terça-feira, setembro 10, 2024

Força

Tenho que voltar a falar do segredo da longevidade. E para isso apresento-vos a britânica Manette Baillie, que aos 102 anos de idade este Domingo que passou, para celebrar o seu aniversário nesse dia, finalmente conseguiu concretizar o seu sonho de saltar de pára-quedas em Beccles, no condado de Suffolk. Bateu o recorde britânico, sendo a pessoa de mais idade a saltar de pára-quedas, mas não o recorde mundial, que é detido por um americano de 106 (!), que saltou o ano passado, nem o recorde entre as mulheres, que pertence a uma sueca de 103 anos de há 2 anos para cá.
Manette deve ter passado por várias coisas mais assustadoras como veterana no pelotão feminino da Marinha britânica no Egipto durande a Segunda Guerra, mas descreveu a sua experiência do salto como um pouco assustadora e a certa altura teve de fechar os olhos.
Para além de ver um sonho concretizado, e de satisfazer o seu gosto pela adrenalina – ou não tivesse ela no seu 100º aniversário feito uma corrida ao volante de um Ferrari e ultrapassado os 200 km/h no Circuito de Silverstone – o intuito do salto foi angariar fundos para três associações suas predilectas, a East Anglian Air Ambulance (transportadora aérea de doentes urgentes, que em tempos lhe salvou o filho depois de um acidente de mergulho), a Motor Neurone Disease Association (que apoia doentes neurológicos) e a associação local Benhall and Sternfield Ex-servicemen’s and Village Club, que também precisava de uma ajudinha.
Para além do apoio e tributo da população local, recebeu uma mensagem de apoio dos príncipes de Gales antes de saltar.
Claro que tiveram que lhe fazer a pergunta da praxe: “qual é afinal o segredo da longevidade?” ao que retorquiu: “é essencial uma pessoa manter-se ocupada, interessar-se por tudo e é preciso procurar sempre algo de novo. Nunca é tarde para viver uma aventura. E é igualmente importante ser-se simpático para os que nos rodeiam e deixar que eles sejam simpáticos para nós. E não se esquecer de festejar.”