sexta-feira, setembro 19, 2014

Passaporte 
Tenho o passaporte a caducar e vou renová-lo hoje. Mas chegar até aqui näo foi sem precalços: não me lembro se já aqui falei da completa imcompetência e ineficácia da Secção Consular da Embaixa de Portugal em Copenhaga. É um capítulo em si que daria pano para mangas. Mas ficando-me só pela emissão de passaportes, só por causa das coisas já em Janeiro mandei-lhes um mail para perguntar o que requeriam. O passaporte a caducar, o BI válido (faz sentido, excepto o facto de que pelo que me contam, em Portugal já não se usa o BI, só o Cartão do Cidadão, mas pronto; tenho e não há chatice) – e dinheiro certo; sim, porque na nossa embaixada apesar dos sistemas informáticos novinhos em folha não têm máquina e logo não aceitam cartão. Na semana passada quis-me certificar se só aceitavam coroas dinamarquesas, ou se também aceitavam Euros, uma vez que Euros eu até tenho lá em casa trocados; só coroas. Lá vou eu ter que ir levantar dinheiro. Mas pronto, passo à frente. O que eu apesar de tudo não estava à espera era que me dissessem que de momento não podiam emitir passaportes porque a câmera digital que tinham não era compatível com o novo sistema informático e estavam à espera que a cämera nova chegasse. What??? Lá tive que adiar a coisa e há dias ligaram-me então para dizer que já tinham uma câmera operativa e que podia fazer a marcação, que felizmente pode ser já para hoje à hora que eu queria (só têm 3 horas diárias de atendimento ao público, logo tinha ficado preocupada).
Só espero que tudo resulte hoje e dou graças a Deus por só ter que repetir o processo daqui a 5 anos quando este passaporte caducar. Claro que se fosse dinamarquesa só repetiria este processo daqui a 10 anos. Já agora alguém me explica porque raio é que passaportes semelhantes em termos de materiais e segurança têm validades tão diferentes??? A única diferença, segundo sei, é que o dinamarquês com 10 anos de validade só custa mais 9,25 euros que o nosso, que acaba por custar praticamente o dobro...
[P.S.: Ligaram-me da embaixada: afinal continuam com problemas técnicos que não lhes permitem emitir passaportes. Voltam a ligar para fazer nova marcação para a renovação do passaporte assim que tenham a certeza de que está tudo a funcionar... grrrrrr :-S]
[P.P.: E voltaram a ligar: parece que a câmera já está a funcionar outra vez... será...?]

3 Comments:

Blogger Paulinha said...

Uma aventura para conseguir tirar o passaporte e se calhar outra para o levantar! :)
Em Portugal ainda há muita gente que tem bilhete de identidade, estão válidos, só quando vão renovar é que só existe cartão de cidadão. O facto de dizer bilhete de identidade é hábito, eu ainda digo muitas vezes.
A validade do passaporte deve ter sido alterada quando alteraram os bilhetes de identidade para o cartão de cidadão, porque agora não há cartões de cidadão vitalício, nem com 10 anos de validade (os bilhetes de identidade havia a partir de certa idade). Os cartões de cidadão tem a validade de 5 anos.
E antes era o Governo Civil da região a entidade emitente do passaporte, agora, como foram extintos, a entidade é a Conservatória do Registo Civil a mesma que trata dos cartões de cidadão.
Alguns emigrantes dizem me que preferem tirar o cartão de cidadão quando vêm de férias a Portugal, do que ir aos Consulados, fecharam muitos, demoram a marcar e perdem dias de trabalho.
Espero que consigas tirar o passaporte sem mais percalços. :)

19 setembro, 2014 13:33  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo esclarecimento, Paulinha. Uma curiosidade é que aqui no Consulado exigem o BI (não o cartão do cidadão) válido para te renovarem o passaporte; ontem um pobre coitado apareceu lá sem BI e primeiro vai ter que fazer o BI (que vai demorar entre 1-3 meses a fazer porque é feito em Lisboa???).
Quanto à validade cheira-me a que alguém anda a ganhar à custa dos portugueses, porque não deve haver razão nenhuma para passaportes idênticos terem a validade de 10 anos num país e só 5 noutro.
Enfim, consegui tirar mas não foi sem odisseia ;-)

20 setembro, 2014 09:30  
Blogger Paulinha said...

Eu pensava que já não faziam bilhetes de identidade. E demorar 1 a 3 meses para fazer o bilhete de identidade??? Dever ser feito com alguma papel especial que ainda é preciso ir deitar a árvore abaixo....

23 setembro, 2014 14:31  

Enviar um comentário

<< Home