terça-feira, julho 28, 2009


Mais stress ou menos stress
Já aqui falámos inúmeras vezes sobre o stress, que é talvez o mais grave problema de saúde da vida comtemporânea e por certo – erroneamente ou não – o termo mais usado para descrever a situação laboral de muitos.
Depois de ter seguido 10.000 funcionários públicos durante uns anos, um grupo de cientistas britânico publicou as conclusões do seu estudo no European Heart Journal. Descobriram nomeadamente que o verdadeiro stress é uma condição perigosíssima, uma vez que afecta o sistema endócrino responsável pela descarga de diversas hormonas na corrente sanguínea e os centros cerebrais que controlam o coração e que portanto é essencial prevenir. A meu ver palavras chave neste contexto são: realismo em termos de ambições e prioridades, estabilidade pessoal, profissional e financeira, muitas pausas, pedir ajuda se for preciso, aprender a dizer que não, dar prioridade ao sono, praticar desporto etc. e tal – quer dizer: nada de novo, né? Aproveitem bem as férias – de preferência sem stress e com muuuuuito descanso! :-)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O stress é o melhor amigo de um patrão sádico. Um bom patrão sádico sabe como usar o stress para inflingir quantidades astronómicas de dor excruciante nos seus empregados e ao mesmo tempo aumentar a produtividade. Combina-se deste modo o útil com o agradável (agradável para o patrão sádico, entenda-se). É levar os empregados aos limites da loucura com prazos impossíveis de cumprir - mas não para lá dos limites da loucura para não ter de pagar 65% do ordenado dos empregados quando estes tirarem baixa médica!

Mais dicas no meu bestseller internacional: The Sadistic Boss - the complete guide to unleash hell on the work environment.

28 julho, 2009 09:57  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, jaime :-D Portanto ter um patrão sádico é um stress, é isso?
...
Só te faltou o: «e não percam as cenas do próximo episódio», he he he (riso maquiavélico, claro) ;-)

28 julho, 2009 10:59  
Blogger Carina said...

Lá está, o tal "burnout". (que é o nome pomposo a dar à coisa, e que agora parece estar na moda), e que é verdadeiramente importante.

28 julho, 2009 13:06  
Blogger MariaMil said...

Mais uma desculpa para não fazer nada... para fazer nada... :)

bj*

28 julho, 2009 13:11  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é, carina.

Para (não) fazer nada todas as desculpas são poucas, pretty flower ;-)
:-*

28 julho, 2009 17:07  
Blogger opinião própria said...

Por vezes é difícil não existir stress, dado ele interessar a muita gente...

29 julho, 2009 01:29  
Blogger Vida de Praia said...

Bem-vindo à sacola, opinião própria. És capaz de ter razão... ai os interesses!...

29 julho, 2009 10:24  

Enviar um comentário

<< Home