sexta-feira, janeiro 05, 2024

Perguntas e respostas

Eu faço muitas pesquisas no Google e cada vez que não sei qualquer coisa, lá vou eu. Normalmente são coisas práticas como onde encontrar isto ou aquilo à venda, ou como resolver um quebra-cabeças qualquer técnico, ou perguntas de história e geografia, por exemplo.
Agora pergunto: como é possível que uma das perguntas mais feitas pelos portugueses ao Google no ano que passou foi “como fazer fogo”? Tornámo-nos uma nação de escuteiros ou quê? Ou uma nação de pirómanos….? De qualquer das formas, se não quisermos ir ao primitivo da idade da Pedra de fazer fricção entre duas pedras próprias, esfregando uma na outra, produzindo uma faísca, que se apanhar um material de fácil combustão, criará fogo, eu diria que usando isqueiros ou fósforos ou até mesmo maçaricos.
Outra pergunta igualmente pertinente e estranha no ano que passou foi “como se chamam as pessoas naturais da Guarda?” (e porquê a Guarda, não é?)... Sabem? São guardenses ou egitanienses ou egitanianos ou até mesmo egitanenses (o que faz tanto sentido como chamar caliponenses aos naturais de Leiria, nabantinos aos naturais de Tomar ou caliponenses aos de Vila Viçosa).