segunda-feira, janeiro 11, 2010

Resoluções de Ano Novo
Talvez já vá tarde, porque afinal de contas já lá vai semana e meia em 2010 – mais do que o suficiente para quebrar qualquer resolução toda bem intencionada de Ano Novo ;-D – mas pronto. Vou ser franca convosco: não costumo fazer resoluções de Ano Novo, porque já sei que apesar das boas intenções a perseverança tem tendência a ser modesta, talvez porque por a psicologia das destas resoluções ser terrivelmente desmotivante, do género: “se não consigo manter o que decidi apartir de 1 de Janeiro, já não interessa e mais vale a pena desistir”. Logo prefiro tomar decisões e praticá-las o ano todo – excepto no fim do ano.
Mas não é por isso que quis deixar de partilhar convosco 4 conselhos que li há dias no jornal sobre como conseguir manter as resoluções de Ano Novo:

1. Há que ponderar bem no que escolher mudar – em vez de tentar mudar mil e uma coisas ao mesmo tempo.

2. Há que ser-se realista em relação ao nível das exigências que a resolução envolve – perder 3 quilos é mais realista do que perder 10, por exemplo, e como tal mais motivante. Tal como é mais fácil seguir propostas formuladas na positiva (por exemplo começar a fazer uma alimentação mais saudável) do que na negativa em que uma pessoa tem de se privar de qualquer coisa (nunca mais tocar num bife com batatas fritas).

3. Há que ser-se concreto, por exemplo querer perder os tais 3 quilos ou correr a distância x em x minutos até ao Verão. “Perder peso” ou “começar a praticar mais desporto” são metas difusas demais.

4. Há que ser-se prático, tentando incorporar a nova meta (por exemplo mais desporto) no dia-a-dia – por exemplo indo de bicicleta para o trabalho, subindo e descendo as escadas em vez de ir de elevador, etc., etc. – em vez de ter de esperar pela motivaçäo súbita para se deslocar ao ginásio ;-D

2 Comments:

Blogger papel químico said...

este ano pela primeira vez fiz uma resolução: ser mais pontual. começou mal, mas estou a tentar recuperar...

11 janeiro, 2010 12:42  
Blogger Vida de Praia said...

Uma resolução que é um autêntico desafio para quem tenha um bebé, não é, papel...? ;-) Boa sorte, amiga!

11 janeiro, 2010 22:30  

Enviar um comentário

<< Home