sábado, fevereiro 06, 2010

Lixo
Quando por acaso tenho um papel de rebuçado no bolso acontece uma vez por outra andar a brincar com ele distraidamente e deixá-lo cair no chão. O meu reflexo imediato é apanhá-lo logo e voltar a pô-lo no bolso ou deitá-lo num cesto do lixo. Sempre fui assim: não consigo deitar lixo para o chão com a aparente leveza de espírito de certas pessoas e detesto ver quem o faça ou o resultado do desleixo de outrém nessa área.

A Escandinávia tem a reputação de ser limpa e civilizada e de ter uma grande preocupação ambiental, o que é verídico na maior parte dos casos e me agrada imenso. Mas li há dias no jornal que infelizmente a malta nova parece estar a marimbar-se para a limpeza do espaço público, e que mais de metade do pessoal entre os 15 e os 27 anos deitam lixo na natureza ou por onde quer que andem. Dá uma despesa descomunal às autarquias que têm de limpar o lixo dos meninos e dá um mau aspecto terrível.

Eu só pergunto como é que alguém consegue ter tanto menosprezo pelos demais?... :-(