sexta-feira, julho 06, 2007

Noite de S. João (23 de Junho de 2007)
Hoje é a noite de S. João, assim chamada por celebrar o suposto nascimento de S. João Batista. É uma noite cheia de tradições por toda a Europa, mas talvez particularmente especial na Escandinávia, onde o sol se põe bastante tarde nesta altura do ano, criando assim uma atmosfera incrível, uma mistura perfeita de luz e escuridão.
Como não podia deixar de ser, é, tal como o Natal, uma tradição originalmente pagã, que foi cristianizada e que antigamente celebrava o solstício de Verão. Acreditava-se que era um dia mítico, em que quer as forças boas, quer as maléficas da natureza eram particularmente mágicas e activas. Para aproveitar as primeiras colhiam-se ervas com propriedades terapeuticas. Para afastar e proteger das últimas, acendiam-se fogueiras, um ritual que se mantém até hoje. E em cada fogueira queima-se um boneco em forma de bruxa para simbolizar a partida das forças malignas para bem longe.
Enquanto que em Portugal se come sardinha assada, se bebe bom vinho, se dança e marcha nos bairros de Lisboa, (e no Porto se anda à marretada com martelos ou alhos porros para se desejar boa sorte) e se salta por cima da fogueira onde ainda as há, na Dinamarca canta-se e também se bebe e bem à volta da fogueira, que é grande demais para saltos e aventuras. Mas imagino que o simbolismo seja semelhante.
Hoje à noite vamos ver a fogueira à beira-mar e cantar a canção tradicional que se canta todos os anos sobre o espantar das trevas e a vitória da vida e da luz.