domingo, setembro 25, 2011

Contagem
hobbies e actividades tão sui generis. Não é que no fim de semana passado foi o dia de contagem de gansos em 25 países europeus, incluindo a Dinamarca? O que suscita várias perguntas: como é que se sabe que todos os gansos foram contados? E que não se contou o mesmo ganso duas ou três vezes? E quem é que começou por ter esta ideia? E porquê gansos e não patos, ou pombos, ou gaivotas…? ;-)
(foto: Jan Skriver)

2 Comments:

Anonymous Jaime said...

O "dia de contagem de gansos", formalmente designado por Census Gansoninus, foi instituído em 44 a.C. pelo imperador romano Júlio Foie Gras César, como medida de controlo e acompanhamento da população gansular no Imperium Romanum. A medida só foi aprovada pelo Senatus numa segunda votação, após três dos senadores que votaram contra terem sido assassinados. A urgência de tal medida - que justificava todos os meios -, explica-se pelos inúmeros contributos dos gansos para a antiga sociedade romana, nomeadamente nenhuns.

O método de contagem dos gansos era pouco eficaz mas muito eficiente: começava-se por estimar o número de gansos em, digamos, 10000, e depois alterava-se o número para algo como 10831 para não parecer inventado. Para conferir uma aparência científica, adicionava-se uma margem de erro de meio ganso: 10831 +/- 0,5.

25 setembro, 2011 08:54  
Blogger Vida de Praia said...

LOL :-D Até parece uma explicação científica tirada da Wikipedia... pelo menos o primeiro parágrafo ;-D
E ui: há tanta coisa que se institui pelos seus inúmeros contributos para a sociedade, nomeadamente nenhuns... :-P

25 setembro, 2011 09:36  

Enviar um comentário

<< Home