domingo, janeiro 16, 2022

De onde?
Conhecem aqueles gatos que acenam com uma pata, que vendem em todas as lojas dos chineses (os gatos, não só a pata), que supostamente dão sorte (os gatos, não as lojas)? Afinal não são chineses mas japoneses – o que é muito diferente.
Em japonês chamam-se maneki-neko, o que significa “gato que acena”. Mas segundo li, nem isso fazem: não está a acenar para dizer olá mas a mandar que se venha.
Segundo a lenda nasceu no templo Gōtoku-ji no período Edo (1603-1868), já que um gato local terá salvado um dito daimyo (um líder regional) de um relâmpago, acenando para que viesse ao templo. Desde então que o bichano é venerado no templo (na foto abaixo).
Outra lenda diz que foi outro gato a inspiração, nomeadamente o gato de uma idosa em Imado, que em 1852 teve de abandonar o seu gato por ser tão pobre, que não o podia continuar a alimentar. E que o gato aparentemente lhe apareceu num sonho dizendo que se fizesse bonecos à sua imagem lhe traria boa sorte. E ela o fez e começou a vender os figurinos à porta do templo local. E assim começou uma aventura comercial gloriosa? 😉