sexta-feira, maio 29, 2009

Tipos
Adoro jogar Trivial Pursuit e outros jogos de tabuleiro que tais que desafiam a cultura geral; já Monopólio não aprecio tanto, porque tal como na vida real nele não sou nenhuma craque financeira e ou perco tudo e vou à falência, ou – pior ainda – ganho e fico com má consciência ao arruinar os outros jogadores meus adversários com os meus hotéis. Geralmente considero que tenho bom perder, à excepção do Ludo que detesto, porque me vou aos arames se me mandam para casa quando estou quase a chegar à meta.
Entretanto mais divertido do que jogar é observar o comportamento dos outros jogadores (ou não fosse eu psicóloga, he he he) e ao longo de anos e anos de prática como participante cheguei à conclusão de que há tipos ou estilos bastante diferentes. Há por exemplo os maus vencedores que têm a mania de se vangloriar se estão a ganhar e os outros estão a perder ou respondem mal; e no polo oposto os maus perdedores que se queixam e dizem que o jogo é estúpido ou as perguntas são ridículas e que não podem deixar de espalhar mau-humor. Mas também há várias categorias entre um extremo e outro, por exemplo quem joga para se divertir e está na boa quer responda acertadamente quer não, cujo moto é “o importante não é ganhar mas participar” e que como tal se presta a dar dicas do género “começa com um t...” a quem está aflito. Ou quem anda de olho para ver se alguém está a fazer batota.
Da próxima vez que jogarem um jogo de tabuleiro vejam lá se não tenho razão!...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Há por exemplo os maus vencedores que têm a mania de se vangloriar se estão a ganhar [...]»

Nem todos podem ser campeões como eu! Ahahah! Losers!

(Em que categoria é que eu me insiro?)

29 maio, 2009 18:58  
Blogger papel químico said...

eu tb faço parte dessa categoria, jaime :) na festa de fim de ano ia havendo batatada :D

29 maio, 2009 20:54  
Blogger Vida de Praia said...

Ha. Ha. Ha. Ganda campeão, ó sr. jaime :-P

A sério, papel? Não estava nada a ver-te a gabar-te...

29 maio, 2009 21:18  
Blogger Maria Leonor said...

Fiquei admirada por saber que és psicóloga, mas estou com um feeling que já sabia e que estou admirada pela 2a vez...a minha memória já não é o que era. :P

Isso dos jogadores também costumo reparar (ou não quisesse eu ser psicóloga HOHOHO); a minha irmã cada vez que perdia, ou estava a perder, começava a responder torto e ficava amuada o resto do dia...

Eu cá, posso me gabar mas é só mesmo pra animar o pessoal, porque quando estou a perder também gozo comigo própria hihi :)

30 maio, 2009 00:29  
Blogger ' Claudjinha said...

eu sou ao contrário, não gosto muito de jogos de tabuleiro, mas adoro monopólio. e quanto ao mau perder... bom, depende contra quem estiver a jogar eheh :P

30 maio, 2009 03:21  
Blogger Vida de Praia said...

Por acaso também não me lembrava que eras aspirante a psicóloga, mleonor, portanto estamos quites ;-)
Resumindo e concluindo: en quanto que a tua irmã tem ou tinha mau perder, tu estás sempre na boa quer ganhes, quer percas, é isso?

Mau perder relativo não conhecia, ‘c. ;-D

30 maio, 2009 09:37  
Blogger Maria Leonor said...

Exactamente! O que interessa é a companhia.

Ainda se os jogos fossem a dinheiro... :P

30 maio, 2009 23:26  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, leonor... €€€ :-)

30 maio, 2009 23:40  
Blogger papel químico said...

sim, mas é só a brincar. na verdade não me importo de perder (quer dizer... mais ou menos ;), mas é mais divertido se houve picardia :)

31 maio, 2009 11:58  
Blogger Vida de Praia said...

Ah, assim já te reconheço, amiga papel ;-)

31 maio, 2009 13:59  

Enviar um comentário

<< Home