sexta-feira, outubro 05, 2018


Processos 
Às vezes uma pessoa espanta-se com a tendência corrente de se processar tudo e todos. Desde que eu estou em Copenhaga que me lembro de passar pelo Café Obelix, que já lá está desde 1993. Entretanto segundo vinha no jornal há dias, só em 2016 é que a editora francesa que publica as bandas desenhadas do Asterix e Obelix se lembrou dos direitos de autor e levou o café a tribunal. Resultado: têm que mudar o nome, retirar o logotipo com a imagem do Obelix e quaisquer outras referências à banda desenhada que tenham lá pelo café, não estão mais permitidos a usar o seu site nem a página que tinham no Facebook e no Instagram e vão ter que pagar um balúrdio (701.000 coroas) à tal editora. 
Ora se havia necessidade? Para mim o nome e logotipo sempre foram um chamariz, tipo publicidade que me inspirou a voltar a ler as respectivas bandas desenhadas. Quem é que pode ter alguma coisa contra publicidade gratuita?