sábado, julho 29, 2006


Que idade tens?
A idade é um fenómeno interessante, tão incrivelmente maleável. Há quem nasça já velho com atitudes e posturas de vida conservadoras muito antes de ter idade para votar, conduzir ou ter varizes; e há aquelas pessoas que, como eu, mentalmente não passam dos dezassete. Como o Tom Hanks em "Big", uma adolescente presa num corpo de mulher adulta. Não uma adolescente da era pósmoderna, mas uma que viveu os anos oitenta em que o telemóvel, a internet e o ipod não tinham ainda sido inventados nem eram propriedade comum e o walkman e os LPs eram o auge da tecnologia à nossa disposição. Os meus pais sempre me pareceram muitissimo adultos: sérios, responsáveis, preocupados, apreciadores de fado e de música ligeira; e pensava portanto que era o que acontecia automaticamente com a idade, mas afinal não: ainda considero os Duran Duran a mais genial banda de sempre e choro com as baladas dos Spandau Ballet; ainda amuo e bato com as portas quando não me fazem as vontades e faço declarações de amor dramáticas; ainda vibro com as séries de televisão juvenis e me aborreço com os debates televisivos; e termos como IRS, condomínio, carburador e maioria parlamentar ainda me arrepiam e mistificam, apesar de com eles ter que lidar no meu dia a dia, fazendo cara de quem sabe do que se trata. Não tenho esperanças de amadurecer muito mais psicologicamente, não há disso vestígios. Mas não faz mal: a vida até é mais gira assim continuando a poder curtir os êxitos da melhor época do pop, mas desta vez sem o mau penteado e com mais poder de compra.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

não me lembro de ti de popa avant-garde : )
eu às vezes dou por mim a pensar na minha mãe com a minha idade. como eu a via na altura e como agora imagino que ela afinal seria. uma miúda no corpo de uma mulher, com uma filha um pouco mais velha que o meu filho.

30 julho, 2006 02:32  
Blogger Vida de Praia said...

Pior que uma popa avant-garde só uma permanente que "não é carne nem é peixe", não é lisa mas não quer encaracolar : )
Pois é, como se descreveria a tua mãe com a nossa idade? E hoje? E haverá diferença?

30 julho, 2006 11:18  
Blogger tikka masala said...

Eu cá sinto o mesmo. Parece que não cresci, recuso-me a ser séria e responsável como se calhar deveria ser. Nunca percebi como é que há pessoas que conseguem transitar de forma tão "suave" de uma mentalidade para outra, de teenagers para adultos.

30 julho, 2006 16:32  
Blogger Vida de Praia said...

Que alívio saber que não sou a única que parou no tempo : ) Creio que se realmente é possivel transitar inadvertida e suavemente de uma mentalidade de teenager para a de um adulto, quem o consegue ou está a fingir, ou sempre foi ou sonhou ser adulto. Também podia resultar de um curto-circuito... : )

30 julho, 2006 20:11  

Enviar um comentário

<< Home