sexta-feira, julho 05, 2024

O esgotamento

Conheço várias pessoas que numa altura ou outra meteram baixa por stress ou esgotamento. Às vezes tem a ver com o trabalho, outras culpabiliza-se o trabalho por caos e planos em demasia na vida pessoal. De qualquer das formas, há que ter equilíbrio e flexibilidade: trabalho muito, mas é por escolha minha e as horas extraordinárias vão-se acumulando; mas vou-as gozando, quando por exemplo quero sair mais cedo ou prolongar as férias. Às vezes apetece-me ver mails de trabalho quando chego a casa, mas se não me apetece, não leio e ninguém me chateia – nem tem que chatear. E tento sair um bocado com amigos, mas não ter mais planos durante a semana ou no fim-de-semana do que tenho energia para ter. Às vezes respondo logo às mensagens e e-mails, quer do trabalho, quer pessoais, às vezes deixo-os para o dia seguinte. Ninguém se pode dizer livre à priori de vir a ter um esgotamento, mas não é provável que alguma vez venha a ter, se as coisas continuarem assim e estiver de olho em manter o equilíbrio entre exigências no dia-a-dia e o nível de energia à disposição, entre o trabalho e a vida fora dele. Nunca jamais quererei um estilo de vida em que estou permanentemente de plantão. Nem o exijo de ninguém.
E com isto, muito bom fim-de-semana! 😎