sexta-feira, abril 09, 2010

A embalagem – parte 2
E no prolongamento daquela conversa sobre a importância do aspecto das embalagens, li ontem um artigo em que entrevistavam um grupo de designers a quem pediram que avaliassem as embalagens de diversos produtos ecológicos. Chumbaram-nas por serem feias, antiquadas e nada chamativas com as suas actuais cores neutrais, acastanhadas e pardas. E foram ao ponto de propôr que se as embalagens fossem mais coloridas e engraçadas talvez as vendas de produtos ecológicos aumentassem consideravelmente; quanto mais não seja porque de momento desaparecem nas prateleira entre as embalagens mais coloridas.
...
Não sei não (e não é só por ainda estar de pé atrás com os designers depois do “belo” sapato do outro dia...): quando ando à procura de produtos ecológicos não ando à procura de embalagens de cores fortes que intuitivamente não têm nada a ver com ecologia... a não ser que sejam verdes, claro ;-)

4 Comments:

Blogger Maria João Resende said...

A questão é que não és tu que procuras as cores fortes. São elas que te encontram primeiro, e é inconscientemente de entre elas que acabas por escolher, pela simples razão que a tua atenção nem chega a registar as outras. Isto nos processos de compra normais, claro...
Porque se fores para o supermercado determinada a fazer uma busca especifica, aí já não é o teu subconsciente a comandar.
Mas é muuuuuuito raro ser a tua parte consciente a escolher. Mesmo quando achas que assim é.
(Vê-se logo que ando a ler um livro fascinante sobre neuromarketing, não vê???)

09 abril, 2010 15:30  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, vê-se logo que andas a ler um livro fascinante sobre neuromarketing, optimist ;-D Muuuito interessante. E esses processos inconscientes deixam-me potencialmente à mercê da manipulação comercial, estou mesmo a ver...

09 abril, 2010 22:53  
Blogger Unknown said...

Que grandes profissionais do marketing... Sem dúvida...

10 abril, 2010 14:32  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, helena... ;-)

10 abril, 2010 23:02  

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