quinta-feira, abril 28, 2016


Eu e os nomes
Nunca me esqueço de uma cara, mas nomes não fixo, por muito que tente. Investigadores da Kansas State University nos EUA demonstraram que o facto de uma pessoa não fixar nomes é porque na realidade não se interessa pela tal pessoa (ora obrigadinha). Outra explicação que tinham era a idade, mas… eu sempre fui assim.
Mas li há dias que é possível aprender a fixar nomes (o que eu duvido, mas ok): por exemplo repetindo o nome em voz alta quando o ouvimos a primeira vez. E pedindo à pessoa que o soletre – o que é só uma desculpa para voltar a ouvi-lo. E pensando no nome ao mesmo tempo que se olha para o rosto atentamente para tentar identificar qualquer coisa distinta. E depois  é uma questão de pôr algumas questões à pessoa para poder começar a associar informações específicas à mesma, ou de por exemplo pensar num VIP qualquer com o mesmo nome, ou construir uma frase que incorpore o nome.
Ok...
- Chamo-me Ana.
- Olá Ana. Como é que se escreve o teu nome?
-A-n-a.
-Ah: Ana!
- E o que fazes Ana?
- Sou massagista.
(A Ana massagista... tem um nariz bastante pontiagudo. Ana... Malhoa. A Ana... comeu uma banana)
...
Nã... :-D