segunda-feira, junho 07, 2010

Saber ou não saber – eis a questão
Costuma-se dizer com algum desânimo e arrependimento “ai, se eu soubesse o que sei hoje…” sobre as experiências mais duras e por vezes dolorosas, que tanto exigem de nós. Bem sei que ter filhos traz muita alegria à maioria das pessoas, mas convenhamos que também é árduo e por vezes difícil, dependendo das circustâncias. E o que será que aconteceria se entretanto fosse possível ver o futuro? Será que impediria alguém de embarcar na aventura de ter filhos?

Várias autarquias dinamarquesas parecem ter tido esta teoria, uma vez que recentemente lançaram uma campanha para mostrar as realidades de ser-se mãe adolescente às adolescentes com uma ideia mais romântica do que implica ser-se mãe adolescente. Compraram para o efeito robots na forma de bebés que se comportam precisamente como bebés verdadeiros e portanto permitem simular uma situação de maternidade e que as raparigas podem levar para casa durante uns tempos: choram a qualquer hora do dia ou da noite, precisam que se lhes mude as fraldas e que se lhes dê o biberão várias vezes ao dia etc. e tal.
Uma experiência interessante que em muitos casos pelos vistos tem tido o resultado desejado – o adiamento dos planos de maternidade nas mais jovens, que caem em si e se apercebem da tamanha responsabilidade que é ter um bebé.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

essas meninas ainda brincavam com nenucos às escondidas, entre namoros. uma campanha inteligente.
com um pouco mais de maturidade aprende-se a relegar essas dificuldades para segundo plano. ou não (há quem não consiga, de facto). é difícil, sim, mas as compensações são infinitamente maiores (como quase todas as coisas difíceis da vida).

08 junho, 2010 10:41  
Blogger Vida de Praia said...

De quando em quando lá aparece uma campanha inteligente, papel ;-) E a ideia era precisamente essa, creio: escolher ter filhos exige mais maturidade.
Iiiiih: já não me lembrava dos nanucos :-)

08 junho, 2010 13:52  
Blogger Unknown said...

Uma excelente ideia. Apesar de ser a brincar, dá para se ter a noção do que implica ter um filho.

08 junho, 2010 14:48  
Blogger Vida de Praia said...

Precisamente, helena! E ter de se levantar várias vezes durante a noite com o berreiro do “bebé” perde a sua graça ao segundo dia, imagino eu ;-)

09 junho, 2010 22:09  

Enviar um comentário

<< Home