quarta-feira, abril 24, 2013

Interpretação de sonhos
Confesso que apesar de ser psicóloga e do que, por conseguinte seria de esperar, de sonhos não percebo népia. Se alguém insiste em me relatar o que sonhou para ver se consigo fazer interprações rebuscadas do simbolismo neles, vem com azar. Porque para mim os sonhos comunicam, mas não mais nem menos do que a nossa mente nos tenta comunicar ou no que está ocupada enquanto acordados. Portanto costumo de perguntar se o tema do sonho faz lembrar algo da vida quotidiana que os perturba, preocupa etc. – uma maneira pragmática de encarar a coisa.
Entretanto li há dias que os investigadores japoneses do Advanced Telecomunications  Institute International conseguiram desenvolver um método para verem os objectos que as pessoas vêm nos sonhos, comparando a actividade cerebral durante os sonhos com a actividade cerebral quando acordadas ao ver certos objectos. Um passo em direcção a uma interpretação de sonhos mais científica ou apenas uma curiosidade?

2 Comments:

Blogger Paulinha said...

Se calhar uma curiosidade.

Eu costumo sonhar, mas só me lembro do que sonhei quando acordo. Se me perguntarem passado uma ou duas horas o que sonhei essa noite, já não me lembro.
No entanto, se sonhar com pessoas não me esqueço da pessoa, mas o que se passou no sonho não me lembro.
Engraçado, não?

24 abril, 2013 11:41  
Blogger Vida de Praia said...

Sim, é bastante engraçado e curioso, Paulinha.
Eu imagino os sonhos como uma espécie de limpeza geral depois de um dia de actividade cerebral - tipo limpezas de Primavera, mas em escala mais pequena ;-)

24 abril, 2013 14:37  

Enviar um comentário

<< Home