terça-feira, outubro 12, 2021

Perfeccionismo
O perfeccionismo é uma chatice e eu que o diga. Entre o controlar tudinho várias vezes para evitar erros e o chatear-me com a lentidão e os erros dos outros – dois fenómenos que infelizmente não são mutuamente exclusivos – tenho para aqui trabalho a tempo inteiro. E ainda por cima li agora que, segundo um estudo internacional em que investigadores da Faculdade de medicina de Coimbra tiveram um dedo, os perfeccionistas foram quem mais sofreram psicologicamente durante a pandemia: não só tiveram mais receio e pensaram mais repetida e negativamente sobre a pandemia, como (imagino, pelo que eu passei) se chatearam mais com a conduta parva dos demais. E, em contrapartida, tenho cá um pressentimento que se fossem a ver as estatísticas sobre a incidència, também chegariam à conclusão de que nós os perfeccionistas tivémos menos casos de contaminação do que a população no seu todo, porque de uma forma geral somos mais cuidadosos.