segunda-feira, outubro 18, 2010

Boas notícias… e as outras
O mundo inteiro – incluindo aqui a menina – seguiu o resgate dos 33 mineiros chilenos na semana passada. As reacções a que assistimos foram misto de grande admiração pelo sucesso, alegria pela vida e reunião com as famílias e alguma apreensão enquanto um a um iam sendo elevados da sua prisão involuntária de 69 dias a mais de 600 e tal metros de profundidade até à superfície através de um túnel finíssimo na cápsula especialmente construida para a ocasião. Os mineiros resgatados fizeram um pacto e recusam-se a revelar os detalhes do que se passou lá em baixo – para os proteger de algumas situações mais vergonhosas, imagino.
Um deles, entretanto, deve ter passado por momentos mais penosos que os demais: é que se veio a descobrir que Yonni Barrios de 50 anos de idade tinha uma vida dupla secreta com esposa e família e uma amante. Não faziam a ideia da existência uma da outra, mas quando a mina desabou foram ambas ao escritório da mina exprimir preocupação pelos seus homens. E já estão a imaginar a cena, não estão?
- (o capataz): “Como é que eles se chamam?
- (Marta Salinas, a esposa, e Susana Valenzuela, a amante, em uníssono): “Yonni Barrios!
- (o capataz): “Olé, aqui há eco...
- (Marta Salinas): “O Yonni Barrios é o meu marido”.
- (Susana Valenzuela): “O Yonni Barrios é o meu noivo. Prometeu casar comigo para o ano que vem”.
(e na cena seguinte as duas mulheres enganadas rebolam pelo chão aos puxões de cabelos. Enquanto isso o capataz liga para a mina e ao telefone com Barrios espõe a melindrante situação; e este espera mesmo que só os consigam resgatar lá para o Natal e semi-arrependido já imagina um rolo da massa... não: dois! :-D)