sexta-feira, fevereiro 09, 2018


Hora de Verão
A mudança da hora foi criada no início do século passado para tentar poupar energia, aproveitando o mais possível as horas de sol. Entretanto cada país tinha a sua data de mudança da hora, o que a UE uniformizou em 1981.
Não tenho opinião formada sobre aquilo da mudança da hora; é uma chatice ter que se lembrar de pôr o relógio uma hora para a frente em Março ou para trás em Outubro, e já cheguei atrasada e adiantada demais por isso, mas pronto. Entretanto há várias associações contra a mudança na hora que há anos que andam a fazer lobby para que acabe. E o Parlamento Europeu votou ontem sobre isso. A decisão não obriga a mas permite que acabe.
A mudança da hora tem vantagens e desvantagens. Realmente possibilita que se poupe energia e abrevia as noites no Verão, aumentando as horas de luz de dia com uma hora, dando-nos mais horas para actividades fora de casa. Mas não é bom andarmos mais cansados na Primavera por perdermos uma hora de manhã. E segundo estatísticas suecas, há mais ataques de coração na semana após a mudança da hora, o que indica que o corpo está em stress. E até os animais sofrem: nas primeiras semanas após a mudança da hora há mais corças e outros animais selvagens atropelados, porque estão habituados ao trânsito uma hora mais tarde.