terça-feira, janeiro 05, 2010

Hã???… 4
Nem os meios de comunicação social nem a ciência deixam de surpreender. Há dias até ia ficando sem pio quando li o seguinte cabeçalho num jornal relativamente sério: «Cientistas afirmam: a Lua cheia desencadeia Lobisomens». Segundo um artigo publicado no Medical Journal of Australia (!...) parece que há pessoas com tendência a tornar-se mais temperamentais e violentas até quando está Lua cheia.
Num escrutínio levado a cabo no Golgata Mater NewCastle Hospital a norte de Sydney, cujas conclusões foram publicadas no artigo já mencionado, constataram nomeadamente que 91 dos seus pacientes tinham sido internados com distúrbios graves episódicos semelhantes aos dos lobisomens e que 23 % destes tinham ocorrido em noites de Lua cheia: não, não desenvolveram pêlo em todo o corpo nem dentuça ou garras afiadas, he he he... mas vários reagiram de uma forma excepcionalmente violenta atacando o pessoal do hospital às mordidelas e arranhões. E 60% estavam sob a influência de álcool ou drogas.
Entretanto isto a meu ver é péssima prática científica: em primeiro lugar 77 % dos distúrbios não ocorreram durante as noites de Lua cheia, logo deve ser duvidoso que se trate de uma tendência estatisticamente significativa. E em segundo lugar toda a gente sabe que o risco de comportamento irracional e violento aumenta quando alguém se encontra sob a influência de estupefacientes.

Se calhar a Lua cheia desencadeia é o gosto para a pinga... duh!

3 Comments:

Blogger papel químico said...

a lua desencadeou o austrolopiteco que havia no cientista, pelos vistos.

05 janeiro, 2010 12:04  
Anonymous Anónimo said...

23% dos distúrbios são em noite de lua cheia, mas só é noite de lua cheia 3% das noites (1 noite em cada 30 noites).

Para mim está mais do que provado que existem lobisomens. Agora, a questão é: onde é que eu adopto um?

05 janeiro, 2010 12:08  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, papel. Na volta... :-D

Quem percebe de matemática és tu, jaime, por isso nem sequer discuto ;-)
Quanto às possibilidades de adopção talvez tenhas sorte se saires mais em noites de lua cheia - e/ou se emigrares para a Austrália ;-D

05 janeiro, 2010 17:13  

Enviar um comentário

<< Home