terça-feira, maio 21, 2013

Soluço
Fazia ideia de que já tinhamos abordado este tema, de tão interessante e universal que é, mas pelos vistos não. Todos soluçamos. Mas qual é a razão de ser do soluço, este fenómeno tão estranho e incontrolável, potencial causador de embaraço em contextos sociais de mais formalidade, e para o qual as propostas de curas são mais que as mães? Segundo li o soluço é uma espécie de caimbra, quando se dá ao mesmo tempo a inspiração, as cordas vocais se fecham e o diafragma é pressionado para baixo; o que por sua vez é causado por uma irritação a minúsculas células sensoras no esófago e diafragma, quando por exemplo bebemos qualquer coisa com gás, ingerimos certas especiarias ou simplesmente inspiramos uma substancial lufada de ar. E o soluço não é só um capricho parvo da natureza: serve por exemplo o útil propósito de empurrar comida entalada para o estômago.
Para terminar uma palavrinha sobre os remédios”: não ajuda apanhar um susto nem beber água do outro lado do copo (as clássicas curas) – e aqueles de vocês, coitados, que já foram sujeitos a uma coisa e outra que o digam; não há curas 100% eficazes. Mas... talvez uma colher de açúcar ajude: segundo um no The New England Journal of Medicine 19 em 20 cobaias” viram assim curado o seu soluço.

2 Comments:

Blogger Paulinha said...

Não sabia que os soluços eram uma espécie de caimbra. O que se aprende!!

Quando tenho soluços tento beber um copo de água cheio sem pausas ou suster a respiração, às vezes resulta outras vezes não! Da próxima vez experimento a colher de açúcar.

21 maio, 2013 13:23  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é, Paulinha: este blogue é muito didáctico ;-)
Boa sorte com a experiência.

21 maio, 2013 23:16  

Enviar um comentário

<< Home