quinta-feira, julho 30, 2009

Zzzzzzzz
Há pelo menos cinco coisas nos adolescentes que fazem com que os pais desesperem e se vão aos arames: a instabilidade emocional, a impulsividade e falta de consideração face aos riscos e consequências, a tendência a responder mal e procura atritos e discussões, a memória comodamente curta – e a propensão a dormir até às tantas. Quem já o tentou sabe que é praticamente impossível acordar um adolescente de manhã cedo, o que facilmente se torna tema de frustração e disputas infrutíferas. E repito: disputas infrutíveras! Porque não há nada a fazer: segundo um estudo australiano levado a cabo pelo investigador Greg Murray da Swimburne University of Technology em Victoria e publicado no Journal of Adolescence não se trata nem de preguiça nem de má vontade nem sequer de estarem a pé até às tantas a jogar no computador. A culpa é pura e simplesmente do cérebro, que na adolescência está programado para outro ritmo diário de deitar tarde e levantar tarde, que não se coaduna nada aos horários do ano lectivo.
Pura biologia, portanto... dêem-lhes um espaço, ok?

10 Comments:

Blogger MariaMil said...

Bem tenho que ir dizer isso à minha mãe :D

*

30 julho, 2009 12:26  
Anonymous Anónimo said...

O meu cérebro está programado para o ritmo de entrar tarde e sair cedo do trabalho. Pura biologia, portanto... dêem-me um espaço, ok? :-P

30 julho, 2009 12:46  
Blogger Vida de Praia said...

Despacha-te, pretty flower, para ver se a tua mãe te deixa de dar nas orelhas injustificadamente ;-)

LOL, jaime ;-D Pois claro e não há nada a fazer, portanto... :-)

30 julho, 2009 19:42  
Blogger Unknown said...

Nunca compreendi porque é que o meu pai resmungava comigo e com o meu irmão por dormirmos tanto se, logo a seguir ao jantar adormecia e, ao fim-de-semana, ainda dormia a sesta. Era a discussão acessa :-)

30 julho, 2009 22:58  
Blogger opinião própria said...

Ritmos diferentes, modos de vida diferentes...

31 julho, 2009 00:18  
Blogger Vida de Praia said...

Pois claro, helena! Ou há moralidade... ;-)
...
É pá: essa agora até me fez lembrar a do meu pai nos mandar calar durante as notícias e estar a tagarelar à sua vontade durante os desenhos animados. Ai!... :-(

É isso, opinião própria.

31 julho, 2009 10:31  
Blogger papel químico said...

de repente vieram-me à memória aquelas manhãs de fim-de-semana em que eu acordava e a minha mãe já tinha feito quinhentas mil coisas e a panela de pressão estava ao lume. ugh! o cheiro a comida :p
:)

31 julho, 2009 10:37  
Blogger Vida de Praia said...

Pois, papel: era por isso! ;-)
...
Será que ainda alguém usa panelas de pressão?...

31 julho, 2009 14:14  
Blogger papel químico said...

eu uso :) a-me... pois.

31 julho, 2009 14:22  
Blogger Vida de Praia said...

Pronto: já fiquei esclarecida; pensava que eram uma relíquia do nosso tempo de adolescentezinhas... a-me ;-)

31 julho, 2009 15:01  

Enviar um comentário

<< Home