sábado, outubro 10, 2009



Food for brains
E agora deixando-nos de parvoíces – se não de vez, pelo menos por agora... ;-D – ia falar das chances ínfimas da nossa Selecção ganhar hoje contra a Hungria e se qualificar para o Mundial, mas não quero nem pensar... por isso resolvi postar sobre coisas mais felizes, nomedamente o que pôr no menu para fortalecer o nosso cérebro. É que se há substâncias que obviamente o debilitam, também há as que o fortalecem, melhorando a memória ea concentração – como é o caso por exemplo dos peixes gordos ricos em omega-3 como o salmão e o arenque, do frango (que eu adoooooro!), dos ovos, do fígado, do chá verde, do tomate, dos brócolos, do abacate, das beterrabas, dos espargos, das batatas, das lentilhas, do alho, do kiwi, dos mirtilos, das laranjas e afins, dos frutos secos, dos óleos vegetais, do caril, da salva, manjerona (nham nham!) e do alecrim – e (sortudas!!! ;-D) do chocolate! E quem o afirma é a ciência, que aconselham à ingestão mais concentrada destes alimentos amigos do cérebro particularmente em períodos da vida de mais stress, quando se está grávida ou a amamentar, ou apartir de uma certa idade por exemplo . E parece que não é só o que ingerimos mas também como preparamos os alimentos – o seu aspecto e consistência que tem grande significado em termos de estimular o cérebro: comida mais para o amargo, frio, estaladiço, condimentado e um leve sabor a menta torna-nos mais despertos e concentrados, enquanto que alimentos mais para o doce, quente ou fofo/mole nos tranquilizam e entorpecem.
...
Apartir daqui componham lá o menu, enquanto eu vou atacar nas nozes!... :-)

5 Comments:

Blogger Menina said...

Fico contente por gostar de grande parte desses alimentos =P

**

10 outubro, 2009 10:58  
Blogger Vida de Praia said...

Somos portanto duas sortudas, menina! :-)
:-*

10 outubro, 2009 16:40  
Blogger Alecrim said...

Olha, eu fico contente por ter escolhido assinar como Alecrim. :)

11 outubro, 2009 01:21  
Blogger papel químico said...

o manjericão da foto deve cheirar tão bem! quem me dera ter um vaso assim :)

12 outubro, 2009 09:23  
Blogger vida de praia said...

Claro que escrever este post me fez pensar em ti, alecrim ;-)

Uma pessoa até que lhe sente o cheirinho, né, papel? :-) Eu sou uma felizarda: tenho quase sempre um vaso quase assim na minha cozinha.

12 outubro, 2009 15:30  

Enviar um comentário

<< Home