terça-feira, agosto 23, 2011

É magia! :-)
Não li nem vi o Harry Potter, mas quem é fã dele é capaz de apreciar a alusão. No Harry Potter segundo me contaram há uma varinha de condão com poderes enormes e que se fosse preciso até apagava um incêndio, certo? Mas até aqui era apenas um efeito especial (e os fãs de Harry Potter que me desculpem quebra-lhes a ilusão ;-D). Pois cientistas descobriram recentemente que ligando um amplificador de 600 watts a uma “varinha de condão” lhes era possível apagar um fogo de tamanho razoável com a electricidade apenas. Isto porque a electricidade causa a dispersão de gazes e outras partículas combustíveis, diminuindo assim as reacções químicas que perpetuam a chama.
A fisico-química é deveras interessante... só tenho pena de me ter perdido em pesos e roldanas no 9º ano e ter desistido da disciplina, senão era verem-me em acção no laboratório ;-D
(foto: Jabulani Barber e Ludovico Cademartiri)