quarta-feira, março 17, 2010

Sesta
E a propósito de sono, outra coisa que só faz bem à saude é dormir uma bela sesta. A todos os níveis, mas não menos em relação à aprendizagem: segundo novas pesquisas dormir a sesta fortalece a capacidade do cérebro de aprender coisas novas até 20 %, porque enquanto se dorme dá-se uma limpeza geral ao cérebro, digamos, criando espaço. Em contrapartida fazer o que todos nós fizémos quando estudámos, manter-se acordado a noite toda para acabar uma dissertação parece ser má ideia, já que o cérebro, independentemente das litradas de café, se vai tornando cada vez mais vagaroso à medida que estamos acordados; e numa noitada dá-se um decréscimo de até 40 % da capacidade de aprendizagem, porque o cérebro se cansa e vai “desligando” aos poucos.

O que por associação de ideias me faz pensar que uma sesta diária devia fazer parte integral do dia laboral, o que já é uma realidade em alguns sítios mas longe da maioria ;-)
(foto: Joel Sartore, National Geographic Stock)

4 Comments:

Blogger papel químico said...

eu bem que tinha razão em não fazer noitadas na faculdade, nem que isso significasse estudar só na manhã imediatamente antes à frequência (cough cough). e não correu mal :)

17 março, 2010 11:42  
Blogger Vida de Praia said...

Porque na manhã imediatamente antes à frequência o teu cérebro estava fresquinho e descansado depois de um bom sono, claro :-)
Queres um rebuçado para a tosse? ;-D

17 março, 2010 11:53  
Blogger Unknown said...

Tanta noitada que eu fiz e afinal para nada!!! Para nada não... Valeram a pena... o curso tá feito!!!

17 março, 2010 23:03  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, mas imagina só o que terias atingido sem as noitadas, né, helena...? ;-D

18 março, 2010 07:15  

Enviar um comentário

<< Home