domingo, junho 01, 2025

Dia Mundial da Criança
“Todas as crianças, absolutamente sem qualquer excepção, serão credoras destes direitos, sem distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua família.
A criança gozará proteção especial e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade”  (da Declaração dos Direitos da Criança da UNICEF, 1959).

É o Dia Mundial da Criança e hoje faz 75 anos. Celebra-se a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, que entre outras coisas assegura – se infelizmente não sempre na prática, pelo menos na teoria – a todas as crianças sem excepção os direitos mais básicos como a dignidade, a igualdade, a protecção contra a crueldade, negligência e exploração a todos os níveis, oportunidades para o seu desenvolvimento a todos os níveis, incluindo o espiritual e social, através do amor e afecto, da educação, da brincadeira e da liberdade de expressão.
Um óptimo Dia Mundial da Criança aos miúdos e graúdos!