
Já alguma vez pensaram porque é que a água congela de cima para baixo? Pois li há dias que é porque o gelo tem um nadinha menos de massa (0,917 gramas por centímetro cubico) do que a água, cuja massa é 1 grama por centímetro cubico; logo o gelo pesa menos do que a água e fica ao de cima.
(foto: Frank Overgaard Nielsen)

segunda-feira, novembro 28, 2016




Protestos 
Vale a pena protestar: recentemente deu azo a que a Apple voltasse a introduzir o emoji do pêssego-cú. E agora protestos em relação ao ´conteúdo daquelas icónicas caixas de doces da Quality Street resultaram em que vá voltar o Supercaramelo, o dito ‘Toffee Deluxe’! :-D

domingo, novembro 27, 2016


1º Domingo de Advento 
E voltámos à altura do ano dos preparativos natalícios. A minha casinha já está decorada à maneira, já comprámos 1/3 das prendas e hoje acendemos a primeira vela da coroa de advento J

sábado, novembro 26, 2016


As dores
E a comidinha também pode contribuir como uma espécie de analgésico contra as dores. Por exemplo as framboesas, o atum com o seu Omega 3 e as cebolas roxas são estupendas, quando há inflamação, graças ao seu conteúdo de anthocyanina. E o gengibre, as uvas escuras, a couve e o tofu até são anti-inflamatórios. E a cafeína também é óptima pra reduzir as dores. A capsaicina das malaguetas é usada em vários cremes analgésicos, por isso comer malaguetas tem possivelmente um efeito semelhante. Já o chá de menta funciona de outra forma: como acalma, acaba por bloquear os sinais de dôr enviados pelos nervos. O chá verde também ajuda porque é anti-inflamatório. E o azeite combate as enzimas inflamatórias.

sexta-feira, novembro 25, 2016


Boicote
E este ano volto a boicotar a dita Black Friday. Mais uma invenção idiota americana, que só instiga a que se consuma à bruta e a comportamento pouco civilizado :-(

quinta-feira, novembro 24, 2016


Socoooooooooorro!
Porque há dias assim... X-S

quarta-feira, novembro 23, 2016


O limão
Voltamos à paparoca, que é tão importante. Hoje vou fazer a apologia do limão, que é um fruto, um citrino, vá, maravilhoso: o limão faz bem à pele bebido, porque tem vitamina C e é antioxidante, mas também como peeling: massaja a pele ao de leve com açúcar misturado com  algumas gotas de limão. E um bom creme alternativo para tornar a pele macia e´uma mistura de sumo de limão com um nadinha de azeite ou óleo de amêndoas. Pôr as unhas de molho em água quente com limão, esfregando-as na parte branca da casca também torna as unhas mais bonitas. E o sumo do limão é um bom antídoto contra a caspa (duas colheres de sopa de sumo masajadas no couro cabeludo, deixar ficar 5 minutos e passar por água, terminando com uma pequena dose de água quente com duas colheres de sopa de limão, que se deixa ficar).
Azedo mas bem bom :-)

terça-feira, novembro 22, 2016


Erros 
Sempre se disse que depressa e bem não há quem. Um facto que recentemente foi comprovado cientificamente: trabalhar sob pressão cria tanta actividade no cérebro, que este não sabe por onde começar e a que impulsos reagir, resultando em mais erros.

segunda-feira, novembro 21, 2016


A couve 
E já que estamos numa de paparoca, vou aqui fazer a apologia da couve em todas as suas formas e feitios: couve-galega, couve-roxa, couve-flor, couves-de-bruxelas, couve-branca, bróculos. Porque a couve tem imensas fibras, que saciam bem, põem os intestinos a trabalhar e atrasam a absorção dos hidratos de carbono, mantendo os níveis de glicémia no sangue mais baixos, ferro, cálcio, vitaminas B e C, que são antioxidantes e fortalecem o sistema imunitário, protegendo de doenças graves como o cancro, os diabetes e as doenças cardiovasculares.

domingo, novembro 20, 2016


Um ovo 
Costuma-se dizer que uma maçã por dia mantém o médico longe. Mas afinal um ovo por dia é que faz toda a diferença: segundo li, um estudo entre 300.000 britânicos revelou, que comer um ovo por dia reduz o risco de ter um infarte 12%. Porquê não se sabe ainda.

sábado, novembro 19, 2016


Procura-se 
Uma vez por outra vêm-se empregos engraçados. Como é o caso deste: “queremos mostrar que se pode usar a roupa mais do que umas poucas vezes – o que pode ser vendida e ganhar vida nova. Por isso queremos fazer esta experiência, e para isso precisamos da tua ajuda!”. E o emprego em si consiste em usar a mesma roupa, que lhe é posta à disposição gratuitamente, no mês que vem durante 24 dias até à véspera de Natal. A roupa pode ser lavada, claro. Para além de usar a roupa consistentemente, o trabalho consiste em documentar como em vídeo numa espécie de diário-selfie como foi, as reacções das outras pessoas e estar à disposição para dar entrevistas, caso alguns meios de comunicação social se interessarem pelo projecto. É a app de artigos em segunda-mão Tradono que está a promover este projecto.

sexta-feira, novembro 18, 2016


E volta o pêssego-cú! 🍑 
Lembram-se de eu ter dito recentemente que a Apple ia mudar o emoji do pêssego para deixar de parecer um cú e passar a aparentar um pêssego? E que houve imensos protestos? Pois eles escutaram os protestos e o pêssego-cú vai voltar na nova versão iOS 10.2 beta 3. 
Eu cá preferia um pêssego sem aparência glutesca :-D

quinta-feira, novembro 17, 2016

A Superlua
Achei muita graça a uma entrevista que fizeram com um astrónomo há dias na ilha dinamarquesa de Bornholm. O jornalista estava todo entusiasmado, pois já não havia uma dita Superlua há 69 anos, mas o astrónomo não estava a achar o fenómeno natural nada de especial, porque afinal de contas há luas cheias todos os meses. O jornalista perguntou-lhe o que o tinha então levado a sair de casa numa noite tão fria. Porque você queria uma entrevista, disse ele - e nem me pareceu que estava a gozar :-D

quarta-feira, novembro 16, 2016


Óculos-câmera 
Não uso o Snapchat, mas é uma das redes sociais em que se pode publicar fotos. E agora inventaram uma maneira de infringir a privacidade alheia: os Spectacles, óculos com máquina fotográfica incorporada. Nem sabes que a outra pessoa com eles postos te está a tirar uma foto :-(
(Foto: John Koetsier © John Koetsier)

terça-feira, novembro 15, 2016


De volta
E hoje já estamos de volta ao trabalho.
(foto: vida de praia)

segunda-feira, novembro 14, 2016

Acabou-se
E como tudo o que é bom passa depressa e eventualmente acaba, estas férias também chegaram ao fim. Passámos uns belos dias em Portugal, onde vimos a família, festejámos o que havia a festejar, passeámos, descansámos, vimos malta amiga, comemos e bebemos bem, e até deu para irmos ao banho, porque estiveram uns bons dias de sol :-)
Obrigada por tudo e até à próxima!

domingo, novembro 13, 2016


As saladas prontas
Por muito ocupada que esteja, prefiro passar mais tempo a lavar e cortar vegetais, do que comprar saladas já feitas. Nunca comprei nenhuma nem as inspeccionei de perto, mas instintivamente não confio na sua limpeza e frescura. E espanta-me que alguém confie. E que há dias tenha sido notícia digna de chegar ao jornal, que afinal muitas das saladas não são frescas...
... duh?

sábado, novembro 12, 2016


Parabéns à minha mãe nesta data querida! 
E hoje a minha mãe faz 70 anos de idade. E é um bom exemplo do que se diz que os 70 são os novos 60: continua aí rija e pronta para as curvas. 
Parabéns! 🎂

sexta-feira, novembro 11, 2016

Os protestos
Às vezes não percebo a malta: a Apple tinha um emoji de um pêssego que mais parecia um cú; melhorou-o na nova versão til iOS 10.2 para parecer mais um pêssego. E agora há malta a protestar, que preferiam o pêssego-cú...?

quinta-feira, novembro 10, 2016


Estacionamento 
Os meus parabéns a Lisboa! Li recentemente que vão ter mais 3.000 lugares de estacionamento até ao ano que vem. Eu percebo a tentativa de combate à poluição, mas façam carros mais limpos!; as coisas têm que funcionar e os transportes públicos 1) já assim não podem comportar os passageiros que têm e 2) não dão para tudo, já que não são versáteis (e nem vou mencionar as constantes greves e atrasos).  Infelizmente em Copenhaga os autarcas têm a mania que isto tem que virar aldeia e só têm vindo a retirar lugares de estacionamento aos milhares :-(

quarta-feira, novembro 09, 2016


Aniversário de casamento 
Parece impossível, mas hoje fazemos 25 anos de casados! 25 anos de muitos altos e poucos baixos e de muito muito amor, que nunca esperei ter o privilégio de receber https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v5/f6c/1/16/2764.png 
Não nos apeteceu fazer uma grande festa; só convidámos alguma da família mais próxima para jantar fora num restaurante especial.

terça-feira, novembro 08, 2016


Água
Já aqui disse há dias que sou terrível para beber água; simplesmente me esqueço, a não ser que esteja mesmo muito calor. Mas vou ter que mudar isto. Porque li há dias que é bom começar o dia com um copo de água. Isto porque a água limpa o organismo de toxinas se a bebemos em jejum. Ajuda a evitar problemas de rins e de bexiga e a azia. E até a digestão melhora. E como a água logo de manhã dá início à digestão reduz a fome durante todo o dia. E torna a pele e o cabelo mais bonitos :-)

segunda-feira, novembro 07, 2016


Cansaço

É raro não andar cansada e não é por andar sempre a precisar de férias. Há dias li 5 motivos para o cansaço: bebo pouca água, por isso é possível que grande parte do tempo ande desidratada. Também como pouca carne, por isso pode ser por causa da falta de ferro. Não me sinto stressada, mas segundo li, pode ser sinal de stress. E de qualquer das form,as vou aproveitar as férias para descansar um bocado. Espero pelo menos que não seja por causa de ter uma doença cardio-vascular não constatada nem uma infecção da bexiga.

domingo, novembro 06, 2016


Parabéns! 
A minha sobrinha faz anos hoje – parabéns, querida! E até logo ;-)

sábado, novembro 05, 2016


O cardápio apartir dos 40 
E pronto, confesso que já passei dos 40 ;-) E apartir dos 40 há que cuidar da alimentação, pelo que li. Os peritos aconselham a que se coma flocos de aveia, que protege contra o colesterol e arteriosclerose; cerejas e tomate pelos antioxidantes, que combatem o reumatismo e o cancro; amêndoas, que reduzem o nível de açúcar no sangue e como tal os diabetes; feijões de soja, que para além de também diminuir o colesterol fortalece os ossos; peixes gordos, que com a sua Omega-3 estabilizam o coração; e frango, que é magro e rico em proteínas, ajuda a manter o peso.

sexta-feira, novembro 04, 2016


Aniversário 
E começamos as férias por me festejar: parabéns a mim nesta data querida https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v5/fb/1/16/1f388.pnghttps://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v5/f84/1/16/1f381.png🎂 :-D

quinta-feira, novembro 03, 2016



Contagem decrescente
Só mais um dia para mais umas férias! Como sempre vão-me saber tããããão bem :-D

quarta-feira, novembro 02, 2016


Cebola 
Se quero um bom choro, descascar e cortar cebolas é remédio santo. Mas alguma vez pensaram porque é que as cebolas provocam lágrimas? Segundo li, a cebola tem umas enzimas chamadas alliinases que aumentam a velocidade das reacções químicas, que se criam quando encontram os aminoácidos com enxofre da cebola  e é esta reacção química aceleredada entre uma coisa e outra que irrita os olhos e activa as glândulas lacrimogénias, especialmente durante os primeiros 30 segundos de contacto. Depois os olhos habituam-se a acalmam. 
Para evitar lágrimas há alguns conselhos, por exemplo refrigerar as cebolas e usar uma faca afiadíssima também refrigerada.

terça-feira, novembro 01, 2016


M&
Os M&M são daqueles doces que andam sempre em desenvolvimento. Depois dos de várias cores e daqueles com amendoim agora vão lançar no ano que vem um com recheio de caramelo.
Prefiro os clássicos.