segunda-feira, maio 06, 2013

Felicidade
Já foi badalado em todo o mundo que os dinamarqueses são o povo mais feliz do mundo. À primeia vista nem parecem – relaxados em relação a muita coisa sim, mas que se queixam a toda a hora também. Mas um dia ainda hei-de descobrir qual é o método que os ditos investigadores de felicidade usam para poder dizer que um povo é mais feliz que outro ou apenas pesquisa do que traz felicidade às pessoas de uma forma geral. Segundo li um dos factores mais importantes que para isso contribuem é uma sensação de segurança e confiança na sociedade e visto dessa perspectiva percebo porque é que os dinamarqueses se consideram felizes.
Mas às vezes o que traz maior felicidade é a ignorância: li há dias que umas almas caridosas foram visitar um grupo de mulheres das castas mais baixas na India, que são as que têm as condições e trabalhos mais reles dessa sociedade. Mesmo assim as mulheres estavam satisfeitas com as suas vidas, porque não passavam fome e tinham condições de trabalho relativamente estáveis. Até as tais almas caridosas lhes contarem sobre as condições de vida mais favoráveis noutras partes do mundo, fazendo com que as mulheres pela primeira vez se apercebessem da sua falta de condições e pobreza, o que por sua vez aumentou consideravelmente a sua insatisfação.
Conclusão: isto tudo é muito relativo e por conseguinte deve ser impossível criar uma ciÊncia exacta À volta do conceito de felicidade.