quinta-feira, maio 07, 2009

Humor laboral
Não há nada mais pesado que a falta de sentido de humor naqueles com quem mais convivemos. E como passamos tantas horas todos os dias a trabalhar, humor no posto de trabalho é essencial e a chefia deve dar o exemplo. Neste aspecto até nem tenho razões de queixa, uma vez que tenho um chefe com bom sentido de humor; mas infelizmente há por aí muitos chefes que ainda não perceberam a importância disto e que pensam talvez que os seus empregados darão o seu melhor se se mantiver uma atmosfera séria e hiperprofissional. Só que a satisfação profissional e a produtividade também dependem de uma certa leveza, para a qual a chave é uma boa gargalhada de vez em quando, principalmente em alturas de crise como a actual.
Para tirar a temperatura do vosso local de trabalho, eis um breve teste que encontrei na net:

1. Durante um dia de trabalho rio-me:
a) uma vez ou nunca
b) duas ou três vezes
c) pelo menos uma vez por hora
d) constantemente – deve ser daquilo que fumo... :-)

2. Quando estou sózinho e leio, vejo, oiço ou penso algo engraçado:
a) sorrio para comigo próprio
b) rio-me alto, mas olho em volta para verificar se alguém me viu
c) rio-me alto e vou procurar alguém com quem partilhar o que me divertiu
d) tomo um duche frio :-)

3. No ano que passou recordo-me de:

a) ter-me rido pelo menos uma vez durante um minuto seguido
b) ter-me rido pelo menos entre duas e cinco vezes durante um minuto seguido
c) ter-me rido mais do que cinco vezes durante um minuto seguido
d) não me lembro... qual era mesmo a pergunta? :-)

4. Quando estou com outras pessoas, elas riem-se e dizem coisas engraçadas:
a) nunca
b) algumas vezes
c) muitas vezes
d) nunca estou com outras pessoas... para evitar que se riam dem mim :-)

5. Quando me deparo com pequenas crises no dia-a-dia (por exemplo entornar o café) tento ver o humor da situação:
a) nunca
b) algumas vezes
c) muitas vezes
d) só se for o café de outra pessoa :-)

6. Quando oiço os meus colegas a rir-se penso:
a) que quem me dera ser remunerado para me divertir (beeem que amargura!...)
b) quem me dera saber o que é que será tão divertido
c) parece que eles se estão a divertir – vou lá ver o que se passa
d) deve ser Sábado e como tal eu nem devia estar a trabalhar

7. Faço coisas de propósito para me rir:
a) nunca
b) às vezes
c) muitas vezes
d) não percebo qual é a ideia :-)

8. As pessoas com quem eu passo mais tempo:
a) tiram-me a energia e fazem-me triste
b) não têm lá muito influência no meu humor
c) fazem-me rir várias vezes
d) normalmente só querem é pedir-me dinheiro emprestado :-)

9. Posso apontar:
a) uma coisa que me faz rir quase sempre
b) duas coisas que me fazem rir quase sempre
c) pelo menos três coisas que me fazem rir quase sempre
d) para a minha família :-)

10. Rio-me de mim próprio:
a) nunca
b) às vezes
c) muitas vezes
d) somente quando não é sobre mim :-)


Resultados: predominantemente
a) ai como te falta sentido de humor!... Um bom treino podia ser ver comédias ou ler banda desenhada
b) ris-te em ocasiões festivas mas no dia-a-dia não me parece...
c) humoristicamente falando estás em excelente forma – lembra-te de dar, mas também de receber
d) também não é preciso exagerar na palhaçada, né? ;-D

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É só para dizer que não tenho comentado porque estou imensamentementementemente ocupado. E que não pago juros pelos comentários em atraso! Podes parar de chorar que um dia eu volto. Ou então chora porque eu volto! ;-P

07 maio, 2009 20:29  
Blogger Vida de Praia said...

Olha, olha: um d)!... ;-P Volta sempre, jaime (buuuaaaaah...) :-)

07 maio, 2009 23:48  
Blogger ' Claudjinha said...

bom, como sou estudante, não se aplica. mas ando sempre com um sorriso, sempre ! :)

09 maio, 2009 14:44  
Blogger Vida de Praia said...

Isso é óptimo, ‘c. - espero que se perpetue muitíssimo para além da vida de estudante :-)

09 maio, 2009 23:40  

Enviar um comentário

<< Home