sexta-feira, setembro 07, 2018


As compras
Muitas vezes me tenho perguntado porque é que será que tenho uma ideia do que comprar quando vou às compras e chego a casa com muito mais coisas do que tinha planeado. E se bem que tinha uma vaga suspeita, há dias li a sua confirmação: os supermercados têm truques! Por exemplo diversos cheiros – a pão e bolos acabados de fazer, música de fundo calma que nos inspira a andar mais devagar e a notar mais o que têm nas prateleiras, ramos de flores coloridos à entrada, carrinhos ligeiramente maiores, preços marcados que arredondam para baixo (8,95 parece muito mais barato do que 9,00), mudarem as coisas de lugar para nos obrigar a dar mais voltas e “explorar” mais a loja em vez de ir directo às secções que nos interessam. E já notaram que os produtos básicos como o leite estão sempre o mais longe possível da caixa, para termos que passar pela secção das batatas fritas etc.? E o que é que há sempre ali na caixa? Doces para promover o impulso da compra enquanto se espera.
Eu bem que tento não deixar-me enganar, mas...