segunda-feira, outubro 12, 2009

Peace and love
Perdoem-me a ingenuidade – e o equívoco, mas sempre andei convencida de que era preciso fazer qualquer coisa fora do extraordinário para ser-se laureado com o Prémio Nobel disto ou daquilo; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – que só é presidente há menos de um ano e por conseguinte para além de discursos eloquentíssimos e intenções sublimes a meu ver ainda não teve oportunidade de fazer qualquer contribuição de especial para promover a paz mundial – acabou de o ser com o Prémio Nobel da Paz, portanto isso obviamente não é o caso.
A Madre Teresa, também ela laureada com este prémio, sacrificou uma vida inteira vivendo entre e servindo os mais pobres dos pobres em Calcutá; Mahatma Ghandi foi morto por lutar contra a supremacia Britânica no seu país através de meios pacíficos; Nelson Mandela passou anos e anos na prisão por não aceitar o regime de Apartheid sul-africano; a Aung San Suu Kyi continua em prisão domiciliária por fazer frente à Junta militar na Burma; e Mikhail Gorbachev abriu a Europa de Leste...
... mas segundo sei a única “façanha” de Barack Obama até aqui (e não foi nada pequena, mas enfim, também não me parece meretória de um Prémio Nobel) foi ser o primeiro presidente de cor nos Estados Unidos...
Enfim: merecido ou não, parabéns, Obama! E boa viagem até Oslo a 10 de Dezembro!

9 Comments:

Blogger papel químico said...

isto mal comparado faz lembrar bolonha e os mestrados :))

12 outubro, 2009 09:23  
Blogger vida de praia said...

Andas sempre tão bem informada, papel... em Bolonha põe-se o carro à frente dos bois e o título honroso vem antes de completa a tese, é?

12 outubro, 2009 15:35  
Blogger papel químico said...

:) não. depois do tratado de bolonha (cujo objectivo é a unificação do ensino superior na europa comunitária) os antigos cinco anos de licenciatura agora vêm com mestrado incluído (quando no nosso tempo - meu Deus!, no nosso tempo - para se ter o mestrado eram necessários mais dois anos adicionais). eu disse que era mal comparado :D

12 outubro, 2009 16:13  
Blogger Vida de Praia said...

Olha que eu não acho nada má a comparação, papel ;-) Só espero que isto dos... “pacotes compactos” não abra precedentes, senão não tarda estaremos a ver só diletantes e fantastas entre os illustríssimos laureados :-S

12 outubro, 2009 22:46  
Anonymous Anónimo said...

Eu também tenho boas intenções*! Cadê o meu Nobel?!

* Na primeira segunda-feira de cada mês, entre as 19:00 e as 20:00.

12 outubro, 2009 23:37  
Blogger Vida de Praia said...

LOL Põe-te na fila, jaime, qu'isto não é à molhada ;-D

12 outubro, 2009 23:54  
Blogger tikka masala said...

As razões para a atribuição do prémio ao senhor Obama são referidas nesta notícia:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1404371

Não é que eu não esteja de acordo contigo... às vezes parece-me que já não sabem a quem hão-de dar o prémio e começam a inventar!

15 outubro, 2009 13:54  
Blogger tikka masala said...

Jaime, nunca mais apareceste pelos meus blogues. Acho muito injusto e sinto a tua falta ;)

15 outubro, 2009 13:54  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela referência, tikka; confirmou o que eu já suspeitava... e um provérbio vem-me à mente, assim de repente: «de boas intenções está o inferno cheio» ;-D

Ouviste a tikka, jaime? Está quase a chamar-te amigo desnaturado :-)

15 outubro, 2009 14:58  

Enviar um comentário

<< Home