
E a propósito de sono, outra coisa que só faz bem à saude é dormir uma bela sesta. A todos os níveis, mas não menos em relação à aprendizagem: segundo novas pesquisas dormir a sesta fortalece a capacidade do cérebro de aprender coisas novas até 20 %, porque enquanto se dorme dá-se uma limpeza geral ao cérebro, digamos, criando espaço. Em contrapartida fazer o que todos nós fizémos quando estudámos, manter-se acordado a noite toda para acabar uma dissertação parece ser má ideia, já que o cérebro, independentemente das litradas de café, se vai tornando cada vez mais vagaroso à medida que estamos acordados; e numa noitada dá-se um decréscimo de até 40 % da capacidade de aprendizagem, porque o cérebro se cansa e vai “desligando” aos poucos.
O que por associação de ideias me faz pensar que uma sesta diária devia fazer parte integral do dia laboral, o que já é uma realidade em alguns sítios mas longe da maioria ;-)
(foto: Joel Sartore, National Geographic Stock)
4 Comments:
eu bem que tinha razão em não fazer noitadas na faculdade, nem que isso significasse estudar só na manhã imediatamente antes à frequência (cough cough). e não correu mal :)
Porque na manhã imediatamente antes à frequência o teu cérebro estava fresquinho e descansado depois de um bom sono, claro :-)
Queres um rebuçado para a tosse? ;-D
Tanta noitada que eu fiz e afinal para nada!!! Para nada não... Valeram a pena... o curso tá feito!!!
Pois, mas imagina só o que terias atingido sem as noitadas, né, helena...? ;-D
Enviar um comentário
<< Home