sexta-feira, agosto 06, 2010

O quê??? Parte 3
E depois há aquelas coisas que espantam mesmo, mesmo muito num país civilizado como supostamente o é a Dinamarca. Já tinha visto com os meus próprios olhos e até referido aqui anteriormente o problema do lixo, que é pior durante o Verão em que há piqueniques a dar com um pau. Há dias vinha outra vez no jornal que os dinamarqueses não têm vergonha nenhuma na cara em relação a deixar o seu lixo por todo o lado: segundo uma sondagem 41 % admitiam ter já atirado um pau de gelado para a areia na praia e 45 % dos fumadores (mas eu estou convencida de que a percentagem é bastante mais elevada) que deixavam as beatas também no areal. Porquê? «Ai, porque não há caixotes do lixo por perto» (leiam: mesmo ao lado da toalha). E se os caixotes já estão cheios o típico é deixar-se o lixo ao lado no chão em vez de se pegar no que se trouxe e voltar a levar para deitar noutro contentor ou caixote do lixo eventualmente perto de casa.
Pois eu tenho uma sugestão brilhante para estas pessoas de fraco civismo (e não envolve pôr mais caixotes do lixo à disposição do público, porque isso nem sequer ajuda): deixem de fazer piqueniques em zonas públicas e deixem de ir à praia... pelo menos à minha, ora! ;-)