sábado, julho 18, 2009

Campanhas antitabagistas
Segundo me dá a parecer normalmente recorre-se a avisos e proibições no contexto das campanhas antitabagistas – e a aumentos nas taxas postas no tabaco. Não me perguntem se tem o efeito desejado, porque não faço a mínima ideia. Mas pensando bem, duvido que resulte: segundo as leis que se aplicam a todo o tipo de modificação comportamental, vai-se lá com mais rapidez e eficácia usando incentivos e recompensas.
Talvez tenha sido com isso em mente que recentemente foi lançada uma campanha antitabagista bastante sui generis na Arábia Saudita (bem, poder-se-ia dizer o mesmo de tudo o que venha da Arábia Saudita, mas enfim... ;-D): sob o slogan: “Kicking the habit is on you, and marriage is on us.”, quem adira à campanha e consiga deixar o vício candidata-se a uma fabulosa festa de casamento com tudo pago que será sorteada a 6 de Agosto. E os 20 segundos lugares ganham uma mobília completa.
A campanha já foi criticada de ser uma medida sexista, uma vez que o incentivo só serve para os homens que são quem costuma acarretar com as despesas dos casamentos (entretanto ninguém se lembrou ainda de achar que este facto em si seria particularmente sexista – ai, as feministas!...).

Mas como provar que uma pessoa realmente deixou de fumar e/ou que não terá um relapso? Bem, os organizadores da campanha-concurso que quebrem a cabeça com isso – eu só lhes quero dar os parabéns pela criatividade :-)