segunda-feira, setembro 27, 2010

Boas notícias!
Infelizmente ler o jornal costuma ser um passatempo um tanto ou quanto tristonho com a quantidade de más notícias que publicam. Se um jornal fosse um retrato da realidade este mundo estava mesmo muito mal. E esta contingência entre notícia e má notícia faz com que eu não seja grande fã de jornais e me mantenha orientada ao mais mínimo possível – o Metro ou o Destak chega e basta.
Entretanto vinha uma boa notícia num deles há dias, o que me espantou e alegrou grandemente: segundo um relatório recente a UNICEF, o Fundo Infantil da ONU, a mortalidade infantil está a diminuir cada vez mais pelo mundo fora. Não me apetece muito referir as estatísticas, pois a meu ver uma criança que não sobrevive por nascer e viver em condições precárias que facilmente poderiam ser alteradas, se houvesse vontade para isso da parte de quem mais tem dentro e fora do país, já de si é um escândalo inadmissível; mas para ficarem com uma ideia sobre as dimensões da melhoria, refiro apenas que se trata de um decréscimo de um terço nas últimas duas décadas. Boa notícia.

Mas a má notícia é que a ONU não crê que até 2015 seja possível alcançar o seu objectivo de reduzir a mortalidade infantil mais um terço, o que eu acho muito difícil de compreender e mais ainda de aceitar :-S