quinta-feira, julho 03, 2008

Cabeçalhos infelizes
Não sou uma grande leitora de jornais e normalmente passar os olhos brevemente pelo Destak ou o Metro chega e sobra para cobrir a minha necessidade informativa. Mas por vezes há cabeçalhos tão provocadores, que me despertam a atenção e nessas alturas não posso deixar de ler o resto da notícia meticulosamente até.
Como foi o caso há dias quando li o seguinte cabeçalho: ”a violência doméstica contra as mulheres demonstra o nosso desenvolvimento”. A primeira coisa que me passou pela cabeça ao ler esta frase tremendamente infeliz foi que o artigo tinha de certeza vindo da mão de um homem (!). O que se verificou, claro.
O resto da notícia referia a pesquisa de antropólogos e peritos em chimpanzés ligados à universidade de Harvard com ponto de partida num episódio em que Imoso, um chimpanzé líder de pandilha… perdão… líder de bando em 1999 deu uma paulada a uma fêmea. Na pesquisa foi concluido que usar armas como paus na comunidade símia é comum e é um comportamento possivelmente desenvolvido com o intuito de castigar as fêmeas, para se subir na hierarquia do grupo ou prevenir que elas se atrevam sequer a ter olhos para outro macho. Que os outros machos aprenderam a fazer o mesmo. E que este “feito” do (imbecil violento do) Imoso nos pode ensinar imenso sobre o desenvolvimento da raça humana.
A meu ver aprender a usar armas para dar porrada à mulher não se trata tanto de desenvolvimento como precisamente da falta dele, mas enfim…
Ninguém se está a rir!… :-(

16 Comments:

Blogger papel químico said...

não seria irónico, o título? custa-me a crer que um troglodita tenha conseguido aprender a ler e a escrever.

03 julho, 2008 10:45  
Blogger ML said...

amanzing... :(

03 julho, 2008 12:15  
Blogger Marcia said...

Sabes que até costumo brincar muito, mas depois de ler o que escreveste fiquei sem vontade de ironizar, brincar ou dizer um piada :(

03 julho, 2008 12:27  
Anonymous Anónimo said...

O título da notícia não devia ser algo como "a violência como meio de subir na hierarquia"? Isso já acredito. Nos gangues e nas prisões, dar uma valente tareia a outra pessoa é capaz de ser um meio de subir na hierarquia.

[Tinha umas piadas muito giras, mas como a Vida de Praia não está para piadas, vou ficar caladinho para não levar uma paulada... ops! :-)]

03 julho, 2008 13:12  
Blogger Maria said...

Também não consegui perceber essa noticia.
um beijinho.

03 julho, 2008 13:30  
Blogger Unknown said...

Mas o que é que nós (raça humana) temos a ver com os macacos??? Já tive aqui a pensar e não chego a conclusão nenhuma. Que raio de jornalismo que se faz em Portugal. Cá para mim, o jornalista deve levar nas "fuças" da mulher... (e é pena se não as levar eheh)

03 julho, 2008 13:32  
Blogger Maria João Resende said...

Eu, por mim, acho que dar uma valente carga de porrada no referido senhor seria prova provada da nossa evolução enquanto seres humanos, e documentar criteriosamente as reacções desse cretinóide imbecil teria um elevadíssimo valor científico.
Infelizmente esta notícia é só uma das muitas que demonstram como os meios de comunicação social têm cada vez menos noção da sua responsabilidade social e da sua influência nos comportamentos.
Dá deus nozes a quem só tem dentes podres e um hálito tantas vezes fétido.
Desculpa o desabafo, mas não há optimismo que resista a tamanha cretinice.

03 julho, 2008 13:48  
Blogger Unknown said...

Enfim....cabeçalhos MESMO infelizes!

03 julho, 2008 14:58  
Blogger Vida de Praia said...

Olha que já se viram coisas mais espantosas ainda, papel!... ;-)

Truly amazing, maria qualquer coisa...

Compreendo-te, psipages. Sem palavras...

Ha ha, jaime; olha que ainda de abilitas à paulada, pá...
Não, pelo que percebi aprender a usar armas é mesmo encarado pelos evolucionistas como sinal de progresso; daí o título triste.

Está explicada no comentário acima, nostálgica.
Agora, eu não percebo é a mentalidade dos evolucionistas em relação a isto.

LOL, helena. Olha que excelente pergunta. Francamente também nunca percebi a ligação. Aliás geneticamente até temos mais em comum com o porco do que com o macaco (o que também não é nada lisonjeador, mas enfim... ;-D)
Das duas uma: ou o jornalista (que até era dinamarquês, supostamente um povo tremendamente civilizado) apanha da mulher (realmente merecia), ou então dá-lhe...

LOL, optimist. Obrigada pelo desabafo franco e to the point. Então ‘bora dar um enxerto de porrada ao cretinóide imbecil em nome da ciência, he he he?
Infelizmente a irresponsabilidade dos jornalistas já não é novidade nenhuma nem caso raro.
Adorei a tua versão do ditado sobre as nozes e os dentes, que até esteve em voga entre os leitores desta sacola há uns tempinhos atrás (volta não volta lá saia o ditado num comentário) :-)

Enfim, ladybug...

03 julho, 2008 18:54  
Blogger Lurdes Silva said...

Olá, a minha opinião recai sobre o facto de haver pessoas que ao ler essa noticias vão achar normal e até aceitarem isso como mais um facto para justificar os seus próprios actos. :(((

03 julho, 2008 19:19  
Blogger Sorrisos em Alta said...

hahhaha
Onde foste buscar essa da paulada??
;o)
(onde é que eu já li isto???)
hmmmmmmmmmmmm

04 julho, 2008 00:55  
Blogger Vida de Praia said...

Bem vinda à sacola, lurdes silva :-)
Concordo plenamente com o teu ponto de vista - de certeza que há-de haver gente triste que vai achar útil uma notícia destas.

Pois, sorrisos, eu já calculava que tinhas passado surrateiramente aqui pelo meu cantinho... ;-D

04 julho, 2008 08:16  
Blogger Sorrisos em Alta said...

Eu sou SEMPRE muito discreto...
;o)

04 julho, 2008 23:10  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, sorrisos... ;-)

05 julho, 2008 07:44  
Blogger ' Claudjinha said...

nao les o jornal mas quando é pesquisas cientificas lá estás tu a ler :P

08 julho, 2008 02:38  
Blogger Vida de Praia said...

Podes crer, ★ c, he he. Especialmente pesquisas científicas caricatas :-D

08 julho, 2008 21:25  

Enviar um comentário

<< Home