sábado, outubro 12, 2024

Oktoberfest
Desde 1810 que Munique todos os anos (excepto anos de guerra, de pandemias e tal) abre as portas aos festejos conhecidos por “Oktoberfest”, que todos os anos durante 16 dias reunem milhões de visitantes que gostam de beber cerveja, comer o tradicional bratwurst (salsichas) e enormes pretzels (pão em forma de uma coroa entrelaçada e de se vestir à altura da festa: dirndls para as senhoras (aquela fatiota de corsete tradicional da Bavaria) e lederhosen para os senhores (calções de cabedal com suspensórios e meias altas). É provavelmente o maior festival de folclore do mundo e as tendas com mesas compridas enchem-se por completo e todos os anos são consumidos 6 milhões de litros de cerveja.
A festa começou por ser o festejo das bodas do príncipe real Ludwig e da princessa Teresa da Saxónia-Hiildburghausen a 17 de Outubro de 1810. E ao mesmo tempo um festejo da soberania do estado alemão em relação ao Império romano. Envolvia corridas a cavalo e foi-se desenvolvendo para menos cavalgaduras e mais mercados de gado, para menos gado e mais feira popular, comes e bebes e música folclórica. E alastrou-se também a outras partes do país e até ao estrangeiro.
Só uma coisa mudou nos últimos 120 anos e que pode espantar: adivinhem lá porque  que a festa hoje em dia de realiza em Setembro...
... por causa do tempo: em Outubro já chove muito na Bavaria.