segunda-feira, março 23, 2009

Aos 27 acabou-se
Cada vez que abro um jornal ou me rio, ou me enfureço. E uma vez por outra assusto-me. Como foi o caso há dias; eu já suspeitava que a idade deixa as suas marcas e uma pessoa deixa de ter a mesma energia, capacidade de aprendizagem e tal. Mas não fazia ideia de que as coisas estavam tão mal assim: li nomeadamente há dias que num estudo americano levado a cabo durante 7 anos entre 2.000 pessoas dos 18 aos 60 anos de idade e recentemente publicado no Journal of Neurobiology of Aging pelo professor de psicologia Timothy Salthouse da Virginia University se tinha chegado à conclusão de que as faculdades mentais e cognitivas – por exemplo de raciocínio e de processamento rápido – têm o seu declíneo antes dos 30 anos de idade, ou mais precisamente aos 27-28. Testaram os participantes com diversas provas desde o terem de se lembrar de certas palavras e símbolos até ao notar padrões e em 9 em cada 12 os melhores resultados viram-se nos participantes com uma idade média de 22 anos; aos 27 anos começavam-se a notar os primeiros sinais de dificuldades em termos de rapidez e raciocínio; aos 37 anos era a vez da memória apresentar certos limites. Em contrapartida os conhecimentos pareciam continuar a acumular-se até aos 60 anos de idade.

Hmmm... será por isso que me custou tanto a tirar a carta de condução que já tirei relativamente tarde... aos 29 anos?

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sempre disse que a partir dos 30 anos uma pessoa deixa de ser capaz de dar um contributo válido à sociedade e deve ser imediatamente "eutanasiada". A minha proposta é que o bolo de aniversário de 30 anos seja feito com farinha de veneno para ratos. (Proposta válida só até eu fazer 30 anos; então a idade sobe para os 40 anos.) ]:->

23 março, 2009 10:21  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, jaime. Sempre pragmático, hein? ;-D Pois eu cá acho que apartir dos 30 anos se deveria ter direito à reforma por inteiro e privilégios especiais como viagens de 5 estrelas com tudo pago às Maldivas :-P

23 março, 2009 12:08  
Blogger Menina said...

Com 21 anos estou quase a atingir o auge, pois então =)

**

23 março, 2009 17:25  
Blogger Vida de Praia said...

Aproveita bem, menina ;-)

23 março, 2009 19:10  
Anonymous Anónimo said...

Oh la la, quem é que tem 21?! ;-)

24 março, 2009 09:23  
Blogger Vida de Praia said...

:-)

24 março, 2009 16:03  

Enviar um comentário

<< Home