domingo, março 13, 2011

Partida com estilo
Não sou fã de funerais. Custam-me muito emocionalmente, quer pela infinita tristeza e sentimento irrevogável de perda que envolvem, quer pela maneira como de repente toda a gente só se lembra que o defunto em todos os sentidos era uma excelente pessoa, nem sempre delineando a melhor ou mais exacta imagem da pessoa.
Ao menos no Ghana tentam mostrar quem o defunto era até através do caixão. Que não é só uma caixa rectangular mas uma autêntica obra de arte mas pode assumir qualquer forma consoante a história da pessoa: um automóvel desportivo para o maluquinho dos automóveis, um peixe ou uma lagosta para o pescador, uma galinha para a dona do aviário, uma saca de arroz para o vendedor de arroz, uma chave de fendas para o electricista, uma garrafa de Coca Cola para quem dela sempre esteve dependente em vida, etc., etc., etc. Só a fantasia é que impõe limites. E festeja-se a vida do defunto (em vez de se lamentar a sua partida) durante dias e dias e por vezes com a participação de milhares de pessoas nos festejos.
Chamo a isto uma partida com estilo ;-D

6 Comments:

Blogger Menina said...

Eu também detesto funerais,apesar de concordar que ajudam os familiares a iniciarem um luto, e muitos dos rituais "obrigatórios", como vestir de preto, por exemplo.. Sempre que achei que uma pessoa se devia vestir como a pessoa que faleceu gostaria que de nos ver.

Esses caixões parecem-me uma boa maneira de não tornar as coisas tão pesadas =)

13 março, 2011 09:43  
Blogger Vida de Praia said...

Precisamente, menina! :-)

13 março, 2011 12:46  
Blogger Dulce said...

hum...não me agrada...
Parece-me que as pessoas qd estão tristes precisam de chorar...

13 março, 2011 13:27  
Blogger Vida de Praia said...

Tens razão, dulce: eu, pelo menos, choro sempre rios e rios de lágrimas...

13 março, 2011 17:55  
Blogger Paulinha said...

Acho que ninguém gosta de funerais e cada pessoa tem a sua maneira de lidar com a morte de uma pessoa querida, mas na minha opinão esta ideia está engraçada.

14 março, 2011 16:28  
Blogger Vida de Praia said...

É isso, paulinha.

14 março, 2011 23:45  

Enviar um comentário

<< Home