sábado, outubro 23, 2010

Túneis
Sabem qual é o túnel mais longo do mundo? Depende: em 2001 atravessei o túnel mais longo de troço de estrada do mundo, o túnel de Lærdal, na Noruega, com os seus 24,509 quilómetros, quando lá estivémos a passar férias com um casal amigo. Demorou vinte e poucos minutos a atravessar de carro. Já o canal subaquático mais longo é o do Canal entre a Inglaterra e França com os seus mais de 50 quilómetros e só permite uma travessia de comboio. E no Japão há também vários túneis compridíssimos de caminho de ferro.
E depois de 14 anos de trabalho árduo e intenso de 2.500 pessoas acabaram há dias de ligar os dois lados do túnel de Sankt Gotthard sob os Alpes suiços que ligará Milão a Zurique de comboio – um trajecto de 57 quilómetros – o mais longo trajecto ferroviário do mundo – que será feito por comboios de alta velocidade apartir de 2017.
Portanto... ainda nos resta a questão de qual é o túnel mais longo do mundo... de todos? Já googlei e não encontrei uma resposta inanbígua ;-)

(fotos do túnel de Lærdal, acima: Marit Hommedal/Scanpix e do túnel de Sankt Gotthard, as 2 abaixo: Sebastien Bozon/AFP)